sábado, 13 de junho de 2015

O Inocente

Não há nada de excepcional nesse "The Innocent" a não ser a tentativa de se realizar um filme com o sabor dos antigos clássicos de espionagem da época da guerra fria. Como não poderia deixar de ser nesse tipo de produção o enredo se passa em Berlim, no pós-guerra, quando se intensificaram as atividades de espionagem de ambos os lados da cortina de ferro. Uma cidade dividida entre americanos, ingleses e russos. Realmente não poderia se imaginar melhor cenário para esse tipo de trama. No enredo o jovem americano Leonard (Campbell Scott), especialista em transmissões de rádio, é enviado para a cidade alemã com a missão de tentar desvendar o mistério que rondava as comunicações soviéticas. No meio do caminho porém ele acabava se apaixonando pela misteriosa Maria (interpretada por Isabella Rossellini, muito bonita e com uma maquiagem que realçava ainda mais seus olhos que sempre foram bem marcantes).

O ator Campbell era fraco, mas o elenco contava com o grande Anthony Hopkins para compensar sua falta de expressividade, o que ajudava e muito em seu resultado final. Hoje em dia é uma fita bem esquecida, talvez até merecidamente. O roteiro já soava meio fora de moda na época de lançamento do filme porque afinal de contas o Muro de Berlim havia caído quatro anos antes de sua estréia. Os europeus assim queriam mesmo era apagar esse triste evento histórico de seu passado recente. A decepção também se tornava um pouco maior porque o cineasta inglês John Schlesinger já havia realizado pelo menos dois grandes clássicos em sua carreira: "O Dia do Gafanhoto" e principalmente "Maratona da Morte". Aqui ele foi seguramente infinitamente menos bem sucedido. Mesmo assim, com um pouquinho de força de vontade ainda dá para encarar o filme em uma revisão tardia.

O Inocente (The Innocent, Alemanha, Inglaterra, 1993) Direção: John Schlesinger / Roteiro: Ian McEwan / Elenco: Isabella Rossellini, Anthony Hopkins, Campbell Scott  / Sinopse: Um agente, especializado em comunicações, viaja para Berlim durante a década de 1950 e se apaixona por uma misteriosa mulher.

Pablo Aluísio.

Um comentário: