quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Parenthood

A TV americana nunca deixa de focar séries e seriados no cotidiano de famílias, dos mais variados tipos. O curioso é que esse tipo de programa acaba virando uma espécie de retrato das mudanças por que passam essa instituição nos EUA e no mundo. Se nos anos 50 havia aqueles núcleos familiares bem quadrados (pai, mãe e filhinhos adoráveis) agora o rumo muda de foco. A filha é mãe solteira, abandonada pelo marido, que diga-se de passagem tem problemas com drogas. O outro filho, apesar de ser um bom profissional, está desempregado por causa da crise na economia americana. O mais jovem é fruto da geração hippie, gosta de música e de vez em quando fuma um baseado com a companheira, que é negra e tem um filho afro dele. Esse tipo de retrato familiar se fosse levado à TV americana dos anos 50 seria encarado com espanto, por ser escandaloso demais. Mas no mundo em que vivemos tudo é encarado com doce naturalidade, ainda bem pois os tempos são outros.

Por isso acho que essa é uma série bem interessante. Aliás venho acompanhando já há algum tempo. Dito isso é bom esclarecer que "Parenthood" é mais indicada ao público feminino por causa da estrutura de seus episódios. De uma maneira em geral o programa tem muito de uma série mais velha da Warner chamada "Gilmour Girls". Inclusive a atriz Lauren Graham estrelou ambos. Os roteiros aqui porém são mais trabalhados uma vez que o número de personagens é bem mais amplo. O elenco é muito bom a direção soa muito inspirada pois nunca deixa a coisa desandar para o dramalhão chato, pelo contrário o bom humor, mesmo diante dos dramas da vida, sempre se faz presente. É uma produção do diretor Ron Howard que imprime sua marca registrada no seriado. Além disso tem um trilha sonora muito evocativa puxada por Dylan e sua ótima canção "Forever Young". Quem ainda não conhece vale assistir!

Parenthood (Idem, Estados Unidos, 2010 - 2013) Criado e Produzido por Ron Howard e Brian Grazer / Elenco: Peter Krause, Lauren Graham e Dax Shepard / Sinopse: "Parenhood" mostra os desafios, os dramas e as lutas de uma família tipicamente americana tentando se manter unida e forte no meio das mudanças comportamentais e morais da sociedade atual.

Pablo Aluísio.

Um comentário: