quinta-feira, 4 de abril de 2019

As Viúvas

O diretor Steve McQueen sempre surge nos cinemas com filmes interessantes. O forte dele não se concentra apenas na boa direção dos atores, mas também na escolha de roteiros bem escritos. Aqui temos três núcleos de personagens onde o enredo se desenvolve. O primeiro núcleo é formado por uma quadrilha de criminosos, assaltantes a bancos, liderados por Harry Rawlings (Liam Neeson). Após um roubo eles fogem à toda velocidade pelas ruas da cidade, sendo perseguidos pela polícia. O caos é completo, com tiros e explosões para todos os lados. A única lei que prevalece é a da sobrevivência.

No segundo núcleo temos dois políticos que disputam o controle de uma subsidiária da prefeitura localizada em um bairro suburbano, de população negra e pobre. Esses políticos são tão corruptos e criminosos quanto os próprios assaltantes. Todos podres. Por fim há o grupo das viúvas que dá título ao filme. Só que elas não são viúvas comuns. Pelo contrário, seus maridos foram mortos pela polícia. Uma delas passa a ser ameaçada por antigos comparsas do marido. Eles querem saber onde foi parar os dois milhões de dólares que ele roubou e escondeu. A pobre mulher não sabe de nada, mas precisa agir, antes de ser morta pelos bandidos.

O diretor Steve McQueen cria assim o cenário por onde seus personagens desfilam na tela. Não há absolutamente ninguém que preste entre eles. São todos criminosos em maior ou menor grau. Todos são gananciosos, sem escrúpulos e estão dispostos a tudo para colocarem as mãos no dinheiro roubado. É curioso que o espectador fique sem ter por quem torcer. Afinal as tais viúvas passam longe de exemplos, na verdade elas logo se tornam também criminosas, planejando um grande roubo. Claro, nem tudo sai como elas querem. Eu gostei do filme, mas fiquei um pouco incomodado por essa falta de um protagonista decente, que passe pelo menos um exemplo bom. Nem que fosse algum policial investigando os crimes, por exemplo. Do jeito que ficou "As Viúvas" mais parece um estudo de criminologia onde temos que torcer pelos menos piores ou pelos menos inescrupulosos. Vou torcer para o bandido A ou B? Não me parece ser uma decisão fácil de tomar.

As Viúvas (Widows, Estados Undos, Inglaterra, 2018) Direção: Steve McQueen / Roteiro: Gillian Flynn, Steve McQueen / Elenco: Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki, Liam Neeson, Robert Duvall, Colin Farrell / Sinopse: Criminosos, políticos corruptos e uma quadrilha formada por viúvas de bandidos mortos, convive numa grande cidade americana infestada de crimes. O prêmio máximo será dado a quem colocar as mãos primeiro em uma bolada de dois milhões de dólares roubados de um banco da cidade. Filme indicado ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Atriz (Viola Davis).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo, por um segundo você me assustou: pensei que o "Steve Mcqueen" tivesse ressuscitado, agora como diretor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Steve McQueen, o ator! Ele certamente deixou muitas saudades, mas esse aqui é um diretor negro britânico, responsável por filmes como "12 Anos de Escravidão". Mesmo nome, separados pelo tempo e pela profissão. Em comum mesmo, o cinema.

    ResponderExcluir