segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Campeão de Hitler

Max Schmeling (1905 - 2005) foi um campeão de boxe alemão que conseguiu conquistar o título de pesos pesados vencendo a lenda americana Joe Louis em plena Nova Iorque nas vésperas da II Guerra Mundial. Como não poderia deixar de ser o Estado Nazista Alemão procurou de todas as formas se apropriar da vitória do lutador para propagar suas idéias racistas de superioridade branca. Joe Louis, o lutador americano, era negro e Schmeling era o que Hitler gostava de chamar de ariano puro. Para os nazistas a vitória de Max representava a concretização de suas teses que afirmavam serem os negros inferiores aos arianos brancos. O curioso é que Max não era um nazista, apenas um esportista que não conseguia desvencilhar seu talento esportivo da propaganda política do Terceiro Reich. A história como se vê é das mais interessantes mas esse "O Campeão de Hitler" não consegue alcançar maiores vôos se limitando a apenas contar os fatos da forma mais didática (e burocrática) possível. A produção não é vergonhosa ou algo do tipo, dentro de suas possibilidades tudo é ambientado de forma razoável, o problema realmente é que o filme não consegue mostrar muito da personalidade do personagem principal, não explora melhor o conflito que viveu e fica praticamente ali no básico, sem qualquer tipo de inovação ou ousadia artística.

Mesmo sendo muito limitado esse filme serve para duas coisas pelo menos: A primeira é conhecer melhor a história de  Max Schmeling, seu auge, sua fama e depois sua queda e declínio e depois servir de trampolim para que o espectador possa pesquisar melhor sobre esse esportista. Entre as curiosidades mais interessantes basta citar que após a Guerra, pobre e desempregado, o boxeador para ganhar o pão de cada dia ia até as bases militares americanas apostar lutas com os soldados em busca de alguns trocados. Mesmo assim engana-se quem pensa que Max morreu pobre e jogado em alguma sarjeta. Por um desses caprichos do destino ele conseguiu dar a volta por cima e através de seus amigos na América conseguiu os direitos de comercialização de um produto americano que permanecia inédito na Alemanha até aquele dia. O nome do produto? Coca-Cola!!! Nem é preciso explicar que morreu milionário. Maior ironia do destino que essa poucas vezes vi em minha vida. Em suma, "O Campeão de Hitler" passa longe de ser um filme brilhante, pelo contrário, é burocrático e quadrado ao extremo, mas servirá pelo menos como curiosidade histórica.

O Campeão de Hitler (Max Schmeling, Alemanha, 2011) Direção: Uwe Boll / Roteiro: Timo Berndt / Elenco: Henry Maske, Susanne Wuest, Heino Ferch / Sinopse: Cinebiografia do boxeador Max Schmeling, que durante o auge do nazismo na Alemanha conseguiu vencer a lenda americana, o campeão Joe Louis, em plena Nova Iorque. Usado como propaganda por Hitler viu sua fama e sucesso acabar com a explosão da II Guerra Mundial.

Pablo Aluísio.

Um comentário: