terça-feira, 2 de outubro de 2012

Príncipe da Pérsia

Eu estou impressionado com a ruindade dos roteiros de blockbusters que tem saído de Hollywood. Além de serem ruins são todos iguais entre si. Vejam o seguinte argumento: "Grupo de pessoas lutam entre si para conquistar um objeto importante no enredo". Pois bem esse argumento foi utilizado em três filmes pipoca que assisti apenas nas últimas semanas. Em "Esquadrão Classe A" todos corriam atrás de matrizes de fabricação de dinheiro, em "Encontro Explosivo" todos corriam atrás de baterias ou pilhas de energia infinita e agora nesse "Príncipe da Pérsia" todos correm atrás de um adaga que fez o tempo voltar ao passado. Tudo igual, pelo amor de Deus, tenha santa paciência. Tudo bem que é baseado em um game e nos jogos não há realmente nenhuma estória para contar mas deveriam ao menos elaborarem um roteiro mínimo ao filme pois basicamente o que vemos aqui é uma sucessão de correrias que não levam a lugar nenhum. O diretor Mike Newell até se esforçou para realizar um filme visualmente bonito, com cenas bem trabalhadas no aspecto visual, mas isso é muito pouco para uma obra tão vazia.

Acho que "Avatar" deixou um rastro de roteiros vagabundos por onde passou. De repente os produtores caíram na real e descobriram que nem era mais preciso fazer um roteiro decente, bastava colocar efeitos especiais e correrias, mais nada. Esse "Príncipe da Pérsia" é derivativo da primeira à última cena. Originalidade zero. Não passa de uma fórmula requentada, no caso os filmes de "Mil e Uma Noites" das décadas de 40 e 50 dos estúdios Universal. Se aquelas já eram produções B feitas para cinemas poeira, imagine isso. O elenco também não tem muito o que fazer além de correr de um lado para o outro. O Jake deve desistir desse tipo de filme, definitivamente não é a praia dele. Dos vilões nem vou comentar - todos estereotipados em um roteiro de quinta categoria. Uma pena que atores do nível de Bem Kingsley e Alfred Molina não tenham qualquer material para trabalhar. O que lhes resta é apenas gritar, fazer expressões furiosas e pra variar correr pra lá e pra cá (isso é basicamente tudo o que elenco faz em cena mesmo) Definitivamente 2010 foi terrível nos chamados filmes chiclete. Esse aqui certamente é um dos piores da safra.

Príncipe da Pérsia (Prince of Persia: The Sands of Time, Estados Unidos, 2010) Direção: Mike Newell / Roteiro: Carlo Bernard, Jordan Mechner, Doug Miro, Boaz Yakin / Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina, Toby Kebbell, Richard Coyle./ Sinopse: Baseado no jogo de game "Príncipe da Pérsia" mostra a estória de Dastan (Jake Gyllenhaal) e sua adaga mágica que traz poderes ilimitados a quem a possui.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir