sábado, 13 de outubro de 2012

The Gray Man

The Gray Man (em tradução literal “O homem grisalho”) é um filme terrível porque foi baseado inteiramente em fatos reais. O enredo conta a história do monstro e serial killer Albert Fish. Logo na infância perdeu seus pais se tornando órfão. Criado em instituições do governo só saiu de lá quando se casou. Vivendo em empregos medíocres Fish tinha muitas dificuldades para manter sua família com esposa e seis filhos. Tanta pressão parece ter levado Fish a uma crise histérica. Após ser abandonado pela esposa ele começou a apresentar sintomas de doença mental. Em pouco tempo largou o emprego e passou a viver a esmo. Não tardou a perder completamente a razão e começou a cometer assassinatos de crianças que encontrava perdidas de seus pais ou sozinhas pelos locais por onde passava. Tinha uma aparência de bom velhinho, que não fazia mal a ninguém e era justamente com essa imagem de “vovozinho” que ganhava a confiança das crianças. Após presenteá-las com doces e brinquedos as levava para casas abandonadas onde cometia as maiores barbaridades. Albert Fish era absurdamente cruel e promovia torturas com os pequeninos, chegando ao ponto de praticar canibalismo.

The Gray Man se foca no caso mais escabroso da violenta série de mortes de Albert Fish. No auge da grande depressão Fish se fingiu de rico comerciante e ofereceu emprego a dois jovens de uma pobre família. Logo ganhou a confiança dos pais dos rapazes e ficou particularmente interessado na pequena caçula da família, uma garotinha de apenas oito anos de idade. Após afirmar para os pais da menina que ia a uma festa de aniversário naquela tarde sugeriu que levasse também a menina para se divertir na festinha. O problema é que não havia festa nenhuma e Albert Fish estava mentindo, tudo com o objetivo de seqüestrar e matar a pobre criança. A partir desse ponto não convém contar mais nada para não estragar as surpresas para quem ainda não viu o filme. A crueldade e o sadismo de Fish ficaram conhecidas entre os criminalistas da época e até hoje Fish é considerado um dos serials killers mais sanguinários e violentos da história dos EUA só perdendo em demência e degeneração talvez para Ed Gein (que inspirou inúmeros assassinos de ficção no cinema). De qualquer modo fica a indicação para quem estiver interessado em conhecer a história desse assassino cruel que certamente fez o Hannibal Lecter parecer amador. Assista e tente chegar até o fim do filme sem passar mal com o que você irá presenciar em cena. Por fim fica o aviso: The Gray Man é forte e não indicado para pessoas sensíveis ou impressionáveis.

The Gray Man (Estados Unidos, 2007) Direção: Scott L. Flynn / Roteiro: Lee Fontanella, Colleen Cochran / Elenco: Patrick Bauchau, Jack Conley, John Aylward / Sinopse: Albert Fish (Patrick Bauchau) aparenta ser um velhinho cordial, educado e inofensivo. Dando doces e presentes acaba ganhando a confiança de crianças pequenas. O problema é que Fish é um terrível serial killer e canibal que deixa um rastro de mortes terríveis por onde passa. Baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

Um comentário: