segunda-feira, 24 de maio de 2010

Elvis Presley - Elvis Today - Parte 4

Para muitos fãs de Elvis a melhor música desse álbum é a romântica "And I Love You So". Não tiro a razão de quem pensa assim. Certamente a canção é uma das melhores do álbum, uma gravação tecnicamente perfeita, com Elvis colocando toda a emoção em sua performance. O produtor Felton Jarvis também caprichou, colocando instrumentos adicionais, embelezando ainda mais a faixa. Também seguia sendo uma das preferidas de Elvis, a tal ponto que ele a cantou várias vezes no palco durante suas turnês dos anos 70.

Essa música romântica só não fez maior sucesso na voz de Elvis porque ela havia sido recentemente gravada por outro cantor da RCA, Perry Como, que inclusive deu seu nome como título para seu LP. Composta pelo cantor e compositor folk Don McLean, a música já havia de certa forma esgotado seu potencial de virar um hit nas rádios. Elvis sabia que ela não iria se tornar um sucesso na sua voz, mas a gravou simplesmente porque a considerava uma bela melodia. Melhor para seus fãs, pois o cantor legou para eles uma de suas melhores interpretações nessa fase final de sua carreira.

"Pieces Of My Life" também tinha um excelente arranjo. Essa música era seguramente uma das mais tristes do disco, por causa de sua harmonia e sua letra. Essa era uma conversa ou melhor dizendo, um momento de confissão, de um homem que olhava para seu passado e seu presente e não se orgulhava dele. O primeiro estrofe deixava bem claro que o autor está em uma espécie de bordel, bebendo e se lamentando da decadência moral de sua vida.

Os versos são de lamento e arrependimento, como no começo da canção onde Elvis canta frases como essas: "Um copo de vidro cheio de whiskey / E mulheres que eu nunca conheci muito bem /  Deus, as coisas que eu tenho visto e feito / A maioria delas eu ficaria envergonhado de dizer / Eu não sei como isto começou / Mas é isto que faz de um homem, "um homem" - eu acredito! / Agora eu estou agarrado ao "nada", tentando esquecer do resto". Provavelmente algum jornalista mais desavisado deve ter ouvido essa música e chegado na "brilhante" conclusão de que Elvis era um alcoólatra, como muitas vezes li em matérias publicadas por ai. Nada mais longe da verdade. Puro fruto de desinformação e ignorância da chamada "grande imprensa".

Pablo Aluísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário