quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Lado a Lado

Filhos de casais divorciados geralmente sentem muitas dificuldades em aceitar as nova namoradas e namorados de seus pais. Essa é a situação pela qual passa a jovem fotógrafa Isabel Kelly (Julia Roberts). Torcendo para que seus pais voltem a morar juntos eles começam a hostilizar a nova madrasta, algo que a mãe deles incentiva também. Isabel porém está disposta a ganhar a confiança dos meninos mas logo perceberá que isso não vai ser nada fácil para todos os envolvidos nesse drama familiar. Quem diria que Chris Columbus já dirigiu um dia um drama como esse? A produção tenta discutir a nova realidade de muitas famílias americanas. Como o número de divórcios nos Estados Unidos (e no mundo) só faz aumentar todos os anos surgem a cada dia esse novo tipo de entidade familiar, onde as crianças precisam conviver bem com os novos companheiros de seus pais e mães. O relacionamento, como era de se esperar, nem sempre é harmonioso nesse tipo de situação. Assim a película procura mostrar os dramas (e até traumas) que podem ser ocasionados na vida familiar quando seu núcleo principal se dissolve.

"Lado a Lado" é um bom drama, com roteiro bem escrito, mas que peca em certos momentos por ter receio de se aprofundar nesse tipo de questão familiar. Fica óbvio ao espectador que o diretor tem medo de exagerar nas tintas, o que muitas vezes esvazia a mensagem que o roteiro tenta passar. Até porque vamos convir que Chiris Columbus nunca foi muito de lidar bem com material excessivamente melodramático. Ele sempre preferiu os filmes amenos, bem familiares, do tipo Sessão da Tarde. Mesmo assim é uma boa pedida para quem está vivendo ou já viveu nesse tipo de rompimento familiar. Certamente não é fácil passar por isso, principalmente se ainda é jovem demais para entender o que se passa com seu pai e sua mãe. A grande mensagem desse tipo de drama é mostrar que tudo é plenamente possível de se superar como mostra o argumento do filme. Assista para entender.

Lado a Lado (Stepmom, Estados Unidos, 1998) Direção: Chris Columbus / Roteiro: Gigi Levangie, Jessie Nelson / Estúdio: Sony Pictures / Elenco: Julia Roberts, Susan Sarandon, Ed Harris, Jena Malone / Sinopse: O filme mostra os dramas e desafios de pais divorciados em relação à aceitação de seus filhos com suas novas companheiras. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Susan Sarandon). Também indicado aos prêmios San Diego Film Critics Society Awards e BMI Film & TV Awards na categoria de Melhor Trilha Sonora (John Williams).

Pablo Aluísio.

Um comentário: