sábado, 22 de maio de 2010

Elvis Presley - Promised Land - Parte 4

"It's Midnight"  é a mais bela música romântica desse disco. Para alguns a canção pode até soar melancólica e triste em doses excessivas, mas particularmente gosto muito. Além disso é uma letra que tem muito a ver com o próprio Elvis. Não é segredo para ninguém que ele sofria de insônia desde a juventude. Isso o levava a ficar muitas horas acordado durante à noite, enquanto todos estavam dormindo. É uma situação solitária por si mesma. Algo que Elvis poderia se identificar facilmente.

As coisas pioravam ainda mais quando se sabe que Elvis não conseguia esquecer Priscilla. Certo, ele sempre tinha uma mulher por perto, em especial Linda, mas nem isso parecia acalmar seu lado emocional, algo que fica bastante claro em versos como esses: "Eu deveria tentar dormir / Descansar a minha cabeça e tentar esquecer você / Oh mas é meia-noite e eu sinto a sua falta!". Então podemos imaginar Elvis revirando em sua cama, tentando dormir, mas sem conseguir, sempre pensando na ex-esposa, na traição que sofreu, no novo relacionamento dela. Certamente era uma situação aflitiva para Elvis. Isso talvez explique também o constante uso de remédios para dormir em doses cada vez maiores ao longo dos anos. Não deve ter sido fácil.

E então vem de certa forma o pedido de ajuda, o pedido de socorro em "Help Me". É curioso porque essa canção, com seu bom ritmo gospel e boa performance vocal de Elvis, nunca me deixou um sentimento de melancolia. Ao invés disso sempre achei seu ritmo de bom astral, de boa índole. Elvis a usou bastante ao vivo, coisa rara em se tratando de músicas desse álbum. No geral ele gravou as faixas aqui em estúdio e depois não as utilizou em sua agenda de concertos. "Help Me" é uma exceção. Inclusive ela surgiria novamente em sua discografia no disco gravado ao vivo em Memphis, aquele mesmo que trazia a mansão Graceland na capa.

A letra é uma confissão, ou melhor dizendo, um diálogo com Deus. Elvis canta com o coração aberto em versos diretos como esses: "Senhor, ajude-me a caminhar / Outra milha, só mais uma milha / Estou cansado de andar sozinho / Senhor, ajude-me a sorrir / Outro sorriso, só mais um / Eu sei que não posso fazer isso sozinho". E ele continua, admitindo que já não pode mais resolver tudo sozinho, por ele mesmo: "Eu nunca pensei que precisasse de ajuda antes / Eu pensei que eu poderia fazer as coisas sozinho / Agora eu sei que eu não aguento mais / Com um coração humilde, de joelhos / Eu estou implorando, por favor, me ajude!". Eis aqui uma mensagem bem sincera por parte de Elvis. Juntando seu lado mais religioso com a coonfissão de seus anseios, medos e angústias. Ficou tudo muito sincero e bonito.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário