domingo, 1 de novembro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Quando a Mulher se Atreve
A Heroína do Texas
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
O Último Desejo
A Repossuída
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Nos Tempos do VHS - Jean-Claude Van Damme
Deixa Ela Entrar
sábado, 22 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Elvis Presley - Discografia Americana 1961
Elvis Presley - Discografia Americana 1961
Um ano em que Elvis lançou apenas dois álbuns e quatro singles. Curiosamente foi um ano em que Elvis também obteve grandes êxitos comerciais, na vendas de seus discos. "Something For Everybody", seu primeiro álbum do ano, alcançou o primeiro lugar na Billboard. "Blue Hawaii" (com a trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano") também chegou ao topo da Billboard, se tornando o LP mias vendido de toda a carreira de Elvis até aquela ocasião, com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. E o sucesso se repetiu nos singles, com todos eles premiados com disco de ouro ou platina. Um compacto duplo, com músicas gravadas no ano anterior completou a lista. Esse compacto recebeu o nome de "Elvis by Request". Segue abaixo a relaçao de toda a discografia de Elvis Presley lançada nos Estados Unidos no ano de 1961.
Something For Everybody (1961)
THERE'S ALWAYS ME / GIVE ME THE RIGHT / IT'S A SIN / SENTIMENTAL ME / STARTING TODAY / GENTLY / I'M COMIM HOME / IN YOUR ARMS / PUT BLAME ON ME / JUDY / I WANT WITH ME / I SLEEPED, I STUMBLED, I FEEL
Single extraído deste disco:
There's Always Me / Judy (1967)
Blue Hawaii (1961)
BLUE HAWAII / ALMOST ALWAYS TRUE / ALOHA OE / NO MORE / CAN'T HELP FALLING IN LOVE / ROCK-A-HULA BABY / MOONLIGHT SWIM / KU-U-I-PO / ITO EATS / SLICIN' SAND / HAWAIIAN SUNSET / BEACH BOY BLUES / ISLAND OF LOVE / HAWAIIAN WEDDING SONG
Single extraído deste disco:
Can't Help Falling in Love / Rock a Hula Baby (1961)
Relação de singles 1961:
Surrender / Lonely Man
I feel So Bad / Wild in the Country
His Latest Flame / Little Sister
Can't Help Falling in Love / Rock a Hula Baby
Relação de EPs (compacto duplo):
Elvis By Request (1961)
Flaming Star / Summer Kisses Winter Tears
Are You Lonesome Tonight? / Tt's Now Or Never
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Elvis Sails
Que Elvis Presley foi um dos maiores vendedores de discos durante a década de 1950 ninguém tem dúvidas. Agora que até entrevistas do cantor eram lançados em vinil para faturar em cima de seu nome, disso poucos tem conhecimento. “Elvis Sails” foi um dos produtos mais sui generis da história da indústria fonográfica dos EUA. Lançado em novembro de 1958, chamou atenção por ser um disco sem igual na longa lista de itens da discografia de Elvis Presley. Não havia músicas nele, mas apenas entrevistas de Elvis antes, durante e após sua partida para a distante Alemanha Ocidental na Europa.
Era um single (por mais estranho que isso possa parecer) e trazia no lado A uma parte da entrevista coletiva que Elvis deu no Brooklyn Army Terminal em 22 de setembro de 1958. Ele estava prestes a embarcar para prestar serviço militar na cortina de ferro. Já o Lado B trazia a entrevista que o cantor deu para Pat Hernon na biblioteca do navio USS Randall durante a longa viagem até a base americana onde iria ficar estacionado com sua tropa. As entrevistas, de maneira em geral, trazem apenas perguntas e respostas sobre amenidades e não tocam em assuntos polêmicos. Por isso não espere qualquer grande revelação ou postura política por parte de Elvis. Não era de seu feitio polemizar em ocasiões como essa.
Mais curiosa ainda era a contracapa de “Elvis Sails” trazendo um calendário do ano de 1959 onde o fã poderia acompanhar todos os detalhes e datas importantes não só da vida de Elvis (como por exemplo o mês em que ele se formou no colégio) como também fatos que marcariam o ano de 1959 para o cantor (a data em que chegaria na Alemanha, estaria de volta aos EUA, etc). “Elvis Sails” não obteve qualquer classificação digna de nota nas paradas, o que era de se esperar, mas não se tornou um disco desprovido de valor.
Muitos DJs americanos usaram a entrevista em seus programas diários. Afinal o que não soaria muito bem numa vitrola particular, poderia muito bem se transformar numa boa opção durante um programa radiofônico. Como nunca foi relançado – em época alguma – o disquinho original também acabou virando uma cobiçada peça de colecionador. Nesse mundo de itens discográficos de Elvis, ele é dos mais valorizados, pois como vendeu pouco na época, poucos fãs o possuem em sua coleção. Além disso por ser um lançamento tão único e singular se torna ainda mais valioso. Afinal foi o único vinil de entrevistas de Elvis Presley. Por isso se algum dia topar com algum exemplar de “Elvis Sails” por aí, não perca a oportunidade de adquirir pois pode se tornar um bom investimento para você no futuro.
Elvis Presley – Elvis Sails (1958)
Side 1: Press Interview with Elvis Presley (At Brooklyn Army Terminal, September 22, 1958)
Side 2: Elvis Presley's Newsreel Interview / Pat Hernon Interviews Elvis in the Library of the U.S.S. Randall at Sailing
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - FTD King Creole
Colocar todos aqueles músicos em sincronia realmente não foi um trabalho fácil dentro dos estúdios. Mas Elvis sabia lidar muito bem com esse tipo de situação. Como sempre Elvis usava o bom humor e a descontração dentro dos estúdios para aliviar a tensão e a ansiedade do grupo. As sessões de gravação foram realizadas nos estúdios da RCA Victor Radio Recorders, em West Hollywood, California em janeiro de 1958. Walter Scharf foi o produtor, acompanhado do engenheiro de som Thorne Nogar. Em fevereiro Elvis voltaria aos estúdios para alguns complementos e acabaria gravando uma nova música chamada "Danny" que acabou ficando de fora do álbum original, embora fosse uma bela balada, bem de acordo com o contexto do filme, uma vez que Danny era o nome de seu personagem.
Como escrevi, muita coisa se perdeu dessas sessões. A RCA não teve o cuidado de guardar grande parte do material descartado na época. E o que sobreviveu das sessões de King Creole? Pouca coisa realmente. As sessões foram longas e exaustivas e era de se supor que muita coisa fosse realmente gravada, mas grande parte das fitas originais foram simplesmente perdidas ou apagadas, não se sabe ao certo. Assim além das versões oficiais que conhecemos sobrou pouca coisa e esse FTD King Creole retrata bem isso. Para compensar a falta de material o selo resolveu apostar numa edição caprichada com um livro recheado de fotos (algumas inéditas) e muitas informações impressas. Direção de arte muito caprichada e bonita.
Claro que nada disso vai preencher a lacuna do que se perdeu mas dentro do possível é realmente o que podemos contar. Até mesmo “Danny”, a famosa música não usada na trilha, surge tímida. Aliás até hoje a exclusão de “Danny” do disco oficial causa debate. A canção não pode ser considerada uma das melhores coisas da trilha sonora, mas tem seus méritos, principalmente na vocalização do grupo de apoio de Elvis. Já a versão do filme de “As Long As I Have You” que ouvimos aqui é muito boa. A voz de Elvis praticamente sussurrada é um ponto alto, assim como “Lover Doll”, em versão bem simples, apenas com violão. De uma simplicidade cativante. Dois casos em que a simplicidade é tudo! Se as anteriores são caracterizadas pela singeleza o take 3 de King Creole peca pelo excesso. Há um exagero nos arranjos de metais ao fundo que torna a sonoridade estranha, pouco atrativa. Ainda bem que os produtores e Elvis perceberam isso e cortaram alguns instrumentos na versão oficial.
E o que dizer do take 18 de King Creole? Parece outra canção tal a mudança em sua velocidade. Os Jordanaires estão mais presentes e Elvis parece não levar nada muito a sério – lá pela metade da gravação ele percebe que aquela melodia certamente não tinha nada a ver mesmo. Esse registro é curioso mas foi descartado logo. É um take alternativo que definitivamente não deu certo. O CD se encerra com a “Alma Mater” Steadfast, Loyal And True. Muita gente não gosta dessa música, mas em minha opinião ela foi salva pela ternura e inocência típicas da década de 1950. Enfim, é isso. Quem sabe um dia a sessão completa não venha a surgir por aí. Possa ser que os tais registros perdidos ainda existam. Aqui vale a máxima: “A esperança é a última que morre!”.
Elvis Presley - FTD King Creole
Original Album: 1 King Creole – take 13 / 2 As Long As I Have You – take 10 / 3 Hard Headed Woman – take 10 / 4 Trouble – take 5 / 5 Dixieland Rock – take 14 / 6 Don't Ask Me Why – take 12 / 7 Lover Doll - take 7 / 8 Crawfish – take 7 / 9 Young Dreams – take 8 / 10 Steadfast, Loyal And True / 11 New Orleans – take 5 / Material Bonus: 12 Danny – take 10 / 13 As Long As I Have You – (movie version) – take 4 / 14 Lover Doll (undubbed EP master) – take 7 / 15 King Creole (First version) - take 3 –16 Steadfast, Loyal And True (First version) – take 6 / 17 As Long As I Have You (unused movie version) – take 8 / 18 King Creole (First version) – take 18 / 19 Steadfast, Loyal And True (undubbed version).
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Tupelo's Own
Ao assistirmos o concerto de Elvis percebemos algumas coisas interessantes. Em nossa época atual o nível de tecnologia que está presente nos palcos dos grandes astros chega a ser assustadora. Telões gigantes, sistema de sons controlados pelos mais modernos equipamentos de informática, equipamentos de luz que impressionam. E na década de 50 o que havia para ajudar o artista no palco? Basta assistir esse documentário para entender que naquela época o cantor tinha apenas a si mesmo e sua banda para fazer uma boa apresentação. Elvis surge em um palco de madeira, pouco acima do público, que inclusive fica a um braço de distância dele! O som é praticamente constituído de alto falantes rústicos, alguns com fios expostos! Até uma cadeirinha de madeira se visualiza no palco para colocar as caixas acústicas em cima! A RCA para se promover ainda mandava colocar um boneco de Nipper, seu cachorrinho símbolo, ao lado de Elvis! Enfim, a diferença daquela época para a atual é simplesmente abissal. O artista tinha seu talento e o público logo ali na sua frente. Hoje muitos cantores contam inclusive com uso de playback, pois para falar a verdade muitos nem sabem cantar de fato. Com Elvis nada disso existia. Era talento cru, ao alcance de todos, quem não tinha talento simplesmente não havia como seguir em frente. Tupelo´s Own é uma aula sobre isso. Sobre um tempo em que ou você tinha talento de fato ou estava fora do negócio. Para finalizar é bom lembrar ao fã que de quebra ele leva trechos de outros concertos de Elvis no pacote. Algumas dessas apresentações estão representadas por imagens avulsas, de curta duração, mas que certamente servem de bom registro histórico dessa época na carreira de Elvis Presley. Assim considero “Tupelo´s Own” um DVD obrigatório na coleção dos fãs do cantor. Traz momentos raros, organizados na medida do possível. Não deixe de adquirir esse item.
Elvis Presley – Tupelo´s Own (EUA, 2007) Tupelo Welcomes Home Elvis Presley / Tupelo’s Own Elvis Presley / Song Performances: 1. Heartbreak Hotel 2. Long Tall Sally 3. Presentation to the City 4. I Was The One 5. I Want Need Love You & I Got a Woman 6. Don’t Be Cruel 7. Hound Dog / Tupelo Evening Show Clip / Original Fox Movie tone News Reel 1956 / Elvis in Tupelo 1957 / Audio Tracklisting: Total running time 51.13 Afternoon Show: 01 Heartbreak Hotel 02 Long Tall Sally 03 Presentation Key To The City 04 I Was The One 05 I Want You, I Need You , I Love You 06 Announcement 07 I Got a Woman 08 Don't Be Cruel 09 Ready Teddy 10 Love Me Tender 11 Hound Dog Evening Show: 12 Love Me Tender 13 I Was The One 14 I Got a Woman 15 Dialogue 16 Don't Be Cruel 17 Blue Suede Shoes18 18 Dialogue 19 Baby, Let's Play House 20 Hound Dog 21 Dialogue.
Pablo Aluísio.