domingo, 21 de dezembro de 2014
Godzilla
Título Original: Godzilla
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos, Japão
Estúdio: Warner Bros., Legendary Pictures
Direção: Gareth Edwards
Roteiro: Max Borenstein, Dave Callaham
Elenco: Aaron Taylor-Johnson, Elizabeth Olsen, Bryan Cranston, Ken Watanabe
Sinopse:
Um acidente nuclear numa usina japonesa desencadeia uma série de eventos literalmente monstruosos quando uma estranha criatura desperta de seu sono milenar, alimentado pela radiação emitida pela explosão dos reatores. Agora a humanidade precisa lutar para sobreviver a um verdadeiro desastre de proporções épicas! Filme indicado aos prêmios da Teen Choice Awards, Golden Trailer Awards e World Soundtrack Awards.
Comentários:
Se há algo a elogiar nessa segunda tentativa de levar Godzilla para Hollywood foi a opção dos roteiristas em seguir os passos dos filmes originais do monstro no Japão. Assim temos não apenas uma criatura gigantesca destruindo as cidades, mas três deles, sendo dois formando um casal que deseja infestar o planeta com suas crias. Outro fato curioso é a forma como o próprio Godzilla é encarado, não como um destruidor de mundos, mas sim como uma resposta da natureza para manter seu equilíbrio. Isso porém não salva o filme de apresentar muitos problemas, sendo o pior deles justamente aquilo que todos esperavam ser o maior mérito da produção: seus efeitos especiais. As cenas em que Godzilla enfrenta os dois MUTOS são de certa forma bem decepcionantes. No meio de uma fotografia excessivamente escura pouco se vê da luta, atrapalhada ainda mais por um jogo exagerado de sombras e fumaças. De que adianta gastar 160 milhões de dólares em um filme de monstros se o espectador tem que fazer uma força incrível para ver os bichanos? Além disso o design dos inimigos de Godzilla é bem desengonçado e mal feito. O roteiro é dos mais simples e curiosamente o protagonista (interpretado pelo ator Aaron Taylor-Johnson) não faz a menor diferença dentro da trama. O único nome digno de nota no elenco é Bryan Cranston, mas o ator que realizou um maravilhoso trabalho no papel de Walter White na série "Breaking Bad" tem pouco a fazer a não ser se tornar um mero coadjuvante de luxo. Pior se sai Ken Watanabe que passa o filme inteiro com a mesma expressão facial (de boca aberta, espantado com o tamanho do Godzilla). Dessa maneira, com tantos problemas, não há outra conclusão a se chegar pois definitivamente não foi dessa vez que o mais famoso monstro Made in Japan conseguiu um filme à altura em Hollywood.
Pablo Aluísio.
Godzilla (1998)
Título Original: Godzilla
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures, Columbia Pictures
Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Dean Devlln, Roland Emmerich
Elenco: Matthew Broderick, Jean Reno, Maria Pitillo, Kevin Dunn
Sinopse:
O cientista Dr. Niko Tatopoulos (Matthew Broderick) precisa lidar com uma nova criatura radioativa completamente desconhecida da ciência até então. Uma espécie de dinossauro monstruoso (muitas vezes maior e mais poderoso do que os dinossauros originais da pré-história) que ameaça a civilização humana. Filme vencedor da categoria de Melhores Efeitos Especiais da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films. Também indicado nas categorias de Melhor Filme - Fantasia e Melhor Direção.
Comentários:
Definitivamente não dá mais para encarar os filmes assinados por Roland Emmerich. Ele faz parte de uma escola (formada ainda por Michael Bay e James Cameron) onde tudo o que parece importar são efeitos especiais de última geração. Não há preocupação em desenvolver nenhum personagem e nem elaborar um roteiro mais decente. Tudo bem que no caso de Godzilla o que se esperava mesmo é ver o gigante monstruoso colocando abaixo uma cidade inteira de papelão, mas convenhamos que por se tratar de um filme americano com orçamento generoso era de se esperar um pouco mais. Outro aspecto complicado de entender é esse elenco. Tanto Matthew Broderick como Jean Reno são atores que precisam de bom material para apresentar um melhor trabalho. Não que eles sejam ruins para um filme como esse, na verdade é justamente o contrário, são bons demais para um script tão raso como o que vemos aqui. Assim o que sobra são apenas os efeitos digitais e nesse aspecto temos que dar o braço a torcer e elogiar. Aliás não apenas as cenas recriadas em computador, mas também os efeitos sonoros, são de fato realmente excelentes. Quando Godzilla adentra a cidade, destruindo prédios inteiros com apenas o rastro de sua cauda ficamos com aquela sensação de que, bem, o dinheiro que pagamos pela entrada de cinema não foi totalmente jogado fora. Mesmo assim por ser uma releitura americana do famoso monstro era de se esperar mais, muito mais. Do jeito que está temos apenas uma primeira e mal sucedida tentativa de trazer a criatura japonesa para os cinemas ocidentais.
Pablo Aluísio.
sábado, 20 de dezembro de 2014
Star Wars Episódio II - Ataque dos Clones (2002)
Título Original: Star Wars Episode II - Attack of the Clones
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Lucasfilm, Twentieth Century Fox
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Elenco: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregor, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, Frank Oz, Rose Byrne
Sinopse:
Dez anos depois dos eventos do primeiro episódio, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) compartilha um romance proibido com Padmé (Natalie Portman), enquanto Obi-Wan (Ewan McGregor) investiga uma tentativa de assassinato contra um importante senador, descobrindo a existência de um exército de clones. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Filme vencedor do Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias de Melhor Figurino e Melhores Efeitos Especiais.
Comentários:
Não chega a ser tão ruim como o episódio I, mas também não é nenhuma maravilha. Na verdade colocando as cartas na mesa temos que admitir que essa segunda trilogia "Star Wars" no cinema deixou bastante a desejar. Talvez as expectativas tenham chegado nas alturas ou talvez George Lucas tenha mesmo esquecido de escrever boas estórias se confiando apenas nas maravilhas da tecnologia digital. O que podemos afirmar com certeza é que esses novos filmes muitas vezes caíram na mais pura e simples bobagem. Até mesmo personagens cativantes e marcantes como o mestre Yoda perderam a graça. Se na trilogia original ele era um velhinho sábio e cheio de boas lições, aqui ele dá saltos e rodopios no ar enquanto enfrenta seus inimigos (em cenas que muitas vezes se tornam cômicas, tamanho o absurdo das situações sem noção). De bom mesmo apenas momentos proporcionados pelo elenco que de fato é muito bom. Curiosamente muitos atores se queixaram depois da falta de uma boa direção nesse quesito por parte de Lucas. Realmente ele nunca foi um bom diretor de atuação, preferindo se dedicar apenas na sala de montagem e efeitos especiais. Mesmo sendo um omisso no set o elenco conseguiu ainda arrancar alguns dos momentos realmente bons desse filme, com destaque para a bela Natalie Portman e do esforçado Ewan McGregor que conseguiu transformar seu Obi-Wan Kenobi em um personagem mais marcante do que da trilogia original. Péssimo mesmo apenas o medíocre Hayden Christensen como Anakin Skywalker. É de se admirar que com um ator tão fraco se conseguiu levar em frente essa série. De qualquer forma a saga "Star Wars" seguirá em frente breve, esperamos que com melhores resultados.
Pablo Aluísio.
Star Wars: Stormtrooper
Star Wars: Stormtrooper
Imagem icônica de um soldado imperial do universo "Star Wars". O design desse personagem foi criado pelo próprio George Lucas. Ele queria uma imagem funcional e ao mesmo tempo marcante, afinal "Guerra nas Estrelas" sempre teve como um dos seus principais méritos a criação de todo um universo próprio, com naves espaciais, soldados e criaturas dos mais diversos tipos e conceitos.
Sobre o soldado ainda vale a pena citar algumas curiosidades. A primeira é que o próprio George Lucas chegou a vestir uma armadura dessas no primeiro filme. A ideia era economizar o custo no pagamento de extras. Outro aspecto interessante é que nos filmes seguintes, principalmente na segunda trilogia, houve uma inovações de design do Stormtrooper. Até que ficou legal, mas nada superar mesmo o prototipo do primeiro soldado. Também com a expansão do universo Star Wars outras categorias foram criadas. O soldado genérico da foto ficou fazendo parte de apenas algumas unidades do império, sendo que batedores, tropas especiais e oficiais apresentavam outro design. E na segunda trilogia eles foram meio que substituídos por clones que nos filmes eram exterminados facilmente, fazendo com que parecessem bem frágeis e descartáveis, o que fez com que na terceira trilogia os bons e velhos soldados brancos do império voltassem aos filmes do cinema. Melhor assim, os fãs obviamente agradeceram.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Assassinato nos Estados Unidos
Título Original: Assassination
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Cannon Group, Golan-Globus Productions
Direção: Peter R. Hunt
Roteiro: Richard Sale
Elenco: Charles Bronson, Jill Ireland, Stephen Elliott
Sinopse:
Jay Killion (Charles Bronson) é um agente do serviço secreto designado para proteger a integridade física da primeira dama dos Estados Unidos, Lara Royce (Jill Ireland). Inicialmente ela não se dá muito bem com os métodos rigorosos de Killion mas, após sofrer inúmeros atentados contra sua vida, começa a entender a importância de sua presença ao seu lado. Para Killion o que realmente importa é manter a primeira dama viva e cumprir sua missão.
Comentários:
Faleceu no último dia 8 de agosto o produtor e diretor israelense Menahem Golan (1929 - 2014). Os mais jovens certamente não sabem a importância dele no cinema de ação da indústria americana. Ele criou nos anos 80 uma companhia que se tornaria ícone dos fãs desse estilo de filme, a Cannon Group, que se notabilizou pelos filmes populares de ação que eram lançados em série. No total Golan produziu mais de 200 filmes e dirigiu 45 películas, números robustos que mostram sua importância para o gênero. Estamos sempre falando dele por aqui, já que muitas de suas produções são ícones para os amantes de uma boa fita de ação. Assim aproveitamos a oportunidade para relembrar de uma de suas parcerias mais interessantes, que se deu justamente com o ator Charles Bronson, que já estava na fase final de sua longa e produtiva carreira. Esse "Assassination" foi produzido justamente por Golan, e era mais uma fita estrelada por Bronson, que aqui surge ao lado de sua esposa, Jill Ireland. Uma produção que anda meio esquecida, mas que vale muito a pena rever por trazer todas as principais características dos filmes de ação dos anos 80, tudo embalada por um bom roteiro. Além disso conta com o carisma durão de Bronson, em mais um sucesso de bilheteria. Assim fica aqui nossa homenagem a Menahem Golan e a tudo que ele representou dentro do cinema americano dos anos 80.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Dez Minutos Para Morrer
Título Original: 10 to Midnight
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Cannon Group
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: William Roberts
Elenco: Charles Bronson, Lisa Eilbacher, Andrew Stevens
Sinopse:
Charles Bronson interpreta Leo Kessler, um detetive do departamento de polícia de Los Angeles que se depara com um caso incomum: a morte de dezenas de jovens mulheres em sua jurisdição. Ao que tudo indica se trata mesmo de uma sucessão de crimes cometidos por um novo serial killer atuando em sua região. A caçada policial será das mais complicadas de sua carreira.
Comentários:
Eu considero esse um dos filmes mais subestimados dos anos 1980. Lançado no Brasil pela Globo Vídeo em VHS, a fita era surpreendemente bem realizada. Esqueça os filmes de pura ação de Charles Bronson na Cannon, pois aqui temos um roteiro bem trabalhado, com uma trama de mistério que prende a atenção do começo ao fim, envolvendo um serial killer sedutor, especializado em matar mulheres desavisadas que caíam em sua lábia e charme. De fato o irregular cineasta J. Lee Thompson acabou realizando um de seus melhores trabalhos. Bronson está em seu tipo habitual, a do sujeito durão que precisa caçar um psicopata perigoso mas que consegue ao mesmo tempo trazer alguma complexidade psicológica maior ao seu personagem, o que reforça o que foi dito antes, a de que o grande mérito do filme vem mesmo de seu roteiro, muito bem escrito, que merece ser redescoberto não apenas pelos fãs em geral de filmes de ação e psicopatas mas também e principalmente pelos admiradores do trabalho do ator Charles Bronson, aqui em um dos melhores momentos de sua carreira no cinema.
Pablo Aluísio.
Desejo de Matar V
Título Original: Death Wish V - The Face of Death
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: 21st Century Film Corporation
Direção: Allan A. Goldstein
Roteiro: Brian Garfield, Michael Colleary
Elenco: Charles Bronson, Lesley-Anne Down, Michael Parks
Sinopse:
Paul Kersey (Charles Bronson) continua tentando levar sua vida em frente. Após um período calmo em Nova York ele acaba se envolvendo com a ex-mulher de um brutal mafioso local, Tommy O'Shea, que não se conforma em ver sua ex-esposa nos braços de outro homem. Assim ele arma uma emboscada para cima dela, algo que Kersey não deixará passar em branco.
Comentários:
Quando todos pensavam que a saga do justiceiro urbano Paul Kersey (Charles Bronson) havia chegado ao fim no quarto filme da franquia, eis que surge a quinta aventura do vingador!!! Incrível mas os roteiristas ainda conseguiram tirar leite dessa pedra. O envelhecido Charles Bronson já caminhava para o fim de sua carreira, mas ainda conseguiu justificar a existência do filme afirmando que havia sido realizado apenas para celebrar os vinte anos do lançamento do primeiro filme, que ele considerava um dos mais significativos de sua vida, pois o alçou a estrela principal de seus filmes - afinal Bronson foi por anos e anos mero coadjuvante em Hollywood antes dele finalmente se tornar o astro dos filmes em que trabalhava. "Death Wish V - The Face of Death" também marcou a despedida de Bronson dos cinemas. Ela ainda faria pequenas aparições em telefilmes (como "Family of Cops"), mas no cinema nunca mais voltaria a participar de nenhuma outra produção. Por essa razão resolveu se despedir com aquele personagem que havia moldado toda a sua persona nas telas. Infelizmente, verdade seja dita, "Desejo de Matar V" não é um grande filme. É repetitivo, banal e clichê. Mesmo assim como foi o canto de cisne de Bronson merece ao menos ser assistido uma vez na vida, como última despedida do ator da sétima arte.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Guerreiro Americano
Título Original: American Ninja
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Cannon Group
Direção: Sam Firstenberg
Roteiro: Paul De Mielche, Avi Kleinberger
Elenco: Michael Dudikoff, Steve James, Judie Aronson
Sinopse:
Depois de viver uma vida desagregada, um juiz dá uma opção para Joe T. Armstrong (Michael Dudikoff), onde ele terá que decidir se quer ir para a prisão ou para o alistamento militar. Assim ele acaba entrando no exército americano. Perito em artes marciais Joe finalmente encontra o campo ideal para mostrar toda sua arte e destreza.
Comentários:
A produtora Cannon fez a festa dos fãs de filmes de arte marciais nos anos 80. A dupla de produtores Golan-Globus apostou na realização de filmes baratos, que fossem dirigidos para um público bem popular. Embora o sucesso nos cinemas fosse desejado o que eles queriam mesmo era o êxito comercial no mercado de vídeo onde certamente encontrariam o seu público consumidor. E foi justamente isso que aconteceu. Por aqui muitos dos filmes da Cannon foram lançados pelo selo América Vídeo, em fitas com embalagens azuis bem chamativas que fizeram muito sucesso nas locadoras espalhadas pelo país. Esse "American Ninja" fez a festa de muita gente nos 80´s, revitalizando dentro do mercado americano os chamados filmes de Ninjas, assassinos profissionais que usavam de sua perícia em artes marciais para derrotar seus inimigos. Tudo feito de forma direta, sem firulas, indo direto na veia de quem gostava desse tipo de produção. Filmado nas Filipinas, para amenizar custos, a fita acabou gerando várias sequências depois. Prato cheio para os nostálgicos dessa época.
Pablo Aluísio.
Contato Mortal
Título Original: Black Eagle
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Magus Productions
Direção: Eric Karson
Roteiro: Shimon Arama, Michael Gonzales
Elenco: Shô Kosugi, Jean-Claude Van Damme, Doran Clark
Sinopse:
Um agente da CIA é designado para resgatar um aparelho vital para o serviço secreto que estava em um avião militar que caiu nas águas do Mar Mediterrâneo. O problema é que os soviéticos também estão atrás do objeto que lhes será muito útil no mundo da espionagem internacional. Um duelo de artes marciais entre agentes decidirá com quem ficará o tal aparelho de espionagem.
Comentários:
Filme de artes marciais realizado bem no comecinho da carreira do ator Jean-Claude Van Damme, que na época sequer era um astro conhecido, mas apenas um bom lutador que aspirava uma chance no mundo do cinema. Aqui ele interpreta o vilão, um agente da KGB que vai lutar contra o protagonista - Shô Kosugi, lutador famoso no Japão - pela posse do tal objeto. No geral é um pequeno filme, de baixo orçamento (apenas três milhões de dólares, um pechincha no mundo do cinema americano) que serviu apenas para chamar atenção para Jean-Claude Van Damme, que começava ainda a despontar entre os fãs dos filmes de ação. Não espere nada além de boas coreografias de lutas, pois como cinema em si "Black Eagle" é bem fraco e irrelevante.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Dia dos Mortos
Título Original: Day of the Dead
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: United Film Distribution Company
Direção: George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Elenco: Lori Cardille, Terry Alexander, Joseph Pilato
Sinopse:
Um grupo de sobreviventes de um mundo dizimado por uma terrível praga que transforma a todos em zumbis se refugia em um subterrâneo, enquanto um cientista tenta desesperadamente descobrir uma cura para aquela estranha e desconhecida doença. Filme premiado na categoria Melhor Maquiagem no Saturn Award (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films).
Comentários:
O grande mestre dos filmes de Zumbis foi mesmo o diretor George A. Romero. Na verdade o próprio gênero em si pode ser creditado a ele. Seu filme "A Noite dos Mortos-Vivos" de 1968 é considerado o grande clássico e o grande precursor desse tipo de filme de terror. De fato basta assistir a qualquer filme de Romero para entender que mesmo após tantos anos nada de novo ou original foi adicionado ao estilo. Na verdade ele é o grande original, praticamente o inventor dos filmes com mortos-vivos. Esse "Day of the Dead" já é uma produção de uma fase mais avançada de sua carreira. Lançado em meados dos anos 1980 o filme já conta com uma melhor produção, com mais e melhores efeitos especiais, alguns inclusive de primeira linha, embora o estilo cru tão típico dos filmes do cineasta ainda esteja lá. A premissa é conceitual, ou seja, segue de perto todos os roteiros de praticamente todos os filmes anteriores de Romero, o que para seus fãs não faz grande diferença já que era justamente isso que todos eles esperavam encontrar.
Pablo Aluísio.