
A atriz Claire Bloom também está excelente - pois seu personagem rapidamente passa de jovem donzela em perigo a vagabunda de plantão. O mais interessante em "Quatro Confissões" é que ao final do filme, após todos darem seu testemunho sobre o que teria acontecido entre o bandido Carrasco e o casal, saímos sem saber exatamente o que aconteceu! Isso mesmo, o filme é totalmente livre na interpretação do espectador que assim vai escolher (ou tentar escolher) em qual versão irá acreditar. O diretor Martin Ritt (parceiro de Paul Newman em várias produções) conseguiu algo muito valioso: fazer um filme ágil com roteiro bem elaborado, de bastante conteúdo. Tanto que recomendo que se assista mais de uma vez para destrinchar todos os detalhes que ocorrem durante o filme. Recomendo sem receios - inclusive para estudantes de direito pois é muito curioso acompanhar como uma mesma história pode ter tantas versões diferentes entre si, dependendo de quem as conta.
Quatro Confissões (The Outrage, EUA, 1964) Direção de Martin Ritt / Roteiro de Michael Kanin e Akira Kurosawa / Elenco: Paul Newman, William Shatner, Edward G Robinson, Laurence Harvey e Claire Bloom / Sinopse: Carrasco (Paul Newman) é um bandoleiro mexicano que captura a diligência onde se encontram um veterano Coronel da Guerra Civil e sua bela e jovem esposa. A partir desse momento acabam surgindo diversas versões do que efetivamente teria ocorrido durante o julgamento do crime que ocorreu.
Pablo Aluísio.
Cine Western
ResponderExcluirQuatro Confissões
Pablo Aluísio.
Que engraçado, esse papel do Paul Newman parace mais indicado justamente para o Edward G Robinson, que é um dos coadjuvantes do mesmo filme.
ResponderExcluirO que o James Kirk está fazendo aí? "De Volta a Terra", outra vez?
O Paul Newman era ainda muito jovem para esse personagem, mas se saiu bem. Já o William Shatner... bom, esse foi um dos filmes que ele fez fora do universo Star Trek. A filmografia dele sempre é pouco conhecida. Os fãs da Enterprise não conseguem imaginar ele fora do posto de capitão. rsrsrs
ResponderExcluir