quinta-feira, 4 de outubro de 2012

16 Quadras

Esse foi o último filme do grande realizador Richard Donner. Depois de se unir com grande sucesso a Mel Gibson na franquia "Máquina Mortífera" o diretor resolveu repetir a dose para quem sabe alcançar o mesmo sucesso de antes. Ficou apenas na intenção. Apesar de ter outro grande nome dos filmes de ação no elenco (Bruce Willis, bem envelhecido) a produção nunca decola, nunca empolga. Talvez o roteiro de situação única não convença. O roteiro tem toques de inspiração em antigos westerns psicológicos de tensão - chega a lembrar "Matar ou Morrer" - mas naufraga. O enredo gira em torno do policial veterano Jack Mosley (Bruce Willis). Com passado nebuloso, acusado de ter sido corrupto, ele aceita a perigosa missão de levar uma testemunha por 16 quadras até o tribunal para que ele ajude a enviar para a prisão um criminoso extremamente perigoso. Nem é preciso explicar que no caminho ele sofrerá todo tipo de atentados e tentativas de assassinato.

O enredo corre à mil, mas não consegue deixar de ser cansativo. Até a caracterização de Bruce Willis ajuda a deixar tudo mais enfadonho. Não que falte ação nas cenas, pelo contrário, o filme é movimentado e agitado, o problema é que muita coisa que acontece com os personagens simplesmente não tem explicação! Por exemplo, quem irá acreditar que a Polícia de Nova Iorque inteira não teria condições de levar uma testemunha a um tribunal na própria cidade? E que criminoso seria louco o suficiente para destruir meia cidade só para matar uma testemunha? Muito inverossímil, ainda mais depois dos ataques terroristas de 11 de setembro quando as forças de segurança dos EUA ficaram ainda mais sofisticadas e armadas. Enfim, 16 Quadras se torna decepcionante por causa dos nomes envolvidos. Se não tivesse sido dirigido por Richard Donner muito provavelmente nem ficaríamos tão decepcionados mas como o cineasta está no comando do filme o gostinho de decepção se torna inevitável.

16 Quadras (16 Blocks, Estados Unidos, 2006) Direção: Richard Donner / Roteiro: Richard Wenk / Elenco: Bruce Willis, Mos Def, David Morse, Alfre Woodard, Jenna Stern / Sinopse: Policial de Nova Iorque resolve levar uma testemunha por 16 quadras até o tribunal. A missão não vai ser nada fácil pois um grupo criminoso vai tentar de todas as formas liquidar a testemunha.

Pablo Aluísio.

Um comentário: