quarta-feira, 13 de junho de 2018

Cavaleiros da Bandeira Negra

Título no Brasil: Cavaleiros da Bandeira Negra
Título Original: Kansas Raiders
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Ray Enright
Roteiro: Robert L. Richards
Elenco: Audie Murphy, Brian Donlevy, Marguerite Chapman, Tony Curtis
  
Sinopse:
Jesse James (Audie Murphy) e seu irmão Frank (Richard Long) decidem abandonar a quadrilha Quantrill. Formada por bandoleiros e pistoleiros de todos os tipos o grupo aterrorizou o velho oeste durante a guerra civil com muitos saques, violência e assassinatos. Dizendo-se ser um rebelde renegado confederado o líder do bando, o coronel William Clarke Quantrill (Brian Donlevy), não passaria na verdade de um criminoso sanguinário. Sabendo disso os irmãos James resolvem seguir em frente, fora do grupo.

Comentários:
O ator Audie Murphy foi o soldado americano mais condecorado da II Guerra Mundial. Quando a guerra acabou ele voltou para os EUA e começou uma carreira como astro de filmes de guerra e faroestes. Aproveitando a onda de patriotismo, ele foi estrelando um western atrás do outro. Os filmes de faroeste do Audie Murphy eram quase sempre produções B da Universal. Ele próprio nunca se levou muito à sério e quando encerrou sua carreira disse em tom de brincadeira: "Fiz dezenas de faroestes em Hollywood e eles eram todos iguais, só mudavam os cavalos". Na época não se dava muita bola para seus filmes, é verdade, mas ultimamente os fãs de western tem reconhecido melhor essas produções. Um exemplo é esse Kansas Raiders (que no Brasil ganhou o péssimo título de "Os Cavaleiros da Bandeira Negra"). O filme é um típico produto protagonizado por Audie Murphy. Produção modesta, roteiro simples e tramas ligeiras - para se passar nas matinês dos cinemas visando o público mais jovem, a garotada. Dificilmente os filmes tinham mais de 70 minutos.

Esse filme tem uma curiosidade, interpretando um dos bandidos do bando de Jesse James temos Tony Curtis, ainda bem jovem, e com duas linhas de diálogos para falar. Pena que apesar disso sua presença não acrescente muito ao resultado final. O próprio Audie Murphy também não se esforça muito para mudar essa situação. Além disso muitos de seus filmes eram adaptações de livros de bolso que eram muito populares nos anos 50. Nesses livrinhos todos os personagens eram bem romantizados, como bem se percebe aqui nesse filme. De qualquer forma, pelo sucesso que alcançou e pela longa filmografia que acabou estrelando, os faroestes com Audie Murphy merecem passar ao menos por uma revisão. Apesar de simples, no fundo divertem, com um irresistível clima de nostalgia.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Cavaleiros da Bandeira Negra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o Tony Curtis, pra quem era admirado até pelo Elvis que imitava seu penteado e que foi um dos atores mais bonitos e desejados do cinema, teve um final de carreira bem decadente e melancólico.

    ResponderExcluir
  3. As drogas acabaram com Tony Curtis. Ele se viciou em heroína e aí... foi o fim. Acabou a beleza, acabaram os cabelos, ninguém mais o chamou para fazer filmes, rompeu com a família ... Foi uma autodestruição triste de se ver....

    ResponderExcluir