sábado, 6 de outubro de 2012

Medea

Antes de qualquer coisa é bom salientar que o texto de Medea (ou Medeia em nossa língua) é milenar. Escrito por Eurípides há séculos, só chegou indiretamente até nós por causa de Apolônio de Rodes que teve acesso aos textos originais na biblioteca de Alexandria (que infelizmente seria destruída anos depois). É considerada uma das maiores obras da tragédia grega clássica e historiadores estimam que tenha sido escrita por volta de 450 anos antes de Cristo. Assim quando assisto uma peça ou um filme baseado nesse texto mitológico assumo uma postura de extremo respeito e devoção em relação à genialidade e a originalidade da cultura humana, desde seus primórdios. Aqui a obra ganhou a versão na visão do diretor Lars Von Trier. Egresso do movimento Dogma o diretor rejeita certos maneirismos do cinema mais tradicional para imprimir na tela uma linguagem mais solta, espontânea e natural. Mesmo assim não deixa o respeito ao texto original de lado, procurando dar um sopro de vida nova mas sem passar por cima da tradição do manuscrito clássico.

Dito isso fiquei realmente comovido com o talento de Lars Von Trier ao lidar com uma obra tão importante. Lars brinda o espectador com imagens belíssimas, de grande teor simbólico. Por exemplo, ao lidar com a perda de sua humanidade, Lars coloca Medea andando no horizonte sobre uma terra árida, inóspita. Uma alegoria da desertificação da própria alma da personagem. Além disso usa com extrema elegância e inteligência os elementos de cena que dispõe. Há uma profusão de tomadas utilizando-se de sombras, ventos, névoas - tudo manipulado com raro brilhantismo. A produção é modesta mas isso não impede que o diretor use o que tem em mãos com delicadeza e sabedoria. O elenco, todo nativo do país de Lars, assume uma postura teatral de excelente impacto. O resultado final não poderia ser menos do que excelente. Mais um trabalho essencial desse talentoso e genial cineasta.

Medea (Suécia, 1988) Direção: Lars von Trier / Roteiro: Lars von Trier, Carl Theodor Dreyer, Preben Thomsen baseado na obra de Euripides / Elenco: Udo Kier, Kirsten Olesen, Henning Jensen / Sinopse: Medea é uma nobre que se vê no meio de uma série de traições promovidas pelos detentores do poder. Buscando por vingança ela não hesitará em sacrificar tudo aquilo pelo que mais ama nessa vida.

Pablo Aluísio.

Um comentário: