domingo, 20 de maio de 2007

Palavras ao Vento

A história do filme se passa no Texas, durante a década de 1950. Uma poderosa família, dona de poços de petróleo da região, enfrenta todos os tipos de problemas familiares. Kyle Hadley (Robert Stack) é um sujeito irresponsável, com problemas de alcoolismo, sempre se envolvendo em situações constrangedoras para sua família. Lucy Moore Hadley (Lauren Bacall) é uma mulher indecisa, com muitos problemas emocionais. Já Mitch Wayne (Rock Hudson) é um jovem comprometido com seu trabalho, desejando subir na vida.

Muito interessante esse filme. Douglas Sirk tinha fama de dirigir seus filmes com a mão pesada, transformando muitos deles em tremendos dramalhões. Bem, isso não acontece tanto aqui - pelo menos não é dos seus trabalhos mais melodramáticos. O roteiro obviamente traz uma série de intrigas envolvendo traições, amores impossíveis e relações familiares escandalosas. Mesmo com tantos ingredientes pesados achei o resultado final muito bom, nada martirizante. Embora seja estrelado por Rock Hudson no auge de sua popularidade, é fácil constatar que aqui ele levou uma rasteira em cena.

Isso porque ninguém consegue brilhar mais no filme do que o ator Robert Stack. Além de seu personagem ser muito bom (um playboy com problemas de alcoolismo e irresponsável), Stack dá show em todos os momentos em que aparece, ofuscando completamente a estrela de Hudson. Em segundos ele vai da fúria ao arrependimento, da infantilidade à maldade. Confesso que nunca tinha assistido nada dele nesse nível. Aliás o conhecia mais pelo papel de Eliot Ness no seriado televisivo "Os Intocáveis" (que passou há muitos anos nos domingos à noite na Globo). Aqui Stack mostra que realmente era ótimo em cena, pois seu personagem em nada lembra o famoso policial que o tornou famoso. Por fim mais uma coisa me fez gostar muito de "Palavras ao Vento": seu maravilhoso clima vintage. Filmado em plenos anos 50 (minha década preferida), o filme desfila em sua bela produção grandes carrões, ótimos figurinos e até jukeboxes que são a cara dos 50´s, tudo o que eu definitivamente adoro. Então é isso, para quem gosta de clássicos dramáticos "Palavras ao Vento" é uma ótima opção.

Palavras ao Vento (Written on the Wind, Estados Unidos, 1956) Direção: Douglas Sirk / Elenco: Rock Hudson, Robert Stack, Lauren Bacall, Dorothy Malone / Sinopse: Em “Palavras ao Vento”, o cineasta Douglas Sirk tece um quadrado amoroso entre quatro pessoas ligadas a uma família milionária do ramo do petróleo. Dois são integrantes da família Hadley: Kyle (Robert Stack) é um playboy alcoólatra, e Marylee (Dorothy Malone), uma ninfomaníaca. Marylee ama Mitch Wayne (Rock Hudson), espécie de filho adotivo da família, e o homem que toca os negócios da empresa. Ele é o protótipo do homem perfeito: bonito, respeitoso, inteligente e sincero. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Dorothy Malone). Também indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Robert Stack) e Melhor Música ("Written on the Wind" de Victor Young).

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.3

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir