sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vida de Inseto

Só agora assisti pela primeira vez. A PIxar é fenomenal, um grande celeiro de talentos da animação e assim fica quase obrigatório assistir qualquer uma de suas produções. Esse "Vida de Inseto" não tinha assistido antes porque achei muito parecido com "Formiguinhaz", que não havia gostado muito. De fato os filmes são bem semelhantes mas a técnica de "Vida de Inseto" é superior. Os personagens são mais bem produzidos, coloridos e vibrantes. Além disso há sempre uma preocupação com roteiro e argumento. Esse aqui tem ecos de vários filmes clássicos, principalmente "Os Sete Samurais" e obviamente "Sete Homens e um Destino". O diferencial é que o grupo de insetos que tenta salvar a pequena vila das formigas é na realidade uma trupe circense sem qualquer pretensão de lutar contra os gafanhotos malvadões. Por falar neles o principal motivo de eu ter assistido "Vida de Inseto" foi ouvir a participação de Kevin Spacey no papel de Hopper, o chefão do grupo. Esse sempre foi um dos meus atores preferidos e seu talento é tão marcante que até aqui se destaca! 

Essa animação tem dois diretores. Sendo que um deles, John Lasseter, é o mesmo de "Toy Story 1 e 2". Sinceramente não há como comparar ambas as animações. Toy Story é muito superior em qualquer tipo de análse. "Vida de Inseto" na realidade é muito mais infantil e bastante indicado para crianças bem pequenas - de 5 a 10 anos - enquanto "Toy Story" consegue se comunicar até mesmo com pessoas mais velhas por causa de seu clima de nostalgia. Enfim, é isso. Não se classifica entre os melhores momentos da Pxar mas de forma em geral cumpre seu papel e é eficiente na sua proposta de produção para os mais pequeninos. Para quem é fã do estúdio vale a pena conferir.  

Vida de Inseto (A Bug´s Life, Estados Unidos, 1998) Direção: John Lasseter, Andrew Stanton / Roteiro: John Lasseter, Andrew Stanton / Elenco (vozes): Kevin Spacey, Dave Foley, Julia Louis-Dreyfus / Sinopse: Insetos de circo são confundidos com seus personagens e levados a um formigueiro para defendê-los de terríveis gafanhotos.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: