domingo, 10 de junho de 2012

Decisões Extremas

Existe uma certa tradição nos EUA de telefilmes que mostram pessoas enfrentando graves problemas de saúde. São os conhecidos "filmes de doença". Esse aqui não nega sua origem - produzido pelo canal aberto CBS e pelo próprio astro Harrison Ford, o filme foca a luta de um pai, Jonh Crowley (Brendan Fraser), em busca de tratamento para dois de seus filhos que sofrem de uma doença rara de origem genética que ataca o sistema muscular das crianças. Em sua busca ele acaba conhecendo o pesquisador Dr Robert Stonehill (Ford) que tenta sintetizar uma enzima que irá evitar a morte daqueles que sofrem desse mal. O roteiro obviamente aproveita o fato real que por si só já por demais dramático (crianças em estado terminal) para obviamente exagerar no melodrama (afinal quem não irá sensibilizar com esse tipo de problema?). O que o salva de ser totalmente meloso é a interessante forma com que retrata os bastidores da indústria de pesquisas nos EUA. Tentando conciliar interesses financeiros com humanitários o argumento curiosamente coloca o personagem de Brendan Fraser como um técnico comercial da área que tem que conciliar o sucesso lucrativo da busca dessa enzima com o desespero que enfrente em sua própria casa pois seus filhos estão no limite de idade da expectativa de vida de quem sofre essa doença (9 anos de idade). 

O elenco está burocrático mas na minha opinião adequado a esse tipo de produção. Harrison Ford demonstra sinais de sua idade, bocejando e se mostrando quase sempre bem irritado em cena (obviamente fazendo parte de sua personagem mas também adequado ao seu conhecido mal humor em Hollywood). Brendan Fraser deixa seu lado herói de filmes como "A Múmia" para encarnar um paizão que luta pela sobrevivência de seus filhos (e ele está bem adequado, gordinho e envelhecido aliás). Outro que nos surpreende pelos cabelos brancos é Alan Ruck, que você talvez não conheça de nome mas que irá reconhecer imediatamente ao vê-lo em cena (ele é o amigo esquisito de Mathew Broderick em "Curtinho a Vida Adoidado"); O diretor Tom Vaughan é proveniente da tv, com longa lista de telefilmes em sua filmografia o que é bem adequado para a proposta desse filme. Enfim, "Decisões Extremas" talvez seja mais indicado para quem esteja de alguma forma envolvido com o problema mostrado no filme, fora isso provavelmente vá interessar a poucos.  

Decisões Extremas ((Extraordinary Measures, Estados Unidos, 2010) Direção: Tom Vaughan / Roteiro: Robert Nelson Jacobs baseado no livro de Geeta Anand / Elenco: Brendan Fraser, Keri Russell, Harrison Ford / Sinopse: Um pai e um pesquisador tentam encontrar a cura para uma rara doença genética que atinge crianças. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: