quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Guerra ao Terror

“Guerra ao Terror” foi um dos maiores azarões da história do Oscar. Foi lançado discretamente nos cinemas, pouca gente havia assistido e não causou maior repercussão entre a crítica. Parecia ser um daqueles filmes destinados para o mercado de vídeo quando de repente começou a ser comentado, badalado, tudo às vésperas da premiação da Academia e acabou levando o grande prêmio da noite para surpresa de muitos. O que levou “Guerra ao Terror” a essa escalada sem precedentes? A vitória do filme tem mais a ver com a psicologia dos membros da Academia do que por suas próprias qualidades cinematográficas. A produção se tornou vitoriosa não por ser um filme excepcional (coisa que ele não é), mas por um sentimento de revanchismo contra o diretor James Cameron que naquele ano concorria com o favoritíssimo “Avatar”. Quando venceu o Oscar por “Titanic” o cineasta teve um acesso de egolatria e gritou aos quatro ventos que era “o rei do mundo”. Típico de sua personalidade arrogante e megalomaníaca. Cameron aliás não é muito bem visto por colegas de trabalho por ser muito arrogante e irascível com as pessoas que trabalham ao seu lado. Nada simpático teve seu troco no Oscar quando os membros da Academia preferiram votar no filme de sua ex-mulher, Kathryn Bigelow. Quer lição maior do que premiar a ex-esposa? Foi como se dissessem: “Cameron não gostamos de você, por isso vamos votar na sua ex-mulher”. Assim os votantes não votaram propriamente em “Guerra ao Terror” mas sim contra James Cameron e seu ego monumental. A arrogância lhe custou o Oscar de melhor filme naquele ano. Fica a lição.

Pessoalmente também torci por “Guerra ao Terror”. Queria que ele levasse o prêmio de melhor filme e não Avatar, um filme fast food que é puro visual mas sem conteúdo nenhum por trás de suas bem trabalhadas imagens. Se a Academia tivesse dado o Oscar para Avatar então o prêmio ficaria completamente banalizado e não me admiraria se um dia um Michael Bay da vida levantasse a estatueta do Oscar. “Guerra ao Terror” não é uma maravilha e nem tampouco o considero o melhor filme do ano mas diante das circunstâncias era a melhor solução contra Avatar e seu legado sem consistência. Venceu e fiquei satisfeito mas espero que no Oscar nos anos que virão se premie filmes de verdade concorrendo à estatueta, sem se importar com revanchismos e rixas pessoais. Dias melhores virão. Como afirmei antes, assisti “Guerra ao Terror” muito antes de ser badalado. Naquela época ninguém nem falava no filme e eu jamais pensei que ele iria ganhar o Oscar de melhor filme do ano. Era algo inimaginável. Foi seguramente uma das maiores surpresas que tive na minha longa vida de cinéfilo. O filme até que é eficiente mas não consegue ser carismático ou marcante. De certa forma volta a louvar os militares americanos como grandes heróis dentro dos conflitos sem fim ocorridos no Oriente Médio. A trama se foca no cotidiano do primeiro sargento William James, especializado em desmonte de bombas no front de batalha. Interpretado por Jeremy Renner, um ator tão sem carisma quando o filme em si, ficamos ali acompanhando seu trabalho, o que é curioso mas nada empolgante ou digno a ponto de ser considerado o melhor filme do ano! No geral “Guerra ao Terror” passa para a história como um azarão que deu certo por fatores extra cinematográficos. Espero que a moda não pegue e que daqui em diante haja mais seriedade nos votos dos membros da Academia. 

Guerra ao Terror (The Hurt Locker, Estados Unidos, 2008) Direção: Kathryn Bigelow / Roteiro: Mark Boal / Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly, Christian Camargo / Sinopse: Um esquadrão antibombas do exército norte-americano tem sua rotina mostrada no filme. Vencedor dos Oscars de Melhor Direção, Edição, Edição de Som, Efeitos Sonoros, Melhor Filme, Roteiro Original e indicado aos de Fotografia, Trilha Sonora e Ator (Jeremy Renner).

Pablo Aluísio.

Um comentário: