terça-feira, 2 de outubro de 2012

Colombiana - Em Busca de Vingança

Garota presencia a morte dos pais por traficantes colombianos. Após conseguir fugir do bando acaba indo atrás de seu tio nos Estados Unidos. Lá acaba se tornando uma das melhores assassinas profissionais do mercado. Não tardará para que parta em busca de vingança!  Esse “Colombiana” é baseado em um roteiro do conhecido diretor Luc Besson. A estória guarda enorme semelhança com “Nikita” e não traz maiores novidades. Na realidade é uma jogada de marketing para atrair o público latino que vive nos EUA. Como se sabe é cada vez maior a presença de imigrantes latinos naquele país então era natural que mais cedo ou mais tarde a indústria cultural americana criasse alguns personagens e filmes para o consumo dessa fatia do publico. Em termos de roteiro e argumento “Colombiana” não traz nada de novo. As sequências de perseguições e tiroteios são bem realizadas mas derivativas. O filme procura utilizar a linguagem mais exagerada, com várias cenas inverossímeis ao estilo “Adrenalina” e "Carga Explosiva" (o diretor inclusive é o mesmo). Algumas vezes a técnica funciona mas em outras não, se tornando forçado demais.

Entre as seqüências que mais chamam atenção duas se destacam; a que se passa em cima de uma piscina com tubarões e uma luta corporal entre a personagem principal e um traficante. Uma briga surreal usando de utensílios domésticos (como toalhas e escovas de dentes) que é bem coreografada. Os vilões, como não poderiam deixar de ser, são caricaturais e vazios. Zoe Saldana (de Avatar) não brilha mas também não compromete. Ela se mostra esforçada no papel que obviamente lhe exigiu muito em termos físicos. Não a achei excepcionalmente sensual ou bonita mas provavelmente seja o aspecto de seu próprio papel que não abre muito espaço para esse tipo de caracterização. O roteiro foca na pura ação e não se preocupa em absoluto em desenvolver qualquer personagem mais a fundo. No final das contas o filme só deve ser recomendado mesmo apenas aos fãs mais ligados ao gênero de pura ação pois para cinéfilos em geral “Colombiana” vai soar mesmo bem vazia e sem conteúdo.  O filme não chega a aborrecer em nenhum momento, é bem movimentado e tem boa produção (até Johnny Cash está presente na trilha sonora) mas em resumo fica por aí mesmo. 

Colombiana - Em Busca de Vingança Colombiana, Estados Unidos, 2011) Direção: Olivier Megaton / Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen / Elenco: Zoe Saldana, Lennie James, Graham McTavish, Callum Blue, Michael Vartan / Sinopse: Garota presencia a morte dos pais por traficantes colombianos. Após conseguir fugir do bando acaba indo atrás de seu tio nos Estados Unidos. Lá acaba se tornando uma das melhores assassinas profissionais do mercado. Não tardará para que parta em busca de vingança!

Pablo Aluísio.

Um comentário: