quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quem Quer Ser um Milionário?

A Rede Globo vai exibir hoje pela madrugada esse vencedor do Oscar. De todos os ganhadores do Oscar de Melhor Filme acho esse um dos mais fracos. Não sei se o fato de ter sido um ano muito mediano tenha contribuído para seus prêmios da Academia ou se tudo não passou de uma jogada comercial da indústria americana em conquistar espaço na Índia (o maior mercado consumidor de filmes no mundo, pelo número de habitantes) mas a questão é que até hoje torço o nariz para esse "Quem Quer Ser um Milionário?". Não adianta, não consigo gostar da película, de sua proposta, de seu enredo primário e nem dos garotos em cena. Para piorar o que já eram bem chato em minha opinião os produtores resolveram fazer uma média com os filmes indianos, colocando danças e números musicais tão comuns em filmes de Bollywood. Em minha forma de ver as coisas isso só piorou ainda mais o resultado final, dando um amargo gostinho de oportunismo nesse chá indigesto.

De qualquer maneira existe um grupo considerável de cinéfilos que acham o filme realmente genial. Na estorinha acompanhamos o jovem Jamal K. Malik, que como muitos de sua idade que nasceram em países de terceiro mundo também vai levando uma vida dura, geralmente em empregos medíocres, que pagam verdadeiras misérias como salário. Ele serve chá em uma empresa especializada em telemarketing (aquele tipo de serviço irritante que nos incomoda em nossas casas, ligando o tempo todo para oferecer algo de que definitivamente não queremos e nem precisamos). Pois bem, para fugir dessa existência sem perspectivas ele se inscreve em um popular programa de TV chamado justamente "Quem Quer Ser um Milionário?". A partir daí sua vida tomará um rumo completamente diferente.  Como se pode perceber o roteiro não é dos mais interessantes e o resultado se mostra apenas morno - aquele tipo de filme que você só consegue assistir uma única vez na vida. Isso não impediu que a produção recebesse uma enxurrada de prêmios, sendo indicado a 10 Oscars, vencendo oito, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. Como se isso tudo não bastasse ainda foi premiado no Globo de Ouro e Bafta. Vai entender o que se passa na cabeça dos votantes desses prêmios.

Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, Inglaterra, 2008) Direção: Danny Boyle / Roteiro: Simon Beaufoy / Elenco: Dev Patel, Tanay Hemant Chheda, Ayush Mahesh, Edekar Freida Pinto, Adhur Mittal, Anil Kapoor / Sinopse: Jovem indiano se inscreve em um popular programa de TV chamado "Quem Quer Ser um Milionário?". A partir daí sua vida toma rumos inesperados.

Pablo Aluísio.

Um comentário: