sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bling Ring: A Gangue de Hollywood

É incrível o nível de futilidade e superficialismo que impera entre certos jovens hoje em dia. Como se não bastassem serem vazios e espiritualmente medíocres ainda cometem crimes. Os fatos mostrados no filme aconteceram realmente, o que deixará ainda mais perplexo o espectador mais consciente. Tudo aconteceu nos bairros mais chiques e elegantes de Los Angeles. Um grupo de jovens e adolescentes (um rapaz e quatro garotas) decidem roubar as grandes mansões das celebridades do mundo da moda e do cinema. O plano era relativamente simples. Como todo jovem eles também eram muito interessados nas vidas de seus ídolos (gente como Paris Hilton e Lindsay Lohan, ou seja, o supra-sumo da banalidade). Pois bem, quando essas celebridades viajavam para o exterior os jovens iam até suas belas casas para roubar jóias, roupas, acessórios e tudo mais que encontravam pela frente. Apenas artigos de luxo que revendiam para comprar drogas e frequentar as melhores baladas da cidade. Tão estúpidos eram que começaram a colocar fotos no Facebook, além de contar de forma despreocupada para todo mundo que eles estavam invadindo as casas, na maior, sem culpa, como se fosse algo normal.

"Bling Ring: A Gangue de Hollywood" mostra de certa forma o grau de estupidez e idiotice em que certos jovens vivem hoje em dia. Sem valores morais e nem espirituais, o que vale para eles é ter a última bolsa da moda ou se mostrar para os colegas da escola suas novas "aquisições". Com tanta gente sem noção junta não foi de se admirar que o departamento de polícia tenha encontrado todos eles de forma fácil e rápida. O filme é um projeto em família onde a filha Sofia Coppola dirige e o pai Francis Ford Coppola produz. Era de se esperar algo mais sofisticado ou inovador, principalmente por ter sido assinado por Sofia, que é excelente cineasta (embora seja péssima atriz). Infelizmente ela deixa maiores ousadias autorais de lado e resolve contar a história da forma mais quadradinha possível. Os eventos são contados de forma praticamente banal. Já em termos de elenco não há nenhum destaque maior. Apenas Emma Watson chama um pouco mais de atenção mas nada que vá deixar alguém admirado. Agora curioso mesmo é saber que as próprias Lindsay Lohan e Paris Hilton cederam suas imagens e abriram até mesmo a porta de suas casas nas filmagens para, obviamente, aparecer mais uma vez na mídia. Essas celebridades de hoje em dia parecem mesmo tão vazias quanto seus fãs. Pelo amor de Deus...

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, Estados Unidos, 2013) Direção: Sofia Coppola / Roteiro: Sofia Coppola, Nancy Jo Sales / Elenco: Katie Chang, Israel Broussard, Emma Watson / Sinopse: Grupo de jovens riquinhos decide roubar as mansões de seus ídolos do cinema e da moda. Jóias, roupas e dinheiro, nada escapava das mãos dos "garotos".

Pablo Aluísio.

Um comentário: