segunda-feira, 15 de abril de 2019

Rastros de Ódio

Esse era considerado por muitos (inclusive pelo próprio John Wayne) como um dos maiores westerns já realizados. O roteiro foi adaptado do romance escrito por Alan Le May que por sua vez usou como fonte uma história verídica ocorrida no século 19. No auge da colonização rumo ao Oeste muitos raptos de crianças brancas foram relatados às autoridades americanas. Muitas tribos indígenas (como os Comanches retratados no filme) roubavam essas crianças para utilizá-las como moeda de troca com os colonizadores ou como ato de terror para que eles abandonassem suas terras. No filme a pequena Debbie é levada por um chefe tribal conhecido como Scar  (cicatriz em português). Seus pais são mortos em um rancho enquanto os homens da família partem em busca de gado roubado pelos índios. Ao retornarem se deparam com o rancho em chamas e os corpos dos adultos espalhados pela casa sede. Duas jovens crianças são levadas pelos Comanches. A mais jovem logo é encontrada em um canion no meio do deserto, mas a outra some sem deixar vestígios. A busca por sua sobrinha desaparecida logo se torna a obsessão de Ethan Edwards (John Wayne) que ao lado de seu sobrinho Martin Pawley (Jeffrey Hunter) parte em direção ao Oeste na tentativa desesperada de resgatar a pequena Debbie. Passam-se anos e eles enfrentam todas as adversidades possíveis para alcançar seu objetivo, mesmo que isso custe sua saúde, sua sanidade e sua paz.

O personagem Ethan é uma força da natureza. Mesmo após várias tentativas frustradas ele simplesmente não se abala. Ele segue em frente como símbolo de obstinação e luta! Não importa quantos anos levem, ele segue de forma inabalável rumo a novas cidades, novas pradarias, sempre lutando para descobrir o paradeiro de sua ente querida. Na história verídica Cynthia Ann Parker (nome real da pessoa que inspirou Debbie de "Rastros de Ódio") acabou virando esposa de um guerreiro Comanche, tendo com ele três filhos. No filme Ethan consegue alcançar Debbie ainda jovem, vivendo como uma das quatro esposas do cacique da tribo. A Debbie que eles encontram já não é a mesma garotinha de antes, agora é uma adolescente (interpretada por Natalie Wood) que parece ter se adaptado à cultura dos índios Comanches, algo que se torna imperdoável para Ethan. A direção de John Ford surge mais inspirada do que nunca. Tirando proveito das belas locações naturais (entre elas a conhecida Monument Valley. a região que virou marca registrada dos filmes de western do cineasta) ele criou um visual de grande impacto que entrou no subconsciente de gerações de cinéfilos. Também trabalhou muito na composição de Ethan.

Ao contrário dos mocinhos típicos filmes de western que surgiam invariavelmente como poços de integridade, o personagem interpretado por John Wayne aqui tem defeitos - e muitos! Um deles é seu preconceito contra nativos. Sua aversão a Comanches é tamanha que ele ao perceber que sua sobrinha está totalmente inserida dentro da cultura da tribo prefere vê-la morta do que como está! Ousa inclusive levantar a hipótese de matá-la! Seu passado também é nebuloso. Após deixar a Guerra Civil ele surge com muito dinheiro, em notas novas, sugerindo que teria sido fruto de algum roubo a banco ou trem realizado por ele e seus comparsas. Assim Ethan é um caso raro de personagem multilateral, com várias facetas, muitas delas nada dignas. Wayne encarna com perfeição seu papel, ora criando um vínculo genuíno com o público, ora despertando sua aversão. Para finalizar resta dizer que "Rastros de Ódio" foi eleito recentemente como um dos 100 melhores filmes da história do cinema americano pelo American Film Institute. Uma honra só reservada para as grandes obras primas. Um lugar mais do que merecido para "The Searchers" o filme definitivo das carreiras de John Wayne e John Ford. Um marco na história do western americano.

Rastros de Ódio (The Searchers, EUA, 1956) Direção: John Ford / Roteiro:Frank S. Nugent baseado na novela de Alan Le May / Elenco: John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Natalie Wood, Ward Bond, John Qualen / Sinopse: Após massacrar toda uma família em um rancho, guerreiros Comanches raptam duas crianças. A primeira é morta no deserto, mas a segunda passa a ser criada na Tribo. O tio dela, Ethan (John Wayne), decide transformar a busca dela no objetivo maior de sua vida. Ao lado do sobrinho mestiço Martin Pawley ( Jeffrey Hunter) ele começa uma longa jornada que durará anos em busca de pistas do paradeiro de sua sobrinha sequestrada.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Rastros de Ódio
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Durante muito tempo, foi considerado pela crítica especializada, como "um filme menor" de John Ford. Os amantes do western no mundo inteiro, sempre o consagraram como o maior dos filmes do gênero. Hoje, a crítica se rende a irrecorrível evidência e o reconhece como a obra-prima de Ford.

    ResponderExcluir
  3. Havia uma certa má vontade contra John Wayne, que era considerado por muitos críticos como apenas um ator comercial. Porém o tempo acabou demonstrando sem qualquer dúvida o grande clássico do cinema que esse filme realmente foi.

    ResponderExcluir