terça-feira, 2 de abril de 2019

Capitã Marvel

Eu ando muito por fora de histórias em quadrinhos... Confesso que conhecia o Capitão Marvel desde criança, mas a Capitã Marvel... olha, nunca tinha ouvido falar. Também isso é previsível pois não sou leitor de gibis. De qualquer forma... cinema sempre foi minha paixão e assim temos aqui essa nova aventura Marvel com essa personagem que, pelo que soube, sempre foi bem secundária nas revistas - isso apesar de ser uma heroína cheia de poderes! Pois bem,  aqui vão minhas impressões de leigo em comics, mas fã da sétima arte. O filme me agradou. É aquele tipo de produto que gosto de chamar de linha cósmica da Marvel, com muitos planetas e civilizações extraterrestres, seres de outras raças do universo, etc. Se você curte "Star Trek" muito provavelmente vai gostar desse filme (o roteiro até faz piadinhas sobre os trekkers, fãs de Jornada Nas Estrelas).

A atriz Brie Larson tem dois atributos que logo chamam a atenção: é muito bonita e bem carismática. Ela ganha o filme já nas primeiras cenas. Seu contraponto ao lado de Samuel L. Jackson funcionou perfeitamente bem. Sim, o elenco de um modo em geral segurou muito bem o roteiro, com destaque até para uma participação (importante dentro da trama) da veterana Annette Bening; Fazia muitos anos que a tinha visto no cinema. Então foi um reencontro agradável.  Jude Law também está adequado. Ele faz muito bem esse tipo de papel, a do sujeito que parece ser seu amigo, mas que pode estar escondendo um punhal para enfiar nas suas costas quando aparecer a oportunidade.

Em termos de produção temos efeitos especiais de luz e brilho à vontade. Só não gostei muito das cenas de lutas dentro da nave. Elas me pareceram escuras demais e em certos momentos também confusas, do tipo "quem está batendo em quem agora?". O uniforme da mocinha é nitidamente brega, mas isso faz parte do pacote e também rende algumas piadinhas ao longo do filme. Por fim é bom salientar que essa Capitã conseguiu superar a marca do 1 bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo! Incrível uma cifra dessas! Ela logo estará no novo filme dos Vingadores e ao que tudo indica será uma das salvadoras do universo Marvel no cinema. Isso tanto do ponto de vista das estorinhas, como também comercialmente falando. A Marvel já pode ir preparando os cofres para encher com essa fortuna nos próximos anos...

Capitã Marvel (Captain Marvel, Estados Unidos, 2019) Direção: Anna Boden, Ryan Fleck / Roteiro: Anna Boden, Ryan Fleck / Elenco: Brie Larson, Samuel L. Jackson, Annette Bening, Jude Law, Ben Mendelsohn / Sinopse: Vers (Larson), de um planeta distante, vem parar na Terra em busca de uma arma secreta que colocará fim à guerra entre sua povo e uma raça selvagem e guerreira. Só que ela acaba descobrindo um passado que desconhecia nesse novo mundo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Capitã Marvel
    Nota: 7.6
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    E se eu te disser que estou cheio desses sub-heróis? O Capitão Marvel já era um sub-Capitão America.
    Cara, sério? Já arrecadou 1 bilhão de dólares? Eu me lembro quando o Titanic, que era o TITANIC arrecadou essa quantia impossível até ali. Agora essa Capitã Marvel faz isso? O povo está muito besta.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Serge, a cifra do "bilhão" está ficando banalizada... quem poderia imaginar algo assim?

    ResponderExcluir
  4. Capitã Marvel foi uma grata surpresa pra mim. Entrei no cinema sem muitas esperanças, mas qual não foi a minha surpresa quando a tela se abriu e dei de cara com a ótima Annette Bening, a partir dali fiquei mais esperançoso. Logo depois de Benig, entra em cena o ex-dândi do cinema cult inglês, Jude Law. A capitã Marvel (Brie Larson) que no filme vive sob as vestes de Vers (em outra galáxia) e Carol (no Planeta Terra) e que sempre teve a raça Skrull como inimiga, tem uma missão espinhosa pela frente, enquanto alguns segredos vão sendo pouco a pouco revelados. As imagens caleidoscópicas, complementam um bom filme com inúmeras cenas em flashback, além de uma ótima parceria da dupla Larson-Jackson. O filme é realmente bom.

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo Telmo. Realmente o filme surpreende por ser divertido, se tornando um bom programa de cinema. Nada muito especial, mas que não vai fazer ninguém ficar arrependido por ter comprado o ingresso.

    ResponderExcluir