quinta-feira, 25 de abril de 2019

Montgomery Clift - Além da Alma - Parte 1

Edward Montgomery Clift nasceu em uma família aristocrata de Omaha, Nebraska, a mesma cidade que deu ao mundo outro gênio da atuação, Marlon Brando. Entre os dois atores haveria sempre uma coincidência de destinos. Eles nasceram na mesma década (Clift em 1920 e Brando em 1924) e na mesma cidade. Durante os anos 1950 se tornariam grandes astros do cinema americano, elogiados por suas grandes atuações nas telas. Apenas as origens sociais eram diferentes. Enquanto Montgomery Clift nasceu no lado rico de Omaha, em uma família bem tradicional da cidade, Brando era apenas o filho de um caixeiro viajante, membro de uma família bem disfuncional que vivia no lado pobre de Omaha, do outro lado da linha do trem.

Mesmo assim o destino e a sétima arte os uniriam, até mesmo porque a riqueza da família Clift seria tragada por causa da grande depressão que arrasaria a economia americana em 1929, durante a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque. O pai de Monty, um rico especulador de ações, perderia praticamente tudo com a crise. Arruinados financeiramente, a família Clift mudou-se então para Nova Iorque, deixando o meio oeste durante os anos 1930. Essa mudança de cidade iria também mudar para sempre o destino de Montgomery Clift. Criado para ser um dândi da elite de Nebraska, ele precisou rever seus conceitos na grande cidade, na grande Maçã, como Nova Iorque era conhecida.

Ao invés de estudar em colégios privados tradicionais ele foi parar em uma escola pública do Brooklyn. Monty que sempre havia estudado com jovens ricos e bem educados de Omaha, se viu de repente no meio de um pessoal mais barra pesada, que partia para a briga nos intervalos. Nova Iorque era realmente uma selva e para sobreviver por lá o jovem Monty precisou se impor, não por meio de sua educação refinada, mas sim pela força dos punhos. Sem dúvida foi uma mudança brutal, de um meio aristocrático, para um realidade bem mais pé no chão.

Em meio a tantas mudanças algo no novo colégio mudaria para sempre sua vida. Ele se apaixonou pelo teatro. O departamento teatral da escola era muito bom, muito original, um ambiente que valorizava o talento dos alunos que mostravam o interesse pela arte de interpretar. Monty foi fisgado desde os primeiros dias. Ele sabia que Nova Iorque era um dos lugares mais efervescentes do mundo em termos teatrais. Havia muitas peças sendo encenadas na Broadway e no circuito Off-Broadway. As oportunidades estavam em todos os lugares. Vendo que poderia arranjar trabalho no meio teatral da cidade ele se empenhou nas peças escolares em que atuou. Seu objetivo era ganhar experiência para partir para a Broadway, até porque trabalhar havia se tornado uma necessidade em sua casa, pois seu pai enfrentava muitas dificuldades para arranjar um emprego.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Cinema Clássico
    Montgomery Clift - Além da Alma - Parte 1
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ao contrario do Marlon Brando que, até quando virou um gordão, sempre aparecia demonstrando muita exuberância, autoridade e prepotência, o Montgomery Clift sempre me pareceu uma pessoa retraída, sofrida, até doente, a despeito da sua grande beleza física.

    ResponderExcluir
  3. Brando representava o selvagem, o rebelde perigoso. Clift era o sujeito elegante, fino e refinado. Apesar da diferença de personalidades, Brando o admirava muito como ator, o único de sua geração que ele temia numa comparação direta.

    ResponderExcluir
  4. A pequena Omaha "pariu" dois gênios - os dois maiores da história do cinema - Brando, a fúria irascível e quase incontrolável de um gênio que mudou a cara do cinema. Como eu sempre digo, existe o cinema pré e pós Marlon Brando. E Clift, com um perfil refinado, delicado e introspectivo. Dois gênios do cinema, mas, Brando ocupa um degrau acima de Clift. Apenas um.

    ResponderExcluir
  5. A mais pura verdade Telmo.
    Quem diria que uma cidade do meio-oeste americano iria dar origem a dois dos maiores atores do século XX? Ironias do destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablo. Veja a lista de celebridades que nasceram em Omaha, no estado de Nebraska.

      Fred Astaire, ator e dançarino.

      Malcolm X, ativista.

      Marlon Brando, ator.

      Charles Wiliams, lutador de Jiu-jitsu e pugilista.

      Montgomery Clift, ator.

      Elliott Smith, músico.

      Conor Oberst, músico.

      Andy Roddick, tenista.

      Gerald Ford, ex-presidente dos Estados Unidos.

      Warren Buffet, 2º homem mais rico do mundo.

      ▪Terence Crawford, campeão mundial de boxe do CMB e OMB, categoria peso super-leve.

      Nicholas Sparks, escritor.

      Jorge Garcia, ator da série Lost.

      Jack and Jack, Old Magcon e músicos.

      Samuel Wilkinson, cantor.

      Nate Maloley, músico.

      Nick Nolte, ator.

      Fooligan, motovlogger.

      Excluir
    2. Essa lista da sentido ao termo "celeiro" de notáveis.

      Excluir
  6. Olha só, a maioria nem sabia que era de Omaha.
    Terra fértil em termos de pessoas talentosas.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei surpreso com Fred Astaire. Eu jurava que ele era de Nova York

    ResponderExcluir