segunda-feira, 15 de junho de 2015

Desafio no Bronx

Título no Brasil: Desafio no Bronx
Título Original: A Bronx Tale
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures, Tribeca Productions
Direção: Robert De Niro
Roteiro: Chazz Palminteri
Elenco: Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato

Sinopse: 
Na década de 60 um pai, homem bom, ético, honesto e trabalhador, começa a ver seu jovem filho ser seduzido pelo mundo da criminalidade em uma Nova Iorque infestada de gângsters. O rapaz começa a se encantar pelo estilo de vida dos criminosos, suas histórias e suas riquezas. Ao mesmo tempo começa a ter vergonha de seu pai, um simples motorista de ônibus. Suas escolhas porém o levarão para um caminho sem volta.

Comentários:
Embora sempre tenha sido reconhecido como um dos grandes atores do século, Robert De Niro nunca levou muito à sério sua carreira como cineasta. Na verdade ele dirigiu apenas dois filmes em sua vida, sendo esse o primeiro. Como se sabe o ator mantém uma produtora em Nova Iorque (a Tribeca) e quando esse roteiro caiu em suas mãos ele decidiu que faria o filme. O interessante é que o roteiro foi assinado por outro ator, Chazz Palminteri, que se inspirou na chamada baixa criminalidade de Nova Iorque, pequenos ladrões, golpistas, que formam o chão da hierarquia da máfia italiana na cidade. De Niro que sempre se deu muito bem nesse estilo de filme viu uma bela oportunidade de estrear na direção com o pé direito. De fato não há como negar, "A Bronx Tale" é um ótimo filme. Uma película que procura mostrar as trilhas que levam jovens para o mundo do crime numa das maiores cidades do mundo. Bob De Niro lança seu olhar sobre o bairro do Bronx durante a década de 60 e consegue um belo resultado final. Roteiro bem escrito, estória muito humana, trilha sonora maravilhosa e ótima reconstituição de época completam o quadro. Indicado para que ainda não conhece o lado diretor desse grande talento da arte dramática.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo, não fique bravo, só pra lembrar:

    - Steve McQueen considerava a personagem Thomas Crown o seu melhor desempenho no cinema

    ResponderExcluir
  2. Claro, não esqueci. Em relação ao McQueen fique de olho no canal E - pois eles de vez em quando reprisam o ETH sobre o ator. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir