terça-feira, 2 de junho de 2015

Noite Sem Fim

Título no Brasil: Noite Sem Fim
Título Original: Run All Night
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Vertigo Entertainment
Direção: Jaume Collet-Serra
Roteiro: Brad Ingelsby
Elenco: Liam Neeson, Ed Harris, Joel Kinnaman, Vincent D'Onofrio, Boyd Holbrook, Common, Nick Nolte
  
Sinopse:
Assassino profissional da máfia irlandesa em Nova Iorque, Jimmy Conlon (Liam Neeson), sente agora o peso dos anos. Durante décadas ele conseguiu escapar das garras da justiça, mas envelhecido e solitário, começa a se questionar se tudo valeu realmente a pena. Sua quase aposentadoria é colocada de lado após seu próprio filho Mike (Joel Kinnaman) testemunhar por acaso um assassinato. O autor do crime é justamente o filho do chefão de Jimmy, o que o coloca numa situação muito delicada. Para piorar o jovem mafioso é morto, colocando Jimmy de uma vez por todas em rota de colisão com seu chefão Shawn Maguire (Ed Harris), que não deixará a morte dele passar em vão.

Comentários:
Já faz um bom tempo que o ator Liam Neeson resolveu direcionar sua carreira para os filmes de ação. Nesse meio tempo ele fez alguns filmes meramente medianos e alguns realmente bem ruins. Entre erros e acertos, ele aos poucos vai acertando o rumo certo. Dessa nova safra "Run All Night" provavelmente seja o melhor que ele tenha estrelado até agora. O filme tem uma história simples, diria até básica, mostrando um enorme acerto de contas entre mafiosos. Até aí nada de muito original. O diferencial vem principalmente da forma como esse enredo é contado e da excelente atuação de todo o elenco. Esse, por sua vez, é realmente acima da média. Ed Harris é um dos meus atores preferidos. Veterano, sempre surge com algo interessante a cada ano. Não pensa em se aposentar e não importa a produção, sempre dá o melhor de si. Aqui ele interpreta o chefão mafioso Shawn Maguire. Ele é um criminoso da velha guarda, um sujeito que não quer mais se envolver no tráfico de drogas pesadas como heroína. Sua recusa em ajudar no tráfico de um grande carregamento chegando a Nova Iorque acaba desencadeando uma série de eventos que farão tudo a perder. Seu mais fiel e constante aliado em suas atividades criminosas desde sua juventude é justamente o assassino profissional Jimmy Conlon (Neeson).

Depois de se dedicar anos à eliminação de inimigos de sua clã, ele sente um enorme vazio existencial em sua vida. Não tem mais laços ou relacionamentos pessoais e se dedica a viver cada dia de uma vez, sem qualquer esperança no futuro, geralmente em algum bar das redondezas. Joel Kinnaman, da série "The Killing" e do novo "RoboCop", interpreta seu filho. Um sujeito que odeia o pai e seu passado de assassinatos. Ele quer levar uma vida honesta, para criar seus filhos com paz e tranquilidade, mas acaba engolido por um evento do destino que o envolve inesperadamente em um jogo mortal dentro do mundo do crime. Nick Nolte também está em cena, em um pequeno papel. Com longa barba ele mais parece uma versão de Móises dos tempos modernos. Outro destaque digno de nota vem com o ator Common. Ele já vinha chamando bastante a atenção desde que surgiu na série de sucesso "Hell on Wheels". Nesse filme ele mostra seu lado mais perturbador, ao trazer à tona um assassino profissional obcecado por seu novo contrato, justamente o de eliminar Jimmy Conlon (Neeson), uma lenda em seu ramo de atividade. Duelos entre assassinos profissionais costumam ser o ponto alto desse tipo de produção. O roteiro conseguiu ótimas soluções dentro de um enredo que poderia soar bem banal nos dias de hoje. O diretor espanhol Jaume Collet-Serra conseguiu imprimir um ritmo muito bom no desenrolar da trama, valorizando ótimas sequências de ação ao mesmo tempo em que procura desenvolver as personalidades de cada personagem envolvido nesse jogo de vida ou morte. A ideia de rodar toda a trama do filme como se passasse apenas em uma noite também traz uma excelente agilidade em cima de tudo o que está acontecendo. "Noite Sem Fim" se torna assim a prova concreta de que ainda há espaço para se realizar bons filmes de ação que não sejam nem entediantes e nem repetitivos, basta ter talento para isso.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir