terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Esperança e Glória

Esse é um filme muito interessante porque ele mostra a II Guerra Mundial de um ângulo diferente, sob os olhos de um garoto. Em uma Londres constantemente atacada por violentos bombardeios nazistas, o espectador é colocado ao lado de um menino que vivencia tudo sob o olhar inocente de sua idade. Há uma cena que retrata bem isso quando um grupo de garotos comemoram a chegada de aviões nazistas sobre a cidade! A razão de tanta alegria? Não haveria mais aulas com isso! Pois é, tudo é enxergado justamente sobre esse prisma. Todos os personagens são bem humanos e desenvolvidos, desde o avô que passou a vida inteira contando seus atos de bravura na I Guerra Mundial (e que agora terá que provar que é corajoso de verdade), até sua mãe que acaba tendo um caso amoroso com o melhor amigo do marido (que foi para o front) passando pela irmã mais velha que acaba ficando grávida de um soldado canadense.

O roteiro foi de certa maneira baseado nas próprias memórias de juventude e infância do diretor John Boorman. Eu sempre considerei esse cineasta um dos mais talentosos de sua geração. Ele conseguiu manter um nível de qualidade bem acima da média do que era feito. Inglês de nascimento só cometeu um erro grasso em sua filmografia, a fraca sequência de "O Exorcista". Tirando esse pequeno deslize só temos filmes interessantes pela frente como, por exemplo, "A Floresta de Esmeraldas", "Excalibur" e "Amargo Pesadelo", considerado até hoje sua grande obra prima. Assim deixo a recomendação desse nostálgico, sentimental e inspirador "Esperança e Glória", um filme que tentou capturar as sensações e sentimentos de uma população civil no meio de um dos mais sangrentos e destrutivos conflitos da história. Vale a pena ter em sua coleção de clássicos modernos.

Esperança e Glória (Hope and Glory, Estados Unidos, Inglaterra, 1987) Direção: John Boorman / Roteiro: John Boorman / Elenco: Sarah Miles, David Hayman, Sebastian Rice-Edwards / Sinopse: O filme mostra a mudança de rotina e vida que ocorre com os moradores de Londres quando a cidade passa a ser bombardeada por aviões nazistas durante a II Guerra Mundial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Pablo Aluísio. 

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Publicado originalmente no blog Drama & Romance
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir