segunda-feira, 28 de maio de 2007

James Dean


Sobre a razão do sucesso de James Dean o ator Gary Cooper, outro ídolo de Hollywood, declarou: "James Dean desencadeia um complexo maternal em todas as mulheres jovens. Seus papéis de adolescentes angustiados, ameaçados, cercados por todos os tipos de demônios interiores, levam a juventude de hoje a se identificar com ele.". Cooper, um dos grandes mitos do western americano, sabia reconhecer plenamente um fenômeno cinematográfico quando se deparava com um pela frente.


Uma rara foto de James Dean de óculos, tirada em uma lanchonete de Nova Iorque. O ator, poucos sabiam na época, era míope e não enxergava muito bem. Tentando manter isso na surdina Dean jamais deixava que o fotografassem de óculos quando estava em Los Angeles filmando alguns de seus filmes. O problema visual o acompanhava desde muito cedo, já na adolescência Dean enfrentou problemas para entrar no time de basquete da escola justamente por causa dos óculos. Depois foi aconselhado por seu oftalmologista a ter cuidado redobrado quando andava de moto na sua cidadezinha em Indiana.


James Dean acende um cigarro e faz pose cool em Los Angeles. Uma das maiores paixões do ator também seria sua ruína. Apaixonado por carros esporte e velocidade, Dean sofreria um acidente fatal no volante de um Porsche 356 Super Speeder, um carro ideal para pistas de corrida, mas não tão adequado para estradas. Numa delas o ator não seria visto por um jovem que dirigia o caminhão de seu pai. O Porsche de Dean era cinza, rebaixado, e no raiar do sol poderia ser facilmente confundido com o asfalto da pista. Esse foi um dos fatores para a batida de seu veículo em um encruzilhamento na Califórnia. Dean tinha apenas 24 anos e sua morte o transformaria em um dos maiores mitos da história do cinema americano.


O Jeans de James Dean 
Um dos aspectos mais curiosos sobre James Dean foi que ele se tornou um dos primeiros atores de Hollywood a adotar um figurino mais casual, do dia a dia. Ao contrário dos demais astros que se vestiam socialmente, com elegantes calças sociais e camisas de marca, Dean usava uma roupa comum, do homem normal, do trabalhador e operário. O uso de Jeans se tornou uma de suas marcas registradas. A calça jeans até então era quase exclusiva da classe trabalhadora, dos mineradores da Califórnia e não algo que se esperasse ver numa estrela de Hollywood. James Dean jogou fora as convenções sociais e adotou como estilo o uso dessa vestimenta que logo após se tornaria uma espécie de fardamento de toda a juventude, estudantes e a moçada em geral. Como se vê o mito James Dean não se resumiu apenas ao cinema, sua influência foi muito além disso.


Na foto o ator James Dean tira uma onda com uma corda durante as filmagens de "Assim Caminha a Humanidade" (Giant, EUA, 1955) no calor ardente do Texas. Dean parecia ter herdado o espírito mórbido do poeta Lord Byron. Sua mãe era fã dessas poesias e por essa razão resolveu batizar seu filho de James Byron Dean. Ela morreu muito cedo e Dean foi criado pelos tios, uma vez que seu pai se casou novamente e nessa nova vida não parecia haver mais espaço para o pequeno Jimmy. Em um dos textos encontrados após sua morte o próprio Dean parece pensar sobre o fato de ter se tornado órfão tão cedo em sua vida. Numa conversa imaginária com a mãe ele chegou a perguntar: "O que você esperava que eu fizesse após você partir tão cedo?"

Pablo Aluísio. 

Um comentário: