segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Frank Sinatra - Sinatra's Sinatra

Gosto muito desses discos antigos, com jeito e capa de LPs dos anos 1960. Esse "Sinatra's Sinatra" foi lançado nos Estados Unidos pelo selo Reprise e só trazia a nata do repertório do cantor, que diga-se de passagem, estava deixando de ser apenas um artista para ser também um empresário de sucesso no ramo musical. E isso lembra um fato curioso. Sinatra não gostava muito de coletâneas quando era apenas um cantor contratado. Ele achava que isso resumia em demasia a qualidade de um verdadeiro intérprete, mas mudou de opinião quando ele próprio virou seu próprio agente, produtor e dono de selo musical. Como sabemos essa velha e bem antiga fórmula de "maiores sucessos" sempre vendeu muito bem. Sinatra sabia muito bem disso já que não era bobo nem nada, por isso logo estava usando da velha artimanha de marketing para melhorar o lucro de sua empresa. Esqueceu o que havia dito antes como mero artista e caiu no jogo do mundo dos negócios. Afinal a Reprise tinha que dar o lucro esperado por seus investidores.

A seleção é das melhores. As gravações são de alto nível - absurdo nível, diria, e conta com a maravilhosa dobradinha Sinatra e Nelson Riddle, cujo nome foi colocado na capa, em destaque, pelo próprio Frank Sinatra. Um reconhecimento muito sincero por parte dele. É aquele tipo de álbum que você gostará da primeira à última faixa. Também o que dizer de uma abertura com o clássico "I've Got You Under My Skin"? Achou pouco? Logo em seguinda temos a premiada "In the Wee Small Hours of the Morning" do imortal disco do cantor de 1955, um dos melhores trabalhos realizados por ele na Capitol Records em toda sua carreira. Uma das faixas, "Call Me Irresponsible", ficaria maravilhosa anos depois na voz de Dean Martin, até por causa da personalidade dele, mas a de Sinatra também não fica muito atrás em nenhum aspecto. Um primor! Assim só posso deixar a recomendação. Esse disco tenho há muitos anos, ainda na era do vinil, e é uma das preciosidades que não consigo me desfazer. Já criei inclusive vínculo emocional com ele, impossível jogar fora para substituir por um mero CD. Elegância, charme e bom gosto reunidos em 12 excepcionais registros. Realmente um álbum de classe.

Frank Sinatra - Sinatra's Sinatra (1964)

Lado A:
1. I've Got You Under My Skin  
2. In the Wee Small Hours of the Morning  
3. The Second Time Around  
4. Nancy  
5. Witchcraft  
6. Young at Heart  

Lado B:
1. All the Way  
2. (How Little It Matters) How Little We Know  
3. Pocketful of Miracles  
4. Oh! What It Seemed to Be  
5. Call Me Irresponsible  
6. Put Your Dreams Away 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. As gravações desse álbum podem estar bem feitas, mas o álbum não é um dos meus favoritos. Embora Nelson Riddle fosse um fantástico e excelente arranjador, as regravações me soam um tanto reprimidas e mais rápidas que as originais. Pode ter sido gravado em estéreo, mas ainda prefiro as gravações originais feitas na Capitol.

    ResponderExcluir
  2. As gravações desse álbum podem estar bem feitas, mas o álbum não é um dos meus favoritos. Embora Nelson Riddle fosse um fantástico e excelente arranjador, as regravações me soam um tanto reprimidas e mais rápidas que as originais. Pode ter sido gravado em estéreo, mas ainda prefiro as gravações originais feitas na Capitol.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas observações Artur. É interessante isso que você escreveu, porque a aceleração do ritmo das canções pode ser também um reflexo da popularização do Rock n Roll. Quando esse álbum foi lançado a Beatlemania estava no auge. Talvez Sinatra tenha pretendido soar mais moderninho para os mais jovens, quem sabe.

    ResponderExcluir