Baseado em fatos reais, o filme "Experimenter" narra parte da história do professor de psicologia Stanley Milgram (Peter Sarsgaard). Pesquisador respeitado que chegou a lecionar nas prestigiadas universidades de Yale e Harvard, ele desenvolveu uma experiência muito interessante na década de 1960. Milgram estava curioso para entender como pessoas civilizadas, cultas e com valores morais e religiosos, aceitaram participar dos horrores do holocausto nazista durante a II Guerra Mundial. Como o povo alemão, um dos mais desenvolvidos da Europa, aceitou a morte sistemática e em ritmo industrial de milhões de judeus executados em campos de concentração? Para Milgram apenas sondando a mente humana se conseguiria chegar numa resposta a essa dúvida. Ele então criou uma experiência. Usando uma falsa máquina de dar choques ele colocou pessoas comuns recebendo ordens superiores para dar choques em outras pessoas que supostamente erravam as perguntas que lhes eram feitas em um laboratório. Cada resposta errada deveria ser motivo para dar choques elétricos naqueles que não acertavam as respostas. Milgram queria provar que o ser humano tem uma tendência natural para aceitar ordens vindas de seus superiores, por mais absurdas e imorais que fossem.
Depois de realizar os testes Milgram publicou um livro que até hoje é referência dentro da psicologia humana. Com seu experimento ele provou que a imensa maioria dos que foram expostos à experiência realmente aceitavam cumprir ordens superiores, mesmo que essas fossem em última análise para torturar alguém. O livro causou grande debate em seu lançamento e até hoje segue sendo estudado e analisado. Ele trazia finalmente uma justificativa científica sobre os meandros psicológicos que tornaram possível coisas horrendas como o holocausto nazista. Também provou que esse tipo de situação independeria do país e da cultura onde se desenvolveria, pois seus testes foram realizados em americanos, vivendo em um país democrático e com plena liberdade individual. A história, como se pode perceber, já é por demais interessante. A narração também é muito curiosa, colocando o protagonista fazendo pequenas intervenções, falando diretamente com o público espectador, criando uma intimidade que só trouxe aspectos positivos ao filme como um todo. Há também uso de cenários estilizados, como se estivéssemos dentro da mente de Milgram, compartilhando seus pensamentos mais íntimos. O elenco também está ótimo, com destaque para o sempre competente Peter Sarsgaard, aqui contracenando com a sumida Winona Ryder (fazia anos que ela não aparecia com uma atuação de destaque). Então é isso. Temos aqui um filme muito bom, com roteiro muito bem escrito, ótimos diálogos e um argumento inteligente e sagaz. Ideal para acadêmicos e estudantes de psicologia e ciências correlatas em geral. Está mais do que indicado.
Experimentos (Experimenter, Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Almereyda / Roteiro: Michael Almereyda / Elenco: Peter Sarsgaard, Winona Ryder, Taryn Manning, Lori Singer, John Leguizamo, Anthony Edwards / Sinopse: Stanley Milgram (Peter Sarsgaard) é um pesquisador que resolve fazer uma experiência com pessoas comuns para compreender os mecanismos psicológicos que tornaram possível o holocausto nazista. A intenção passa a ser como entender a mente de uma pessoa que aceita receber ordens para infringir dores físicas e psicológicas em outras pessoas, sem qualquer justificativa mais convincente para isso. Filme vencedor do Los Angeles Film Festival na categoria de Melhor Direção (Michael Almereyda). Também indicado ao Gotham Independent Film Award na categoria de Melhor Ator (Peter Sarsgaard).
Pablo Aluísio.
sábado, 5 de dezembro de 2015
Tangerine
O cinema mais comercial americano anda muito estagnado e saturado. Nada de muito novo tem surgido nos últimos tempos. Assim o cinéfilo que esteja esgotado das mesmas velhas fórmulas pode optar por procurar filmes interessantes dentro do circuito mais independente. Uma boa dica é sempre ficar atento no que acontece no Sundance Festival do ator Robert Redford. A proposta dele sempre foi revelar novos talentos e lançar luzes sobre filmes menores que dificilmente encontrariam espaço dentro do circuito comercial das salas de exibição. Esse "Tangerine" não chega a ser um grande filme em nenhum momento, mas pelo menos sai do convencional do que estamos acostumados a ver por aí. O roteiro é do estilo mosaico, onde várias histórias paralelas são contadas até que elas acabem se encontrando no desfecho final do enredo. As duas principais linhas narrativas mostram a rotina de um taxista armênio em Los Angeles e de uma travesti que perde a cabeça quando descobre que seu namorado teve um caso com uma prostituta enquanto ela estava presa. O sujeito também atua como seu cafetão. Como se pode perceber o diretor Sean Baker procurou explorar a vida de pessoas comuns, algumas também marginalizadas pela sociedade.
O taxista imigrante tem dois lados. Com a esposa e a filha se revela um bom homem, trabalhador e honesto. Já lá fora, quando está de serviço pelas ruas de Los Angeles, ele não consegue conter seu vício de sair com travestis, o que lhe trará muitos problemas. Um dos aspectos que mais me chamaram a atenção nesse filme foi sua proposta de revelar o lado mais sórdido da cidade dos anjos. Os cinéfilos, por exemplo, vão ter aquele gostinho de melancolia ao se depararem com a outrora gloriosa calçada da fama, onde os nomes dos grandes mitos da história do cinema foram supostamente imortalizados. Infelizmente o que no passado representou uma era de ouro de Hollywood hoje em dia não passa de mais um ponto de prostituição de prostitutas e travestis. Pois é, a tão celebrada Hollywood definitivamente já não é mais a mesma de seus tempos áureos.
Tangerine (Tangerine, Estados Unidos, 2015) Direção: Sean Baker / Roteiro: Sean Baker, Chris Bergoch / Elenco: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor, Karren Karagulian, Katja Kassin / Sinopse: Na véspera de natal um grupo de pessoas marginalizadas de Los Angeles, como taxistas, prostitutas e travestis procuram por algum tipo de redenção pessoal em suas caóticas vidas. Filme indicado aos prêmios da Independent Spirit Awards, Deauville Film Festival, London Film Festival e Sundance Festival.
Pablo Aluísio.
O taxista imigrante tem dois lados. Com a esposa e a filha se revela um bom homem, trabalhador e honesto. Já lá fora, quando está de serviço pelas ruas de Los Angeles, ele não consegue conter seu vício de sair com travestis, o que lhe trará muitos problemas. Um dos aspectos que mais me chamaram a atenção nesse filme foi sua proposta de revelar o lado mais sórdido da cidade dos anjos. Os cinéfilos, por exemplo, vão ter aquele gostinho de melancolia ao se depararem com a outrora gloriosa calçada da fama, onde os nomes dos grandes mitos da história do cinema foram supostamente imortalizados. Infelizmente o que no passado representou uma era de ouro de Hollywood hoje em dia não passa de mais um ponto de prostituição de prostitutas e travestis. Pois é, a tão celebrada Hollywood definitivamente já não é mais a mesma de seus tempos áureos.
Tangerine (Tangerine, Estados Unidos, 2015) Direção: Sean Baker / Roteiro: Sean Baker, Chris Bergoch / Elenco: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor, Karren Karagulian, Katja Kassin / Sinopse: Na véspera de natal um grupo de pessoas marginalizadas de Los Angeles, como taxistas, prostitutas e travestis procuram por algum tipo de redenção pessoal em suas caóticas vidas. Filme indicado aos prêmios da Independent Spirit Awards, Deauville Film Festival, London Film Festival e Sundance Festival.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
Os Últimos Dias na Terra
Título no Brasil: Os Últimos Dias na Terra
Título Original: Z for Zachariah
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Suíça, Nova Zelândia
Estúdio: Lionsgate
Direção: Craig Zobel
Roteiro: Nissar Modi, baseado no livro de Robert C. O'Brien
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Chris Pine, Margot Robbie
Sinopse:
Após um desastre nuclear a humanidade está prestes a ser extinta. O planeta está contaminado. Poucas regiões escaparam dessa tragédia. Uma delas se encontra em um pequeno vale onde vive sozinha Ann Burden (Margot Robbie). Ela tira sua sobrevivência da pequena fazenda que herdou do pai. Lá encontra alimentos, água potável e abrigo. Ann não tem notícias sobre o que aconteceu no mundo, porém consegue com certa tranquilidade levar em frente sua vida. Um dia ela é surpreendida com a chegada de John Loomis (Chiwetel Ejiofor), um engenheiro que sobreviveu ao holocausto por estar em um bunker subterrâneo. Pouco tempo depois também surge o jovem Caleb (Chris Pine), outro que também conseguiu escapar da tragédia. Agora eles terão que aprender a sobreviver juntos na fazenda, mesmo com toda a tensão sexual que logo se instala entre o trio.
Comentários:
Dois homens, uma mulher e um mundo devastado pelo desastre nuclear. Esse é o núcleo do enredo desse filme pós-apocalíptico chamado "Os Últimos Dias na Terra". Apesar do estilo já ser bem conhecido do grande público não vá esperando por algo parecido como "Mad Max" ou filmes semelhantes. O apocalipse nuclear serve apenas como pano de fundo. O que mais chama a atenção é o triângulo amoroso envolvendo os personagens do filme, que são apenas três na verdade, Ann, John e Caleb. Enquanto vão criando novas formas de sobrevivência naquela fazenda, que foi poupada pela contaminação da radiação nuclear, eles vão tentando se relacionar entre si. Ann é jovem, religiosa e tem uma personalidade um pouco juvenil demais para sua idade, fruto obviamente de sua pouca experiência de relacionamento com homens (seu pai era um pastor rígido que a prendia em casa e a proibia de namorar). John é um engenheiro negro, já bastante experiente pela idade que tem (ele é bem mais velho que Ann) que acaba descobrindo que terá que lutar pelo seu amor e atenção ao competir com Caleb (Chris Pine, o Capitão Kirk da nova franquia de "Star Trek"). Claro que sendo os poucos sobreviventes que restaram a jovem Ann terá que escolher um deles para se relacionar. Isso acaba criando uma tensão constante entre os homens. O final do filme é em aberto, dado a inúmeras interpretações. Cada espectador terá que decidir por ele mesmo sobre o que de fato aconteceu, quase como uma versão cinematográfica americana do drama de Capitu, imortalizado por Machado de Assis. Há também referências sutis ao velho testamento e ao Gênesis. Tudo tratado com extrema sutileza. No geral é um bom filme, só não vá esperando por algo que ele nunca foi. Não há efeitos especiais e nem cenas de ação. No fundo é apenas um drama de relações humanas e não uma ficção Sci-fi ao estilo apocalipse violento.
Pablo Aluísio.
Título Original: Z for Zachariah
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos, Suíça, Nova Zelândia
Estúdio: Lionsgate
Direção: Craig Zobel
Roteiro: Nissar Modi, baseado no livro de Robert C. O'Brien
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Chris Pine, Margot Robbie
Sinopse:
Após um desastre nuclear a humanidade está prestes a ser extinta. O planeta está contaminado. Poucas regiões escaparam dessa tragédia. Uma delas se encontra em um pequeno vale onde vive sozinha Ann Burden (Margot Robbie). Ela tira sua sobrevivência da pequena fazenda que herdou do pai. Lá encontra alimentos, água potável e abrigo. Ann não tem notícias sobre o que aconteceu no mundo, porém consegue com certa tranquilidade levar em frente sua vida. Um dia ela é surpreendida com a chegada de John Loomis (Chiwetel Ejiofor), um engenheiro que sobreviveu ao holocausto por estar em um bunker subterrâneo. Pouco tempo depois também surge o jovem Caleb (Chris Pine), outro que também conseguiu escapar da tragédia. Agora eles terão que aprender a sobreviver juntos na fazenda, mesmo com toda a tensão sexual que logo se instala entre o trio.
Comentários:
Dois homens, uma mulher e um mundo devastado pelo desastre nuclear. Esse é o núcleo do enredo desse filme pós-apocalíptico chamado "Os Últimos Dias na Terra". Apesar do estilo já ser bem conhecido do grande público não vá esperando por algo parecido como "Mad Max" ou filmes semelhantes. O apocalipse nuclear serve apenas como pano de fundo. O que mais chama a atenção é o triângulo amoroso envolvendo os personagens do filme, que são apenas três na verdade, Ann, John e Caleb. Enquanto vão criando novas formas de sobrevivência naquela fazenda, que foi poupada pela contaminação da radiação nuclear, eles vão tentando se relacionar entre si. Ann é jovem, religiosa e tem uma personalidade um pouco juvenil demais para sua idade, fruto obviamente de sua pouca experiência de relacionamento com homens (seu pai era um pastor rígido que a prendia em casa e a proibia de namorar). John é um engenheiro negro, já bastante experiente pela idade que tem (ele é bem mais velho que Ann) que acaba descobrindo que terá que lutar pelo seu amor e atenção ao competir com Caleb (Chris Pine, o Capitão Kirk da nova franquia de "Star Trek"). Claro que sendo os poucos sobreviventes que restaram a jovem Ann terá que escolher um deles para se relacionar. Isso acaba criando uma tensão constante entre os homens. O final do filme é em aberto, dado a inúmeras interpretações. Cada espectador terá que decidir por ele mesmo sobre o que de fato aconteceu, quase como uma versão cinematográfica americana do drama de Capitu, imortalizado por Machado de Assis. Há também referências sutis ao velho testamento e ao Gênesis. Tudo tratado com extrema sutileza. No geral é um bom filme, só não vá esperando por algo que ele nunca foi. Não há efeitos especiais e nem cenas de ação. No fundo é apenas um drama de relações humanas e não uma ficção Sci-fi ao estilo apocalipse violento.
Pablo Aluísio.
O Árbitro
Em condições normais de temperatura e pressão eu não assistiria a um filme assim. Afinal é uma comédia com pequenos toques de humor negro que mostra um ladrão que acaba se dando mal ao invadir uma casa. Acontece que o casal que lá mora é daqueles bem rixosos, que vivem de brigar sem parar um com o outro. Você provavelmente conhece algum casal assim, que faz da briga um esporte caseiro com novos ataques e ofensas a cada minuto. Uma chatice. Um roteiro assim certamente não iria empolgar ninguém, muito menos esse que lhe escreve, mas eis que há um pequeno detalhe que valeu a pena arriscar a ver esse "O Árbitro".
Confesso. A presença de Kevin Spacey foi o grande atrativo para locar esse filme (sim, assisti após uma locação de VHS, tempos jurássicos que não voltarão mais). Pois bem, como fã assumido do ator acabai arriscando e até que não me arrependi. Não é um filme excelente, nada disso, mas o fato de Spacey interpretar um marido com requintes de mordacidade me fizeram ir em frente. No final achei tudo bem satisfatório. Claro, há um jeitão de teatro filmado, afinal na maior parte do tempo temos apenas três personagens em um ambiente fechado. Mesmo assim valeu a experiência. Por essa época Kevin Spacey ainda não estava em lista negra de Hollywood e era celebrado por seu talento. O cara era realmente muito bom, se destacando até mesmo em comédias (quase) banais como essa!
O Árbitro (The Ref, Estados Unidos, 1994) Direção: Ted Demme / Roteiro: Marie Weiss, Richard LaGravenese / Elenco: Kevin Spacey, Denis Leary, Judy Davis / Sinopse: Um ladrão de casas comete o maior erro de sua vida ao entrar numa casa suburbana onde vive um casal que adora brigar por qualquer motivo, transformando a passagem do criminoso um verdadeiro inferno. Filme indicado ao Casting Society of America na categoria de Melhor Elenco - Comédia.
Pablo Aluísio.
Confesso. A presença de Kevin Spacey foi o grande atrativo para locar esse filme (sim, assisti após uma locação de VHS, tempos jurássicos que não voltarão mais). Pois bem, como fã assumido do ator acabai arriscando e até que não me arrependi. Não é um filme excelente, nada disso, mas o fato de Spacey interpretar um marido com requintes de mordacidade me fizeram ir em frente. No final achei tudo bem satisfatório. Claro, há um jeitão de teatro filmado, afinal na maior parte do tempo temos apenas três personagens em um ambiente fechado. Mesmo assim valeu a experiência. Por essa época Kevin Spacey ainda não estava em lista negra de Hollywood e era celebrado por seu talento. O cara era realmente muito bom, se destacando até mesmo em comédias (quase) banais como essa!
O Árbitro (The Ref, Estados Unidos, 1994) Direção: Ted Demme / Roteiro: Marie Weiss, Richard LaGravenese / Elenco: Kevin Spacey, Denis Leary, Judy Davis / Sinopse: Um ladrão de casas comete o maior erro de sua vida ao entrar numa casa suburbana onde vive um casal que adora brigar por qualquer motivo, transformando a passagem do criminoso um verdadeiro inferno. Filme indicado ao Casting Society of America na categoria de Melhor Elenco - Comédia.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
A Colina Escarlate
Em plena era vitoriana a jovem americana Edith Cushing (Mia Wasikowska) deseja se tornar escritora. Ela não quer ser apenas uma dondoca que vive às custas do dinheiro do pai, um industrial milionário. Romântica, acaba se apaixonando pelo inglês Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) sem saber que ele é na verdade um nobre arruinado que está sempre atrás de mulheres ricas para bancar seus projetos. Entre eles o de construir uma máquina a vapor que pretenderá usar na exploração de minas que pertencem à sua família há gerações. Depois da morte nada acidental do pai, Edith finalmente se casa com Thomas e vai morar com ele na distante e fria Inglaterra. Lá acaba conhecendo a antiga mansão da família Sharp, uma velha casa assustadora que guarda muitos segredos escabrosos entre suas centenárias paredes. Esse novo terror assinado pelo diretor Guillermo del Toro é uma clara tentativa de reviver os antigos filmes de terror ingleses, aqueles passados em casas mal assombradas.
A boa notícia é que ele conseguiu realizar um bom filme. Na verdade o que temos aqui é mais um terror psicológico do que o estilo mais sanguinário e violento que impera nos dias de hoje. Edith, uma típica heroína de romances góticos vitorianos, precisará escapar da armadilha mortal em que inocentemente se encontra. Thomas tem uma irmã abominável que demonstra ter uma relação doentia e obsessiva com o irmão. Esse nada mais é do que um dândi arruinado que corre atrás de sonhos de um passado que já não existe mais. A velha mansão inglesa em ruínas assume assim quase a personalidade de um personagem próprio dentro da trama, alguém que tenta avisar Edith do perigo que corre. Os fantasmas presentes na história (sim, eles estão lá para a alegria dos fãs de velhos filmes) não são necessariamente os vilões, agindo muitas vezes por motivos altruísticos e solidários. No final o espectador é presenteado com uma bela direção, boas atuações e uma direção de arte maravilhosa, sombria e assustadora nas medidas certas. Para assistir de noite, procurando sentir todo o clima criado por Del Toro. Um bom filme de terror com o sabor nostálgico daquelas antigas fitas inglesas de assombração.
A Colina Escarlate (Crimson Peak, Estados Unidos, Canadá, 2015) Direção: Guillermo del Toro / Roteiro: Guillermo del Toro, Matthew Robbins / Elenco: Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston / Sinopse: Jovem americana se apaixona por nobre inglês e vai morar com ele numa mansão decadente e sombria pertencente à sua família. Seu marido mora lá há anos e compartilha a velha casa ao lado de sua estranha e sinistra irmã. O que a jovem mal desconfia é que na realidade está entrando em uma armadilha mortal.
Pablo Aluísio.
A boa notícia é que ele conseguiu realizar um bom filme. Na verdade o que temos aqui é mais um terror psicológico do que o estilo mais sanguinário e violento que impera nos dias de hoje. Edith, uma típica heroína de romances góticos vitorianos, precisará escapar da armadilha mortal em que inocentemente se encontra. Thomas tem uma irmã abominável que demonstra ter uma relação doentia e obsessiva com o irmão. Esse nada mais é do que um dândi arruinado que corre atrás de sonhos de um passado que já não existe mais. A velha mansão inglesa em ruínas assume assim quase a personalidade de um personagem próprio dentro da trama, alguém que tenta avisar Edith do perigo que corre. Os fantasmas presentes na história (sim, eles estão lá para a alegria dos fãs de velhos filmes) não são necessariamente os vilões, agindo muitas vezes por motivos altruísticos e solidários. No final o espectador é presenteado com uma bela direção, boas atuações e uma direção de arte maravilhosa, sombria e assustadora nas medidas certas. Para assistir de noite, procurando sentir todo o clima criado por Del Toro. Um bom filme de terror com o sabor nostálgico daquelas antigas fitas inglesas de assombração.
A Colina Escarlate (Crimson Peak, Estados Unidos, Canadá, 2015) Direção: Guillermo del Toro / Roteiro: Guillermo del Toro, Matthew Robbins / Elenco: Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston / Sinopse: Jovem americana se apaixona por nobre inglês e vai morar com ele numa mansão decadente e sombria pertencente à sua família. Seu marido mora lá há anos e compartilha a velha casa ao lado de sua estranha e sinistra irmã. O que a jovem mal desconfia é que na realidade está entrando em uma armadilha mortal.
Pablo Aluísio.
Extinção Humana
Título no Brasil: Extinção Humana
Título Original: Exit Humanity
Ano de Produção: 2011
País: Canadá
Estúdio: Foresight Features, Optix Digital Pictures
Direção: John Geddes
Roteiro: John Geddes
Elenco: Mark Gibson, Adam Seybold, Dee Wallace, Bill Moseley
Sinopse:
Durante a guerra civil americana o soldado confederado Edward Young (Mark Gibson) descobre que há algo muito terrível acontecendo. Pessoas que morrem no campo de batalha continuam vivas, se tornando verdadeiros zumbis em busca de carne humana. Após o fim da guerra ele consegue retornar para seu pequeno rancho, porém descobre que sua esposa e seu filho estão contaminados por essa terrível praga. Ele vê então toda a sua vida e felicidade ruir praticamente da noite para o dia. A única forma de matar de uma vez por todas essas criaturas é dando um tiro certeiro em suas cabeças. O apocalipse Zumbi, pelo visto, finalmente chegou...
Comentários:
Filme canadense sobre zumbis passado na guerra civil americana. Olhando assim não parece lá muito interessante, com jeito de filme trash. Não é bem assim. Esse terror até que tem seus méritos. É uma produção bem realizada, com ótimas inserções de animações em determinadas cenas, tudo para contar a trágica história de um veterano da guerra que se vê no meio de um mundo devastado, onde poucos sobreviventes tentam lutar contra uma humanidade em vias de extinção. Uma praga, de origem inexplicável, transformou praticamente todos os seres humanos em zumbis ávidos por carne humana. Provavelmente tenha sido algo inventado para a própria guerra, a ser usada nos campos de batalha, só que alguma coisa deu muito errado e a estranha condição se espalhou de forma descontrolada por todo o país. É a tal coisa, se você é fã de séries como "The Walking Dead" certamente vai gostar do filme. De minha parte só não curti mais porque sinceramente falando já estou um pouco farto de mortos-vivos. De todos os tipos de monstros clássicos esse sempre me pareceu o menos interessante, afinal de contas tudo o que fazem é sair se arrastando lentamente por aí em busca de cérebros humanos. Uma criatura um tanto quanto idiota e pouco assustadora. Assim você tem que gostar de filmes de zumbis para apreciar melhor esse "Exit Humanity" - que não é necessariamente o meu caso. Mesmo assim a fita não me desagradou e nem me aborreceu. Com um pouco de boa vontade conseguiu até mesmo me divertir. Assim deixo a dica desse pouco conhecido filme de terror. Não é nenhuma obra prima do gênero, porém é bem feito e tem boas sequências. Vale a pena ao menos conhecer.
Pablo Aluísio.
Título Original: Exit Humanity
Ano de Produção: 2011
País: Canadá
Estúdio: Foresight Features, Optix Digital Pictures
Direção: John Geddes
Roteiro: John Geddes
Elenco: Mark Gibson, Adam Seybold, Dee Wallace, Bill Moseley
Sinopse:
Durante a guerra civil americana o soldado confederado Edward Young (Mark Gibson) descobre que há algo muito terrível acontecendo. Pessoas que morrem no campo de batalha continuam vivas, se tornando verdadeiros zumbis em busca de carne humana. Após o fim da guerra ele consegue retornar para seu pequeno rancho, porém descobre que sua esposa e seu filho estão contaminados por essa terrível praga. Ele vê então toda a sua vida e felicidade ruir praticamente da noite para o dia. A única forma de matar de uma vez por todas essas criaturas é dando um tiro certeiro em suas cabeças. O apocalipse Zumbi, pelo visto, finalmente chegou...
Comentários:
Filme canadense sobre zumbis passado na guerra civil americana. Olhando assim não parece lá muito interessante, com jeito de filme trash. Não é bem assim. Esse terror até que tem seus méritos. É uma produção bem realizada, com ótimas inserções de animações em determinadas cenas, tudo para contar a trágica história de um veterano da guerra que se vê no meio de um mundo devastado, onde poucos sobreviventes tentam lutar contra uma humanidade em vias de extinção. Uma praga, de origem inexplicável, transformou praticamente todos os seres humanos em zumbis ávidos por carne humana. Provavelmente tenha sido algo inventado para a própria guerra, a ser usada nos campos de batalha, só que alguma coisa deu muito errado e a estranha condição se espalhou de forma descontrolada por todo o país. É a tal coisa, se você é fã de séries como "The Walking Dead" certamente vai gostar do filme. De minha parte só não curti mais porque sinceramente falando já estou um pouco farto de mortos-vivos. De todos os tipos de monstros clássicos esse sempre me pareceu o menos interessante, afinal de contas tudo o que fazem é sair se arrastando lentamente por aí em busca de cérebros humanos. Uma criatura um tanto quanto idiota e pouco assustadora. Assim você tem que gostar de filmes de zumbis para apreciar melhor esse "Exit Humanity" - que não é necessariamente o meu caso. Mesmo assim a fita não me desagradou e nem me aborreceu. Com um pouco de boa vontade conseguiu até mesmo me divertir. Assim deixo a dica desse pouco conhecido filme de terror. Não é nenhuma obra prima do gênero, porém é bem feito e tem boas sequências. Vale a pena ao menos conhecer.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Perigo Real e Imediato
Harrison Ford volta ao papel do agente da CIA Jack Ryan nesse terceiro filme da franquia. Só para recordar os outros foram "Caçada ao Outubro Vermelho", "Jogos Patrióticos", "A Soma de Todos os Medos" e o mais recente "Operação Sombra - Jack Ryan". Os roteiros seguem de perto os livros escritos por Tom Clancy. O personagem é basicamente uma versão americana de James Bond, com mais cuidado nas tramas e no realismo das situações, muito embora isso não pareça muito claro. Nessa versão Jack Ryan precisa lidar com um perigoso cartel de drogas colombiano, que parece ter se inflitrado até mesmo dentro das altas esferas do governo americano.
Sempre gosto de escrever que não há maiores problemas nos dois filmes estrelados por Harrison Ford. Para falar a verdade ele se deu muito bem nesse papel. O ator só rompeu com a série por questões puramente financeiras quando estava prester a ir para o terceiro filme. Uma pena. Acabou sendo substituído por Ben Affleck alguns anos depois. No geral vale a pena conferir, principalmente se você gosta de roteiros com muita espionagem internacional e ação desenfreada.
Perigo Real e Imediato (Clear and Present Danger, Estados Unidos, 1994) Direção: Phillip Noyce / Roteiro: Donald Stewart, baseado na obra de Tom Clancy / Elenco: Harrison Ford, Willem Dafoe, Anne Archer / Sinopse: Muita ação e aventura nesse clássico moderno dos filmes de espionagem. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Também indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de Melhor Filme de Ação.
Pablo Aluísio.
Sempre gosto de escrever que não há maiores problemas nos dois filmes estrelados por Harrison Ford. Para falar a verdade ele se deu muito bem nesse papel. O ator só rompeu com a série por questões puramente financeiras quando estava prester a ir para o terceiro filme. Uma pena. Acabou sendo substituído por Ben Affleck alguns anos depois. No geral vale a pena conferir, principalmente se você gosta de roteiros com muita espionagem internacional e ação desenfreada.
Perigo Real e Imediato (Clear and Present Danger, Estados Unidos, 1994) Direção: Phillip Noyce / Roteiro: Donald Stewart, baseado na obra de Tom Clancy / Elenco: Harrison Ford, Willem Dafoe, Anne Archer / Sinopse: Muita ação e aventura nesse clássico moderno dos filmes de espionagem. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais. Também indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de Melhor Filme de Ação.
Pablo Aluísio.
Cobb, A Lenda
Todas as vezes que você tenta indicar algum filme sobre beisebol para os brasileiros acontece a mesma coisa. As pessoas não se interessam por esse tipo de filme. Ninguém entende direito as regras desse esporte que apenas americanos idolatram e de forma em geral esse tipo de produção acaba fracassando comercialmente no Brasil. Não foi diferente com "Cobb, A Lenda", que acredito pouca gente viu até hoje. Na realidade foi lançado diretamente no mercado de vídeo, não chegando nem aos cinemas. A história gira em torno de Ty Cobb, que como o próprio título nacional sugere, foi uma lenda do beisebol americano. Quem interpreta o esportista é o ator Tommy Lee Jones. Ele se esforça bastante para trazer credibilidade ao papel, embora fãs do esporte nos Estados Unidos o tenham criticado por causa da falta de semelhança física entre Cobb e Jones.
Como para nós, brasileiros, isso não tem a menor importância, o filme acaba valendo a pena. Não pelas inúmeras cenas captadas durante as partidas (cá para nós, o beisebol é bem chato mesmo!), mas sim pelo lado mais humano do personagem. No final a única certeza que você encontrará pela frente é que não importa o país, o esporte ou a cultura, geralmente pessoas que ganham fama e fortuna com o esporte da noite para o dia acabam fazendo besteira em algum momento de suas vidas, como bem prova o roteiro desse "Cobb, A Lenda".
Cobb, A Lenda (Cobb, Estados Unidos, 1994) Direção: Ron Shelton / Roteiro: Al Stump / Elenco: Tommy Lee Jones, Robert Wuhl, Lolita Davidovich / Sinopse: O filme conta a história de uma lenda do esporte nos Estados Unidos. Filme indicado ao prêmio da Chicago Film Critics Association Awards na categoria de Melhor Ator (Tommy Lee Jones).
Pablo Aluísio.
Como para nós, brasileiros, isso não tem a menor importância, o filme acaba valendo a pena. Não pelas inúmeras cenas captadas durante as partidas (cá para nós, o beisebol é bem chato mesmo!), mas sim pelo lado mais humano do personagem. No final a única certeza que você encontrará pela frente é que não importa o país, o esporte ou a cultura, geralmente pessoas que ganham fama e fortuna com o esporte da noite para o dia acabam fazendo besteira em algum momento de suas vidas, como bem prova o roteiro desse "Cobb, A Lenda".
Cobb, A Lenda (Cobb, Estados Unidos, 1994) Direção: Ron Shelton / Roteiro: Al Stump / Elenco: Tommy Lee Jones, Robert Wuhl, Lolita Davidovich / Sinopse: O filme conta a história de uma lenda do esporte nos Estados Unidos. Filme indicado ao prêmio da Chicago Film Critics Association Awards na categoria de Melhor Ator (Tommy Lee Jones).
Pablo Aluísio.
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
007 Contra Spectre
Já deu! Depois de quatro filmes como James Bond o ator Daniel Craig se despede do agente inglês com um filme bem chato e sem novidades. O roteiro me lembrou um pouquinho os primeiros filmes de 007, ainda na década de 60, quando ele tinha que enfrentar um vilão megalomaníaco e desvairado que deseja controlar o mundo. Esse papel coube ao bom ator Christoph Waltz que não foi nada bem aproveitado. Para piorar são poucas as cenas memoráveis de ação. Como se tem repetido os filmes com Craig não conseguiram capturar o charme e a elegância do Bond dos livros. Ele tem um casinho aqui e outro acolá, porém seu poder de conquistar não é nada elegante ou sedutor. Em muitas situações o Craig surge até mesmo meio constrangido. Como ele é fraco nas cenas com as Bond Girls o jeito é caprichar na ação. O problema é que nem nesse quesito o filme empolga.
Considerei uma queda de qualidade muito acentuada se formos comparar com o filme anterior. Se lá a trama era muito interessante, com ótimos desdobramentos, aqui tudo soa muito vazio e sem conteúdo. Inventaram uma ligação inexistente nos livros ligando Bond e o vilão Blofeld (Christoph Waltz). Eles supostamente teriam criado a rivalidade por algo que aconteceu em seu passado, envolvendo uma figura paterna para ambos. Que bobagem sem tamanho! O filme tem bonitas locações em Roma, mas até mesmo a cidade eterna é mal aproveitada. Em conclusão, o que temos aqui é realmente um adeus um tanto decepcionante e melancólico de Daniel Craig da franquia James Bond. Não deixará saudades, até porque ele nunca me convenceu completamente na pele desse icônico personagem, um dos mais populares de todos os tempos da sétima arte.
007 Contra Spectre (Spectre, Estados Unidos, Inglaterra, 2015) Direção: Sam Mendes / Roteiro: John Logan, Neal Purvis, baseados no personagem criado por Ian Fleming / Elenco: Daniel Craig, Christoph Waltz, Léa Seydoux, Ralph Fiennes, Monica Bellucci, Andrew Scott, Judi Dench / Sinopse: James Bond (Craig) descobre a existência de uma ampla organização internacional dedicada ao crime denominada Spectre. Liderado pelo vilão Blofeld (Christoph Waltz) esse grupo almeja ter o controle completo sobre todos os serviços de inteligência do mundo.
Pablo Aluísio
Considerei uma queda de qualidade muito acentuada se formos comparar com o filme anterior. Se lá a trama era muito interessante, com ótimos desdobramentos, aqui tudo soa muito vazio e sem conteúdo. Inventaram uma ligação inexistente nos livros ligando Bond e o vilão Blofeld (Christoph Waltz). Eles supostamente teriam criado a rivalidade por algo que aconteceu em seu passado, envolvendo uma figura paterna para ambos. Que bobagem sem tamanho! O filme tem bonitas locações em Roma, mas até mesmo a cidade eterna é mal aproveitada. Em conclusão, o que temos aqui é realmente um adeus um tanto decepcionante e melancólico de Daniel Craig da franquia James Bond. Não deixará saudades, até porque ele nunca me convenceu completamente na pele desse icônico personagem, um dos mais populares de todos os tempos da sétima arte.
007 Contra Spectre (Spectre, Estados Unidos, Inglaterra, 2015) Direção: Sam Mendes / Roteiro: John Logan, Neal Purvis, baseados no personagem criado por Ian Fleming / Elenco: Daniel Craig, Christoph Waltz, Léa Seydoux, Ralph Fiennes, Monica Bellucci, Andrew Scott, Judi Dench / Sinopse: James Bond (Craig) descobre a existência de uma ampla organização internacional dedicada ao crime denominada Spectre. Liderado pelo vilão Blofeld (Christoph Waltz) esse grupo almeja ter o controle completo sobre todos os serviços de inteligência do mundo.
Pablo Aluísio
Esperança e Glória
Esse é um filme muito interessante porque ele mostra a II Guerra Mundial de um ângulo diferente, sob os olhos de um garoto. Em uma Londres constantemente atacada por violentos bombardeios nazistas, o espectador é colocado ao lado de um menino que vivencia tudo sob o olhar inocente de sua idade. Há uma cena que retrata bem isso quando um grupo de garotos comemoram a chegada de aviões nazistas sobre a cidade! A razão de tanta alegria? Não haveria mais aulas com isso! Pois é, tudo é enxergado justamente sobre esse prisma. Todos os personagens são bem humanos e desenvolvidos, desde o avô que passou a vida inteira contando seus atos de bravura na I Guerra Mundial (e que agora terá que provar que é corajoso de verdade), até sua mãe que acaba tendo um caso amoroso com o melhor amigo do marido (que foi para o front) passando pela irmã mais velha que acaba ficando grávida de um soldado canadense.
O roteiro foi de certa maneira baseado nas próprias memórias de juventude e infância do diretor John Boorman. Eu sempre considerei esse cineasta um dos mais talentosos de sua geração. Ele conseguiu manter um nível de qualidade bem acima da média do que era feito. Inglês de nascimento só cometeu um erro grasso em sua filmografia, a fraca sequência de "O Exorcista". Tirando esse pequeno deslize só temos filmes interessantes pela frente como, por exemplo, "A Floresta de Esmeraldas", "Excalibur" e "Amargo Pesadelo", considerado até hoje sua grande obra prima. Assim deixo a recomendação desse nostálgico, sentimental e inspirador "Esperança e Glória", um filme que tentou capturar as sensações e sentimentos de uma população civil no meio de um dos mais sangrentos e destrutivos conflitos da história. Vale a pena ter em sua coleção de clássicos modernos.
Esperança e Glória (Hope and Glory, Estados Unidos, Inglaterra, 1987) Direção: John Boorman / Roteiro: John Boorman / Elenco: Sarah Miles, David Hayman, Sebastian Rice-Edwards / Sinopse: O filme mostra a mudança de rotina e vida que ocorre com os moradores de Londres quando a cidade passa a ser bombardeada por aviões nazistas durante a II Guerra Mundial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Pablo Aluísio.
O roteiro foi de certa maneira baseado nas próprias memórias de juventude e infância do diretor John Boorman. Eu sempre considerei esse cineasta um dos mais talentosos de sua geração. Ele conseguiu manter um nível de qualidade bem acima da média do que era feito. Inglês de nascimento só cometeu um erro grasso em sua filmografia, a fraca sequência de "O Exorcista". Tirando esse pequeno deslize só temos filmes interessantes pela frente como, por exemplo, "A Floresta de Esmeraldas", "Excalibur" e "Amargo Pesadelo", considerado até hoje sua grande obra prima. Assim deixo a recomendação desse nostálgico, sentimental e inspirador "Esperança e Glória", um filme que tentou capturar as sensações e sentimentos de uma população civil no meio de um dos mais sangrentos e destrutivos conflitos da história. Vale a pena ter em sua coleção de clássicos modernos.
Esperança e Glória (Hope and Glory, Estados Unidos, Inglaterra, 1987) Direção: John Boorman / Roteiro: John Boorman / Elenco: Sarah Miles, David Hayman, Sebastian Rice-Edwards / Sinopse: O filme mostra a mudança de rotina e vida que ocorre com os moradores de Londres quando a cidade passa a ser bombardeada por aviões nazistas durante a II Guerra Mundial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Pablo Aluísio.
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