segunda-feira, 11 de junho de 2012

Confissões de Uma Garota de Programa

O filme tenta seguir o estilo Reality Show, aonde os atores fazem de tudo para tudo parecer casual, sem script, como se tudo fosse filmado de forma amadora. A Sasha Grey está em praticamente todas as cenas. Ela é bonita mas devo confessar que a achei extremamente antipática! Parece que sempre está em off, como se estivesse sorumbática, não cria empatia com o espectador e nem tenta ser muito simpática. É uma profissional de coração frio, que vai lá, faz o serviço com o cliente e vai embora. Nem no seu relacionamento com um instrutor de ginástica consegue passar algum tipo de calor humano. Talvez seja a própria personagem que tenha sido planejada assim, porém acredito que a antipatia seja natural na Sasha Grey. De qualquer forma parecendo sempre distante ela tenta encontrar o tom ideal do que seria o comportamento de uma prostituta de luxo. Como ela é atriz pornô na vida real isso pode até ser bem próximo da realidade da vida dessas garotas. A sensação que fica é que essas profissionais do sexo acabam desenvolvendo uma insensibilidade natural no trato com os homens. Como encaram o relacionamento sexual apenas como um negócio acabam se tornando insensíveis a esse tipo de aproximação. Sasha passa essa sensação. Ela apenas tolera a companhia dos clientes sem sentir nada em relação a eles que acabam se tornando apenas um número numa fila que parece não ter fim.

O roteiro em si parece não ter um enredo linear. São vários flashes da vida dela, atendendo um cliente atrás do outro, indo às compras, almoçando, passando alguns momentos com seu namorado. Na realidade nada de muito importante ou relevante acontece durante a curta duração do filme (pouco mais de sessenta minutos) e quando chega o The End o público certamente ficará com a impressão de ter perdido seu tempo. Pelo menos o argumento não glamouriza o estilo de vida da protagonista, o que já é um mérito e tanto. Enfim, o filme não é muito bom mas mesmo assim, com todos esses problemas, acho que ainda vale a pena tirar um tempinho para conhecer esse tipo de idéia, quem sabe você pode até gostar da proposta do diretor.

Confissões de uma Garota de Programa (The Girlfriend Experience, Estados Unidos, 2009) Direção: Steven Soderbergh / Roteiro: David Levien, Brian Koppelman / Elenco: Sasha Grey, Chris Santos, Philip Eytan / Sinopse: O filme acompanha o dia a dia de uma garota de programa de luxo chamada Chelsea (Sasha Grey), seus clientes, seus encontros e sua vida privada.

Pablo Aluísio.

Um comentário: