segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sharknado

O mau gosto do povo americano é bem conhecido. Basta ouvir a música e agora também (lamento dizer) os filmes que andam fazendo sucesso por lá para perceber bem isso. O exemplo mais perfeito disso é esse horrendo "Sharknado" que fez tanto sucesso na terra do Tio Sam que acabou virando notícia de telejornal. Quem diria... Quem ainda não viu se considere felizardo pois pouca coisa boa se tem a dizer desse "trash proposital". Sim, porque a intenção da produtora Asylum é desde sua fundação criar uma série de filmes assumidamente e propositalmente trashs. Não é como nos anos 70 e 80 em que as produções eram ruins mesmo por incompetência de seus realizadores (o que tornava tudo mais divertido) mas sim porque os produtores aqui querem mesmo fazer um filme ruim atrás do outro. Olhando sob esse ponto de vista "Sharknado" é um lixo (usando esse termo no mal sentido mesmo, não se enganem). O próprio título dessa bizarrice já diz tudo pois é uma palavra formada da fusão entre Shark (tubarão) e Tornado (furacões em geral, bem comuns na Flórida e Luisiana - e não na Califórnia como é mostrado no filme).

Pois bem, como se pode perceber podemos resumir o roteiro de "Sharknado" em duas linhas. Um tornado devastador vem em direção da costa da Califórnia e traz dentro dele uma leva enorme de tubarões sanguinários que em pouco tempo estarão pelas ruas das cidades devorando cidadãos distraídos. A coisa toda funciona mais ou menos assim, o sujeito vem andando pela rua, numa boa, assoviando quando de repente... vum... vem um tubarão voando pelos ares para comer sua cabeça! Fala sério... Essa "belezinha" da sétima arte foi exibida nos EUA pelo canal Syfy que também produz o filme. Foi um fenomenal sucesso de audiência a ponto da CNN divulgar que os EUA parou na noite de sua exibição! Até o presidente Obama saiu elogiando, dizendo que havia assistido "Sharknado" na noite anterior na Casa Branca (pelo visto não é à toa que a economia americana está indo pelo ralo, levando o país a uma paralização completa de seus serviços públicos). No final de toda essa palhaçada chegamos na seguinte conclusão: "Sharknado" só funciona mesmo como piada de salão porque como filme em si é ruim de doer.

Sharknado (Sharknado, Estados Unidos, 2013) Direção: Anthony C. Ferrante / Roteiro: Thunder Levin / Elenco: Ian Ziering, Tara Reid, John Heard / Sinopse: Um tornado de proporções épicas traz dentro de si uma avalanche de tubarões famintos que começam a literalmente "chover" em uma grande cidade americana da costa oeste.

Pablo Aluísio.

Um comentário: