segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alta Velocidade

Certamente um dos piores filmes de Stallone. Na época o ator não conseguia emplacar nenhum sucesso significativo em sua carreira, assim acabou escrevendo mais uma estória ambientada no mundo dos esportes, mais precisamente da fórmula Indy. O resultado é bem decepcionante. Seu personagem se chama Joe Tanto, um piloto veterano que sofreu um sério acidente no passado mas que agora tenta recuperar o gosto pelo esporte servindo de mestre e mentor para um novato nas pistas. Stallone tenta de todas as formas injetar ação nesse roteiro muito confuso e sem foco. Ao invés de se concentrar nas vitórias e derrotas nas pistas (o que obviamente era de se esperar nesse tipo de produção) o ator injetou absurdas cenas sem nenhum sentido como o famoso "pega" pelas ruas da cidade! Imagine um carro de fórmula Indy à toda velocidade pelas avenidas e vias públicas de sua cidade! Só a tentativa de colocar alguma adrenalina em um filme tão chatinho consegue justificar cenas tão gratuitas como essa.

O curioso de tudo é que durante o lançamento do filme Stallone afirmou a jornalistas brasileiros que tinha a intenção quando escreveu o roteiro de dar um personagem para o campeão brasileiro Ayrton Senna fazer sua estréia em Hollywood mas que com sua morte resolveu reescrever grande parte do material, tornando tudo muito mais fantasioso, para tentar emplacar um sucesso com o público jovem que ia aos cinemas naquela época. Ao que tudo indica o primeiro esboço era mais pé no chão e realista. Que pena que Stallone tenha mudado de ideia pois sinceramente o tom desse "Alta Velocidade" definitivamente não agradou a ninguém, nem a crítica que malhou impiedosamente e nem o público que deixou as salas de cinemas vazias e depois deixou a fita pegando poeira nas locadoras, sem dó e nem piedade. Pelo resultado do que vemos aqui isso tudo foi mais do que merecido.

Alta Velocidade (Driven, Estados Unidos, 2001) Direção: Renny Harlin / Roteiro: Sylvester Stallone, Jan Skrentny, Neal Tabachnick / Elenco: Sylvester Stallone, Kip Pardue, Til Schweiger, Burt Reynolds / Sinopse: Corredor veterano das pistas de Fórmula Indy precisa ensinar a jovem novato e ousado os segredos de um campeão nas pistas.

Pablo Aluísio.

2 comentários: