quinta-feira, 13 de maio de 2010

Elvis Presley - Elvis (1973) - Parte 1

Esse álbum "Elvis" de 1973 foi o primeiro de estúdio a ser lançado após o sucesso do "Aloha From Hawaii". A trilha sonora do especial de TV via satélite vendeu muito, chegou ao primeiro lugar das paradas e foi um marco na carreira e na discografia de Elvis. Assim havia um clima de fim de festa quando esse disco chegou timidamente nas lojas de discos.em julho daquele ano. A RCA Victor não trabalhou muito por sua divulgação e em razão disso nenhuma das faixas chegou a se tornar um grande sucesso. Era mais uma vez a velha estratégia de reunir gravações esparsas, que estavam arquivadas, para compor um novo título do cantor no mercado.

O curioso é que a RCA resolveu chamar o disco apenas de "Elvis". O problema é que já havia um álbum com esse nome, justamente o segundo da discografia do cantor, lançado em 1956. Por isso ao longo do tempo os próprios fãs acabaram apelidando esse álbum de "The Fool Album", por causa da primeira faixa do lado A, que foi a que teve maior repercussão nas estações de rádio da época. Nada de muito espetacular, foi um sucesso tímido e limitado, como tudo o que dizia respeito a esse LP. Curiosamente a direção de arte que iria ser usada no "Aloha" foi reaproveitada aqui. É uma capa mais bonita do que a do próprio disco oficial do show no Havaí, que para muitos pegou Elvis em um ângulo ruim.

Pois bem, "Elvis" (1973) apresentava dez faixas, o que iria se tornar padrão nessa fase da carreira de Elvis. Ao longo dos anos seus álbuns traziam geralmente 12 músicas (ou até mais em certos casos), mas como Elvis já não vinha mais entrando tanto em estúdio como antigamente a RCA resolveu limitar o número de músicas para dez. Afinal com os problemas que ele vinha enfrentando na sua vida pessoal, a RCA não apostava mais em maratonas de gravações como havia acontecido no começo da década de 1970. Agora as coisas pareciam bem mais complicadas. Elvis sempre surgia com alguma desculpa para não ir gravar. Assim a RCA começou a literalmente economizar em seus novos lançamentos.

O álbum começava com a já citada "Fool". Os primeiros versos soavam tão pessoais que a letra poderia mesmo ter sido composta pelo próprio Elvis. Numa reflexão de arrependimento ele cantava: "Tolo, você não tinha que machucá-la / Tolo, você não tinha que perdê-la / Tolo, você tinha somente que amá-la / Mas agora o amor dela acabou...". Era bem óbvio que Elvis se identificava com esses versos. Ele se culpava de certo modo pelo fim de seu casamento com Priscilla, se colocando como um homem que errou em seu relacionamento, que não foi tão presente e amoroso como deveria ter sido... Um aspecto curioso é que depois do fim do casamento com Priscilla os discos de Elvis iriam apresentar músicas cada vez mais melancólicas, tristes, diria até mesmo depressivas. Tudo fruto do terrível momento emocional pelo qual ele vinha passando.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário