segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Stevie Wonder - Send One Your Love

Um dos clássicos do repertório de Stevie Wonder. A canção lançada em single em 1979 conseguiu chegar ao primeiro (e cobiçado) primeiro lugar da disputada parada Billboard Hot 100. Aqui Wonder mostra que finalmente tinha conseguido chegar na fórmula certa para emplacar nas principais paradas americanas e não apenas naquelas mais categorizadas como Soul (na qual sempre reinou).

Nessa época o artista ainda fazia parte da gravadora Motown, aquele selo mitológico tão importante para a música negra dos Estados Unidos. Curiosamente a gravadora tratava seus artistas com mão de ferro mas Wonder conseguiu impor suas decisões, tanto que aqui surge como produtor também, algo que seria impensável nos primeiros anos da Motown, sempre controlando excessivamente todas as gravações a ponto de alguns astros deixarem o selo por se sentirem literalmente sufocados pela ditadura de Berry Gordy.

O que temos aqui é uma balada muito agradável, com ótimo acompanhamento instrumental. A música depois seria inserida no belo álbum "The Secret Life of Plants", até hoje considerado um dos momentos mais inspirados da carreira do cantor e compositor. No lado B para amenizar os custos de produção, Gordy resolveu colocar a mesma canção, só que apenas instrumental. Isso é curioso porque os colecionadores de vinil sabem bem como isso era comum, até mesmo em outros artistas. Uma pena pois o Lado B com músicas inéditas nos singles eram bem mais saborosos, tanto que daria origem a uma expressão que significava justamente isso, belas canções pouco conhecidas. Aqui não temos um lado B nesse estilo mas o single certamente é maravilhoso. Item para colecionador sem a menor sombra de dúvida.

Pablo Aluísio.

Um comentário: