sexta-feira, 12 de abril de 2019

Com o Dedo no Gatilho

Clay (Audie Murphy) é um negociador de cavalos que no meio de uma viagem pelo deserto encontra um homem perdido, sedento, e prestes a morrer. Prontamente o ajuda a sobreviver mas é apunhalado pelo estranho que na verdade é um pistoleiro em fuga após matar uma família numa cidadezinha próxima. Seu nome é Travers (Jan Merlin). Após a agressão o bandido rouba o cavalo de Clay e foge deserto adentro. Com muito esforço finalmente Clay consegue chegar na cidade mais próxima mas para seu azar o povo local o confunde com o pistoleiro Travers, o capturando e o enviando ao xerife que tenciona o levar a um tribunal em Denver para ser julgado e enforcado. Acusado injustamente de um crime que não cometeu e confundido com o verdadeiro assassino, nada mais resta a Clay do que tentar escapar para provar sua verdadeira identidade e sua inocência em todas as acusações. Homem errado no lugar errado - essa é a premissa que norteia o roteiro de "Com o Dedo no Gatilho", bom western estrelado por Audie Murphy no começo da década de 60.

Um dos aspectos positivos dessa produção é a locação onde parte do filme foi rodado, em Alabama Hills, uma região muito bonita e singular pois se trata de uma serra de rochedos bem no meio do deserto americano. Sem dúvida o local acrescentou bastante ao visual e à fotografia desse faroeste, principalmente quando o xerife local persegue os personagens principais. Outro ponto forte é o bom elenco de apoio. Entre os destaques poderia citar o bom trabalho do ator Robert Middleton como o ladrão Ambrose. Ele chega tarde da noite na taverna onde o personagem de Audie Murphy se esconde do xerife e dá um show de interpretação. Sangrando, levemente embriagado, ele incorpora aquele sujeito sem valores nenhum de forma brilhante. No mais, "Com o Dedo no Gatilho" segue o padrão dos chamados faroestes B da Universal. Não que fossem filmes ruins mas sim com orçamentos mais modestos e enredos mais diretos e eficazes, o que no final das contas acabava satisfazendo bastante aos fãs do gênero.

Com o Dedo no Gatilho (Hell Bent for Leather, EUA,1960) Direção: George Sherman / Roteiro: Christopher Knopf / Elenco: Audie Murphy, Felicia Farr, Stephen McNally / Sinopse: Comerciante de cavalos é confundido com perigoso pistoleiro e assassino procurado pelo xerife na região. Agora terá que lutar para provar sua verdadeira identidade e sua inocência nos crimes cometidos pelo bandido procurado.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário