quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Última Fortaleza

Um filme de prisão com alguns elementos que o diferenciam do lugar comum. Antes de tudo não se trata de uma prisão comum, mas sim de uma prisão militar de segurança máxima. Lá dentro cumpre pena o ex-General Irwin (Robert Redford). Condenado por um crime que nunca cometeu, ele começa a travar um jogo psicológico com o diretor do estabelecimento, o Coronel Winter (James Gandolfini). Além de ser menos preparado intelectualmente que seu principal prisioneiro, Winter esconde seu complexo de inferioridade abusando de sua posição, criando um clima de tensão entre os prisioneiros, após decidir administrar tudo com punhos de ferro.

Um filme com excelente elenco, um roteiro até bem inspirado, mas que no final consegue ser apenas OK. Provavelmente se tivesse sido produzido dez anos antes tivesse maior impacto. O destaque vai mesmo para o duelo que se trava entre Robert Redford e James Gandolfini. Dois grandes atores que só trabalharam uma vez, justamente nessa produção. Em minha opinião, apesar da experiência de Redford, quem se sai melhor é Gandolfini, pois seu personagem tem uma personalidade mais complexa do ponto de vista psicológico. O terceiro elemento do elenco, Mark Ruffalo, acaba sendo engolido pelos dois. Se limitando a fazer expressões de amuado (sua "especialidade") ele termina passando vergonha no meio de dois grandes atores em cena, ambos dando o melhor de si. Enfim deixo aqui a dica desse filme muito razoável que pouca gente viu ou se lembra de ter visto.

A Última Fortaleza (The Last Castle, Estados Unidos, 2001) Direção: Rod Lurie / Roteiro: David Scarpa / Elenco: Robert Redford, James Gandolfini, Mark Ruffalo / Sinopse: Um ex-General condecorado, condenado injustamente, enfrente um Coronel, diretor de uma prisão militar. Em jogo o controle do estabelecimento prisional e o destino de todos aqueles homens encarcerados, dispostos a iniciarem uma grande e violenta rebelião.

Pablo Aluísio.

4 comentários: