terça-feira, 5 de junho de 2018

Coração de Caçador

Título no Brasil: Coração de Caçador
Título Original: White Hunter, Black Heart
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Viertel
Elenco: Clint Eastwood, Jeff Fahey, Charlotte Cornwell, George Dzundza, Roddy Maude-Roxby, Richard Warwick

Sinopse:
O filme conta a história do diretor de cinema John Wilson (Clint Eastwood). Um homem excêntrico que convence o estúdio que seu novo filme deve ser filmado na África, só que uma vez no continente ele passa a dar mais importância a uma caçada a elefantes, do que ao próprio filme em si.

Comentários:
Esse filme foi indicado a Palma de Ouro em Cannes. Nada mal. Até hoje é considerado um dos melhores filmes de Clint Eastwood e isso por um motivo bem simples: é uma homenagem ao cinema. Praticamente tudo o que se vê na tela foi inspirado em fatos reais, quando o diretor John Huston resolveu ir para a distante África para rodar sua nova produção. Antes Hollywood quase nunca ia até locações tão distantes, preferindo filmar tudo em seus grandes estúdios, mas Huston convenceu os executivos que era melhor ir para a região original. Uma vez na África ele se tornou obcecado em caçar um grande elefante, enlouquecendo todos que estavam envolvidos no filme, pois preferia ir em safári do que dirigir as filmagens. O filme é excelente, mas hoje em dia poucos vão se identificar ou achar interessante a história de caçador do protagonista. A visão do mundo atual repele esse tipo de caçada, pois a questão ecológica se impõe. De qualquer maneira, como retrata um passado distante, o filme não deixa de ser uma grande referência para cinéfilos em geral. John Huston, considerado um mestre da sétima arte, certamente não era politicamente correto, porém era um diretor de cinema de mão cheia. Essa assim se torna uma boa oportunidade de conhecer um capítulo de sua vida.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Coração de Caçador
    Drama e Romance
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Homem de hoje repele a caça por conta dessa excrecência do politicante correto porque quando este sai de casa para buscar a sua caça essa já morta no supermercado, tanto mamíferos, quanto aves, ou peixes. Assim é fácil ser fresco e metido a ter ojeriza a caçar animais. Você viu o quão rápido os supermercados se desbasteceram numa simples greve de camihoneiros. E se uma coia mais séria acontecer? A minha mãe criava a matava galinha em casa; eu cansei de vê-la destroncar o pescoço de galinhas e ela era uma assassina excepcional. Alguém faria isso hoje? E se não tiver mais supermercado? Aí eu quero ver os frescos do politicamente correto.

    ResponderExcluir