terça-feira, 23 de outubro de 2012

Hellboy

Nesse universo de adaptações de quadrinhos para o cinema há personagens extremamente famosos e conhecidos, verdadeiros ícones da cultura pop como Batman, Superman e Homem-Aranha e há aqueles considerados secundários, que são apenas conhecidos pelos leitores desse tipo de publicação. Curiosamente os do segundo tipo acabam dando origem a filmes bem mais interessantes como por exemplo Blade e esse Hellboy (o garoto do inferno numa tradução livre). O que difere de Hellboy desses demais personagens é sua personalidade muito cativante onde convivem em um só sujeito a força muscular de um monstro das trevas e a mentalidade de um jovem adolescente, que se apaixona pelas garotas, leva foras, gosta de roupas e acessórios de grife, etc. Na transposição para o cinema há outro grande atrativo: a ótima caracterização do ator Ron Perlman. Ele é aquele tipo de intérprete que você conhece automaticamente quando surge nas telas mas que nem sempre recorda seu nome. Durante anos ele fez personagens coadjuvantes em bons filmes e só recentemente tem tido maior chance de mostrar seu talento. Nos cinemas ele se firmou com essa franquia Hellboy e na TV tem desenvolvido um excelente trabalho na ótima série do FX, "Sons of Anarchy".

Na trama de Hellboy somos levados ao front da II Guerra Mundial. É lá no meio de escombros que os aliados descobrem essa estranha criatura, um misto de garoto com demônio. Acontece que no meio do conflito as forças nazistas não se furtaram a usar de magia negra para tentar vencer a guerra e nesse processo acabaram trazendo seres sobrenaturais ao nosso mundo. Hellboy é um desses monstros que ganham vida em nossa dimensão. Ele é levado pelos militares e acaba sendo treinado por uma agência especial do governo dos EUA para combater outros seres tais como ele que por ventura surjam nas grandes cidades do país. Apesar de sua  origem Hellboy é tipicamente um jovem americano, que gosta de música, cinema e cultura pop em geral. Tem sentimentos e passa por crises emocionais. Sua adaptação para o cinema como se vê deu muito certo. O filme é charmoso, tem ótimo timing de humor e um roteiro bem escrito, redondinho, onde tudo se encaixa. Para completar os efeitos digitais são de bom gosto e bem aplicados dentro da estória. Não me admira em nada que tenha ganho uma continuação, bem inferior é verdade, mas que mesmo assim não maculou o personagem. Em suma, fica a dica para os fãs de quadrinhos em geral e para os cinéfilos que gostam de uma boa aventura sci-fi. Hellboy, uma grata surpresa.

Hellboy (Hellboy, Estados Unidos, 2004) Direção: Guillermo del Toro / Roteiro: Guillermo del Toro / Elenco: Ron Perlman, Doug Jones, Selma Blair, John Hurt, Rupert Evans / Sinopse: Criatura descoberta no final da guerra é levada pelas forças aliadas para os EUA para combater as forças sobrenaturais do mal.

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. oi poderia reproduzir o pensamento final do agente do fbi no final do filme:

    ResponderExcluir