terça-feira, 12 de junho de 2012

Fúria de Titãs 2

"Fúria de Titãs 2" segue as mesmas linhas do primeiro filme. Roteiro mínimo, atuações pouco memoráveis, duração curta e um monstro terrível no clímax final. É a velha máxima: "Em time que se está ganhando não se mexe". Como o primeiro foi um tremendo sucesso nas bilheterias os produtores resolveram repetir a dose fazendo um novo filme "igual, mas diferente". A premissa é basicamente a mesma: Perseu (Sam Wortington) tenta levar uma vida normal de mortal mas é impedido pelo pedido de ajuda dos deuses Zeus (Liam Neeson) e Poseidon (Danny Huston). O problema é que os humanos deixaram de rezar para seus deuses e esses estão cada dia mais fracos por isso. Em vista dessa situação o deus Hades (Ralph Fiennes) planeja libertar o terrível titã Kronos para varrer a humanidade do mapa. Esse é um colossal monstro há muito aprisionado numa prisão especial criada pelo deus caído Hephaestus (Bill Nighy).

"Fúrias de Titãs 2" assim como o primeiro filme da franquia prefere ignorar os acontecimentos da mitologia original novamente. Alguns seres mitológicos bem conhecidos como Minotauro finalmente surgem em cena mas apenas como coadjuvantes sem maior importância, bem distante do espaço de destaque que tinha nos textos milenares. Estão lá também os Ciclopes, o cavalo voador Pegasus e claro Kronos, que aqui surge como um monstro colossal feito de fogo e larvas incandescentes. Infelizmente como tudo é muito ligeiro e sem profundidade nenhum personagem é minimamente desenvolvido. Nem a tensa relação entre Zeus e Hades é desenvolvida e explorada. Perseu então praticamente não tem personalidade, surgindo apenas em ação e combate, sem qualquer trabalho realizado em cima de sua persona. Uma pena. Personagens tão ricos em história e mitologia viram meros bonequinhos para uma tonelada de efeitos digitais. Diante de tudo isso o melhor a fazer é ler a mitologia grega original mesmo.

Fúria de Titãs 2 (Wrath of the Titans, Estados Unidos, 2010) Direção: Jonathan Liebesman / Roteiro: Dan Mazeau, David Johnson / Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes / Sinopse: Perseu (Sam Worthington) é o filho bastardo do grande Zeus (Liam Neeson) que tenta levar uma vida normal de mortal mas é chamado novamente para a batalha para enfrentar o terrível Kronos, um titã colossal que está prestes a fugir de sua prisão.

Pablo Aluísio.

Um comentário: