quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um Homem Contra Wall Street

Jim Baxford (Dominic Purcell) é um trabalhador comum, honesto e ciente de seus deveres. Trabalhando como agente de segurança numa empresa de transporte de valores ele não tem muito dinheiro mas também não passa por muitas dificuldades. Sua sorte muda porém quando sua esposa Rosie (Erin Karpluk) é diagnosticada com um tipo raro de câncer. Como nos EUA não existe saúde pública ele tem que se virar para bancar o tratamento. Para isso ele pretende usar o dinheiro que tem investido em um fundo em Wall Street, mas o problema é que sua corretora dá um golpe na praça e da noite para o dia ele fica sem um tostão. Desesperado tenta contratar um advogado (Eric Roberts) mas esse também lhe passa a perna em dez mil dólares, um dinheiro que conseguira emprestado com um colega de trabalho. Tudo começa a ir de mal a pior até que ele chega ao limite e resolve extrapolar toda a sua raiva contida em um acesso de fúria no principal endereço financeiro dos EUA, a própria Wall Street em Nova Iorque.

O roteiro desse filme "Assault on Wall Street" é completamente manipulador. Durante toda a projeção do filme vamos acompanhando a vida do personagem principal simplesmente desmoronar. São tantas as infelicidades e desgraças que o espectador começa então a torcer para que ele mande bala mesmo nos engravatados de Wall Street. Como se pode perceber o argumento é muito perigoso e moralmente muito condenável. O diretor Uwe Boll, que para muitos é considerado um dos piores do mundo, não mostra qualquer vergonha de seu maniqueísmo descontrolado. O que salva a projeção é a presença de atores interessantes. Erin Karpluk, a atriz que se destacou em "Being Erica" é um exemplo. Ela como sempre acaba roubando o show, muito embora seu papel não ajude muito. Mais impressionante é ver  Edward Furlong, o jovem de "Exterminador do Futuro 2" fazendo o colega de trabalho do personagem central. Envelhecido e muito abatido, não lembra em nada aquele garotão de cabelo emo que tanto sucesso fez na década de 90. Por fim Eric Roberts, o irmão de Julia Roberts, também surge em um visual que vai espantar muitos. O espanto inclusive será maior do que a mensagem equivocada que o texto desse filme tentará passar ao seu público.

Um Homem Contra Wall Street (Assault on Wall Street, Estados Unidos, 2013) Direção: Uwe Boll / Roteiro: Uwe Boll / Elenco: Dominic Purcell, Erin Karpluk, Edward Furlong, Eric Roberts / Sinopse: Homem trabalhador e honesto perde todo o seu dinheiro por causa da quebra de uma empresa de Wall Street. Inconformado e desesperado por precisar muito do que perdeu ele decide partir para um acerto de contas com todos os engravatados do centro econômico da América.

Pablo Aluísio.

Um comentário: