terça-feira, 25 de maio de 2010

Elvis Presley - Elvis Today - Parte 3

"T-R-O-U-B-L-E" abria o álbum em sua edição original. Uma bela faixa, bem movimentada, um rock com sabor dos bons clássicos do gênero. É interessante porque assim como Elvis abria o disco anterior, "Promised land", com a famosa canção escrita por Chuck Berry, no mais puro estilo roqueiro em seus primeiros anos, aqui ele repetia a dose, mandando ver em uma música muito bem gravada, com pique, fazendo jus ao seu título de "Rei do Rock". Seria uma resposta de Elvis a todos aqueles que o criticavam por ter deixado o gênero musical que o consagrou nos anos 50? É bem provável que sim.

Outro aspecto curioso sobre essa faixa é que ela acabava gerando confusão entre os que não conheciam muito bem a carreira e a discografia de Elvis. Muitos pensavam que era uma regravação da antiga "Trouble" do filme "King Creole" (Balada Sangrenta, no Brasil). Um erro absurdo, mas que muita gente cometeu na época. Quando chegavam em casa e colocavam o vinil para rodar tinham uma surpresa e tanto, pois era outra música, completamente diferente, nada tendo a ver com o clássico dos anos 50.

Outra canção que gosto desse disco é "Shake A Hand". Claro, nunca foi unanimidade entre os fãs de Elvis. Alguns acham que apesar do bom começo o uso excessivo do refrão a desgasta. Não penso assim. A música tem obviamente um claro sabor gospel. Afinal em cultos evangélicos americanos, principalmente no sul, a busca por um sentimento de comunhão entre os fiéis fazia com que todos batessem palmas e cantassem em coro. Era uma forma de todos os crentes se sentirem unidos numa só voz, em um sentimento forte de fé coletiva.

O diferencial é que a letra não era religiosa, mas sim romântica. Elvis aqui canta sobre um homem apaixonado que tenta acalmar sua mulher amada, trazendo palavras de apoio, dizendo que tudo ficará bem, que ela não precisa se preocupar, basta apenas dar as mãos. Elvis, o bom samaritano apaixonado, surgia claramente em versos como: "Basta deixar isso comigo / Nunca fique envergonhada / Basta me dar uma chance / Eu vou cuidar de tudo / Seus problemas vou compartilhar / Deixe que eu saiba e eu estarei lá / Eu vou ficar perto de você / Em qualquer lugar e em todo lugar". A cumplicidade apaixonada sugerida entre o casal ficava ainda mais clara em trechos como "Seja sincera comigo / Eu vou ser sincero com você / Eu estou tão apaixonado por você / Até não saber o que fazer". O ritmo é cadenciado, trazendo até um sentimento também do bom e velho blues. Ou seja, uma verdadeira mistura de ritmos e intenções. Nada mais típico em se tratando de Elvis Presley.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário