sexta-feira, 1 de junho de 2018

Alien - O Oitavo Passageiro

Esse é o primeiro filme de uma longa franquia de filmes que continua até os dias de hoje. Revendo o filme pude constatar que todos os elementos já estão presentes nesse roteiro que é muito bem feito. Ridley Scott não baixa a guarda, não traz momentos desnecessários, tudo se encaixa perfeitamente bem. O enredo é clássico. Uma nave mineradora chamada Nostromo está retornando para a Terra com toneladas de minério de ferro. É uma espaçonave imensa, mas que para funcionar só precisa de sete tripulantes. Pois bem, durante o retorno o computador de bordo, conhecido como "mãe", resolve acordar antes da hora todos os membros da tripulação que estavam hibernando.

O que estaria acontecendo? Uma mensagem de socorro foi captada, vindo de um planeta desconhecido. Dentro do protocolo espacial é sempre necessário responder a chamadas como essa! Erro fatal. Um parte dos astronautas pousam no planeta e encontram uma estranha nave alienígena. Dentro dela um ser desconhecido, com o peito aberto, como se algo tivesse saído violentamente de lá! Ao sondar o lugar encontram mais coisas estranhas. Ovos, com carapaça de couro, trazendo um estranha forma de vida dentro. Uma sucessão de erros só poderia acabar em uma matança sem igual.

John Hurt é o primeiro a se dar mal. Direto dos ovos uma criatura gruda em seu capacete. Ele fica em coma, mas depois de algum tempo volta ao normal. Nem adianta celebrar, porque justamente na hora da refeição da tripulação o pior acontece. A cena é clássica, com Hurt em agonia, enquanto um alien sai de sua barriga. Apesar dos efeitos analógicos da época estarem envelhecidos, o impacto ainda se mantém presente. Depois disso o monstro está livre. A parte que grudou em seu capacete era apenas uma forma parasitária, que usa o corpo do organismo parasitado, para reproduzir. O verdadeiro predador só surge depois, de dentro do corpo humano. Como eu disse, tudo já está no filme, o design da criatura (que nunca foi mudado), sua fases de reprodução e, é claro, o banho de sangue. Sim, Alien é um filme de ficção, mas também de terror, terror sangrento.

Sigourney Weaver interpreta Ripley. Logo no comecinho do filme ela é apenas uma coadjuvante dentro da tripulação. O verdadeiro comandante é o capitão Dallas. Só que ela logo mostra sua força quando bate de frente com o chefe de ciências, que na verdade é um dos maiores vilões do filme. Afinal nem um ser humano ele é, mas sim um parente próximo dos replicantes de "Blade Runner". Conforme o filme avança, a Ripley vai se tornando mais forte, mais resistente e mais importante dentro dos acontecimentos. O filme é dela, mas o diretor a deixou numa certa sombra até o momento certo. Toque de mestre. Assim Alien não perdeu seu charme inicial, mesmo sabendo que ele foi lançado há muito tempo, em 1978. O suspense e a forma como Ridley Scott conta sua história é o grande diferencial. Não é à toa que esse é considerado por muitos o melhor filme da série. Eu não ousaria discordar dessa opinião.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Terror & Ficção
    Alien O Oitavo Passageiro
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A Sigourney Weaver é igual ao Morgan Freeman, se o reteiro diz que ela é o comandante é o que ela é, nós nunca duvidamos, se ela for chefe da Máfia, é igual, se ele fizer o papel de Deus, mesmo sendo mulher, ela será Deus. Coisa pra quem pode.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Outra observação, meio frívola reconheço, é que ela está tão jovem no filme, tão bonita. Depois de tantos filmes da série Aliens onde ela geralmente aparece sem sex-appeal, esse primeiro filme deixa claro que acima de tudo ela é (ou foi) uma mulher muito bonita e atraente.

    ResponderExcluir
  4. Quando vi ainda criança eu tinha o paradigma do herói e esperava que o Capitão Dallas iria aparecer até o final do filme para proteger a mocinha. Só quando o filme chegou ao fim me dei conta que o herói na segunda metade da década de 70 era uma heroína quase improvável.

    ResponderExcluir