terça-feira, 11 de maio de 2010

Elvis Presley - Aloha From Hawaii - Parte 3

Sempre considerei o som do disco original (vinil americano de 1973) muito abafado. Depois pensei que poderia ser um problema de prensagem da época. As edições posteriores do álbum, tanto em vinil como em CD, porém confirmaram as minhas suspeitas de que na verdade a gravação original é que apresentou falhas. Acredito que a acústica do lugar onde o concerto foi realizado não contribuiu para uma sonoridade melhor. Também pode ter sido algo relacionado ao equipamento de gravação da RCA Victor.

De uma forma ou outra o problema se ouve em todas as faixas, mas fica ainda mais evidente em "Something" de George Harrison. A canção, como todos sabemos, foi lançada no disco "Abbey Road" dos Beatles em 1969. A interpretação de Elvis é boa, mas poderia ter sido mais realçada se o arranjo fosse mais simples, sem tantos exageros, principalmente nos metais. O ponto positivo é que a performance por parte de Elvis demonstrava bem que ele gostava bastante do som dos Beatles, não prosperando aquela velha lenda de que ele tinha uma rixa pessoal com o quarteto inglês.

Já a versão de "You Gave Me a Mountain" de Marty Robbins era o extremo oposto de "Something". Enquanto o clássico dos Beatles ficaria melhor sem tanta orquestração, essa outra necessitava mesmo de um arranjo glamoroso, excessivo, bem de acordo com a letra que era por si só bem dramática e pomposa. A música nunca foi lançada em versão de estúdio na discografia oficial de Elvis. A versão ao vivo acabou sendo a oficial  E a do Aloha é seguramente uma das melhores do cantor, no palco.

O clássico "Johnny B. Goode" de Chuck Berry também foi levado ao repertório do show, justamente para lembrar a todos que Elvis Presley havia sido um dos maiores nomes do surgimento do rock nos Estados Unidos. Primeira geração roqueira, os pioneiros. O destaque vai obviamente para James Burton recriando o famoso solo de guitarra do mestre Berry. Um dos grandes hinos da história do rock porém nunca foi gravada por Elvis em estúdio. Acredito que Elvis sabia que a música era por demais associada a Berry, por isso a utilizou apenas como destaque em concertos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário