terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tetro

Francis Ford Coppola sempre viveu seu trabalho intensamente no mundo do cinema. Via de regra bancava seus próprios filmes nas décadas de 70 e 80, isso lhe trouxe grandes prejuízos financeiros pois nem sempre suas idéias cinematográficas caíam no gosto do grande público. Após vários filmes mal recebidos o diretor resolveu aplicar seu dinheiro em outro tipo de negócio, uma vinícola. Sua incursão no mercado de vinho deu tão certo que o diretor voltou a novamente ser um homem rico e estabilizado. Claro que sua paixão pelo cinema não acabou. Agora ele procura realizar seus filmes com orçamentos mais modestos, em locações mais econômicas. Ele ainda banca suas produções mas agora com os pés no chão. É o caso desse pequeno filme chamado Tetro. Rodado na Argentina, por questões financeiras e incentivo do governo local, Tetro é um novo olhar desse velho cineasta que apesar da idade ainda continua intrigante e provocativo. Como disse em sua entrevista, Coppola agora só dirige projetos em que acredita totalmente. Claro que por se tratar de um grande diretor como esse eu não perderia a chance de ver seu novo trabalho. Tetro é um pouco acima da média dos filmes atuais mas bem abaixo do legado do mestre.

O maior problema de Tetro é seu roteiro truncado demais. A trama em si é simples e começa bem. Em certos momentos a complicada relação entre irmãos me lembrou muito "O Selvagem da Motocicleta" (ainda mais pelo uso da fotografia preto e branco) mas o filme é bem abaixo desse clássico juvenil dos anos 80. O filme não engrena e o desfecho final é muito decepcionante pois a solução encontrada para chocar o espectador lembra o estilo folhetinesco das novelas latinas. Será que o cineasta ficou encantado com a dramaturgia das novelas latino-americanas? É possível.  O elenco está bem porém não há nenhum grande talento em cena. Vincent Gallo não apresenta uma grande interpretação, na maioria das vezes ele se limita a ficar sorumbático em cena, para em outras tentar passar simpatia e paixão. Já Alden Ehrenreich, seu irmão mais novo, também não é muito convincente (eu achei ele parecidíssimo com Leonardo Di Caprio quando era mais jovem, principalmente em certas cenas do filme). O grande ator em cena é Klaus Maria Brandauer mas ele pouco aparece (apenas em flashbacks rápidos que não acrescentam muito). Enfim, Tetro não é bom a ponto de figurar entre os grandes filmes de Coppola. No fundo não passa de um dramalhão, só faltou o Carlos Gardel para cantar um tango no final.

Tetro (Argentina, Estados Unidos, 2009) Direção: Francis Ford Coppola / Roteiro: Francis Ford Copppla, Maurício Kandun / Elenco:  Vincent Gallo, Alden Ehrenreich, Maribel Verdú,  Silvia Pérez,  Rodrigo De la Serna, Erica Rivas / Sinopse: As lutas, brigas e eventos que ligam dois irmãos na Argentina de ontem e hoje.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: