terça-feira, 12 de junho de 2012

O Vizinho

O filme não tem nada demais porém duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro foi a inversão de papéis. Geralmente o que se vê nas telas e no cotidiano dos EUA é o abuso de autoridade partir de policiais brancos contra negros. No filme temos situação oposta: um policial negro que abusa de sua autoridade contra um cidadão branco. Acredito que para não configurar o argumento como um simples atrito "branco x negro" os roteiristas encaixaram propositalmente uma esposa negra para o vizinho para atenuar esse conflito. Na minha opinião não ajudou muito, pois a questão racial sempre está em voga durante todo o filme, mesmo que de forma disfarçada. A segunda coisa que me chamou atenção no roteiro do filme foi sua preocupação em desenvolver mais os personagens (tanto do lado do policial como do casal que mora vizinho a ele). Essa falta de pressa me recordou de antigos filmes - bem diferente do que vemos atualmente onde os produtores parecem ter déficit de atenção, colocando uma explosão a cada cinco minutos com medo dos espectadores de shopping center perderem o interesse pelo filme. Em "O Vizinho" isso não acontece. Gostei do ritmo em que se desenvolve a estória.

O grande destaque do elenco, como não poderia deixar de ser, é de Samuel L. Jackson. Dando uma pausa em seus personagens "motherfuckers" que falam um palavrão atrás do outro, Jackson faz um cara que a despeito de ser abusivo em seu trabalho policial, tenta à sua maneira, colocar uma certa ordem no caos reinante em que vive. Impõe regras e limites aos filhos adolescentes após a morte da mãe deles numa educação severa. Obviamente que em certo momento do filme há uma guinada para transformar esse personagem em um psicopata perigoso mas isso é apenas pontual. O diretor Neil LaBute nunca fez nada de muito importante. Sua filmografia é formada basicamente por filmes medianos. Seu único trabalho de maior projeção é "A Enfermeira Betty" com Renee Zellwegger e só. Aqui ele fica na média do que sempre dirigiu, um bom passatempo apenas, sem nada de muito relevante a acrescentar a não ser as duas coisas que citei no começo do texto. Em falta de filmes melhores a assistir vale a espiada.

O Vizinho (Lakeview Terrace, Estados Unidos, 2009) Direção: Neil LaBute / Roteiro: David Loughery), Howard Korder / Elenco: Samuel L. Jackson, Patrick Wilson, Kerry Washington / Sinopse: Policial negro (Samuel L. Jackson) começa a ter vários atritos com seu vizinho. Usando de meios ilegais ele fará da vida do sujeito um verdadeiro inferno.

Pablo Aluísio.

Um comentário: