sábado, 19 de outubro de 2013

Aeon Flux

Adaptação do famoso anime, "Aeon Flux" tem sua trama passada 4 séculos no futuro. A humanidade passa por um de seus piores períodos históricos pois uma epidemia de uma doença desconhecida arrasou com grande parte de população (que também estava fora de controle, consumindo rapidamente os recursos naturais do planeta). Nesse mundo desolado e caótico uma cidade chamada Bregna consegue se manter isolada. Usando como lema a pura razão sua comunidade é administrada não por políticos mas por cientistas. Nesse mundo dividido Charlize Theron interpreta uma agente rebelde conhecida pelo codinome de Aeon Flux. Indicada para cumprir uma importante missão (matar o líder de Bregna) a agente acaba tomando conhecimento de segredos que a farão questionar sua própria ideologia e maneira de ser. "Aeon Flux" foi uma produção cara, apoiada em extensa campanha de marketing mas mesmo assim não fez sucesso, sendo considerado um fracasso em Hollywood.

O que deu errado? Para alguns o filme tinha um público muito restrito, principalmente formado por quem já conhecia esse universo. Para piorar muitos fãs do anime reclamaram afirmando que essa produção era pouco fiel ao material original. Isso aliás sempre acontece em adaptações de quadrinhos e outros produtos da cultura pop. A verdade porém é bem mais simples. Charlize Theron surge em cena mais uma vez com sua beleza espetacular mas o filme em si é frio, maniqueísta e pouco carismático. Mais parece um videogame turbinado. O espectador é levado a assistir por causa da presença de Charlize mas acaba se decepcionando. Claro que "Aeon Flux" é muito bem feito do ponto de vista técnico. Em seu lançamento muito se comentou sobre as inovações digitais presentes em cada cena mas isso definitivamente é pouco já que uma obra cinematográfica deve oferecer mais do que um simples game. Assim fora a deusa Charlize Theron pouca coisa chama a atenção, o que é comprovado após o fim do filme pois poucos minutos depois de o assistir você provavelmente esquecerá sobre tudo o que acabou de ver.

Aeon Flux (Idem, Estados Unidos, 2005) Direção: Karyn Kusama / Roteiro: Karyn Kusama / Elenco: Charlize Theron, Marton Csokas, Jonny Lee Miller, Sophie Okonedo / Sinopse: Em uma Terra 400 anos no futuro uma agente rebelde é designada para matar o líder de uma grande cidade isolada do resto do mundo. Antes de cumprir sua missão ela acaba tomando conhecimento de informações que mudarão seu modo de pensar.

Pablo Aluísio.

Um comentário: