sábado, 6 de setembro de 2014

O Limite da Traição

Título no Brasil: O Limite da Traição
Título Original: Extreme Prejudice
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Carolco, Columbia Pictures
Direção: Walter Hill
Roteiro: John Milius, Fred Rexer
Elenco: Nick Nolte, Powers Boothe, Michael Ironside

Sinopse:
Jack Benteen (Nick Nolte) é um xerife durão de uma cidadezinha do Texas que acaba descobrindo que sua região, antes pacata e pacífica, está agora na rota do tráfico de drogas entre México e Estados Unidos. Para piorar o chefe da quadrilha de traficantes internacionais é um velho conhecido do xerife, desde os tempos em que ambos serviram o exército americano na guerra do Vietnã. Agora estão em lados opostos da lei.

Comentários:
Exemplo de bom policial dos anos 80, cinema macho à prova de falhas. O roteiro é de John Milius, diretor de "Conan, o Bárbaro" e "Amanhecer Violento". A direção foi entregue ao especialista Walter Hill, que dirigiu verdadeiras pedradas do gênero como por exemplo "Inferno Vermelho" e "Ruas de Fogo". Para completar o pacote de testosterona o filme é estrelado por Nick Nolte, com cara de poucos amigos. Com tantos elementos favoráveis o espectador já sabe de antemão que encontrará coisa boa, acima da média dos filmes policiais da época. A produção inclusive pede emprestado vários elementos dos filmes de faroeste, como o ambiente hostil e desértico e a lei da selva, onde apenas o mais forte sobreviverá. A fita fez sucesso, tanto no mercado de VHS como nos cinemas brasileiros onde chegou a ser lançada. Revisto hoje em dia mantém o charme de uma época em que o cinema não tinha vergonha de ser macho até o último fio de cabelo. Se é o que você está procurando não tenha receios de assistir.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Um Assassino à Solta

Título no Brasil: Um Assassino à Solta
Título Original: Switchback
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jeb Stuart 
Roteiro: Jeb Stuart
Elenco: Danny Glover, Dennis Quaid, Claudia Stedelin

Sinopse:
Ao retornar para casa o agente do FBI Frank LaCrosse (Dennis Quaid) descobre que a porta está arrombada e seu filho desaparecido. Dentro da casa, numa poça de sangue, jaz a babá do garoto, Missy (Claudia Stedelin). Ao que tudo indica se trata de um serial killer cuja procura se estende pelos últimos dois anos. Agora Frank empreenderá uma verdadeira caçada policial para colocar as mãos no assassino ao mesmo tempo em que tentará salvar seu jovem filho da morte certa. 

Comentários:
É a tal coisa, filmes sobre serial killers, psicopatas e sociopatas em geral não costumam ser ruins. O tema é por demais interessante, principalmente para especialistas em criminologia e psiquiatria forense. Infelizmente, apesar de quase (eu escrevi "quase") sempre serem bons filmes policiais isso nem sempre acontece. Muitas vezes os roteiros se entregam aos clichês mais batidos ao mesmo tempo em que não conseguem (por medo ou concessões comerciais) ir até o fim, sondando os limites de uma mente doentia. É o que acontece com esse "Switchback". A premissa é muito boa e o elenco é certamente carismático (Danny Glover e Dennis Quaid são dois atores legais e bacanas), mas o diretor Jeb Stuart não consegue dar um passo à frente, ficando dentro do comercialmente aceitável pela classificação etária do cinema americano (classificação essa que se for muito elevada acaba com as pretensões de sucesso de qualquer produção). Na verdade Jeb Stuart não tem experiência em direção, tanto que só dirigiu dois filmes ao longo da carreira. Ele é muito melhor apenas como roteirista como provam "O Fugitivo" e "Duro de Matar". Enfim, em resumo, é isso, o que temos aqui é um filme sobre psicopatas que não consegue ir até as últimas consequências.

Pablo Aluísio.

Os Mercenários 3

Título no Brasil: Os Mercenários 3
Título Original: The Expendables 3
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Nu Image, Millennium Films
Direção: Patrick Hughes
Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Harrison Ford, Dolph Lundgren, Wesley Snipes, Antonio Banderas, Jet Li

Sinopse:
Durante uma missão na costa africana o líder dos mercenários Barney Ross (Sylvester Stallone) descobre que um antigo desafeto e inimigo, Stonebanks (Mel Gibson), está vivo e não morto, como ele pensava e para piorar o criminoso está de volta à ativa, comandando uma enorme operação de tráfico de armas usando obras de arte como disfarce para a venda dos equipamentos militares ilegais. Deter Stonebanks agora se torna uma questão de honra para Ross e seus companheiros de combate.

Comentários:
Terceiro e aguardado filme da franquia "The Expendables". A fórmula segue sendo basicamente a mesma, com Stallone à frente dessa reunião de astros de ação dos anos 80. Como aconteceu com os filmes anteriores agora temos novos astros se juntando ao elenco. A primeira novidade vem com Wesley Snipes que curiosamente surge como um recém libertado condenado da prisão (como ele próprio aliás, pois como sabemos passou algum tempo preso por sonegação de impostos). Harrison Ford é outra novidade, interpretando um supervisor da CIA. Na realidade ele não tem muito o que fazer em cena, sendo visivelmente o astro mais envelhecido de todo o elenco. Já o velho e bom Mel Gibson está bem melhor como o vilão Stonebanks! O interessante é que embora tenha sido um dos astros mais famosos e populares da década de 80, nunca havia trabalhado antes com a grande maioria do elenco. Sempre foi um lobo solitário na carreira (assim como Chuck Norris). Acaba se saindo muito bem, injetando mais uma vez seu carisma em seu personagem, mesmo sendo ele o antagonista do enredo. 

Por fim no quesito resgates de estrelas do passado temos Antonio Banderas que surge como mero alívio cômico, pois seu personagem não consegue parar de falar, tagarelando o tempo todo. Ao final de "Os Mercenários 3" chegamos em algumas conclusões. A primeira é a que o estúdio tenciona levar a franquia em frente e por isso escalou todo um elenco jovem de apoio, como se fossem a nova equipe do personagem de Sly. Já que os atores originais já estão ultrapassando os 70 anos de idade é bom garantir uma sobrevida para a marca. A segunda conclusão a que chegamos é que se o roteiro não consegue ser grande coisa a diversão é certamente garantida, mostrando que todos esses heróis de ação podem estar velhos, mas não acabados, pois ainda conseguem justificar plenamente o preço de uma entrada de cinema. Assista e se divirta, já que não irá se arrepender de reencontrar todos esses antigos ídolos das telas.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

As Tartarugas Ninja

Título no Brasil: As Tartarugas Ninja
Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jonathan Liebesman
Roteiro: Josh Appelbaum, André Nemec
Elenco: Megan Fox, Will Arnett, Whoopi Goldberg

Sinopse:
Quatro tartarugas são modificadas em laboratório e ganham poderes especiais de grandes lutadores de artes marciais. Criadas por um rato nos esgotos de Nova Iorque elas agora terão que enfrentar a criminalidade das ruas violentas da cidade e um poderoso inimigo, o Destruidor. Ao lado de uma jornalista investigativa (Megan Fox) as tartarugas ninjas estão de volta aos cinemas.

Comentários:
Nunca entendi como uma tartaruga, o bichinho mais lento e pacato do reino animal, pode ser um ninja! Os criadores desses personagens (Peter Laird e Kevin Eastman) deveriam ganhar o prêmio de sujeitos mais sarcásticos do mundo pop! Apesar de ser algo completamente sem sentido, o fato é que esses improváveis heróis acabaram ficando populares, caíram no gosto do público e depois foram para as telas de cinemas. Os primeiros filmes são até simpáticos, bem feitos, contaram com o ótimo Jim Henson - o mesmo criador dos Muppets. Aqui temos uma tentativa de levantar a velha franquia para o público dos dias atuais. Será que as crianças de hoje ainda conhecem as tartarugas boas de briga? Eis uma boa questão para ser respondida. Para os amantes da beleza feminina o filme traz de brinde a bela Megan Fox. Ela inclusive tem muito mais chance de "atuar" do que em Transformers - outro pipocão juvenil que a tornou conhecida. O design das tartarugas com nomes de pintores famosos está bem mais realista, com detalhes saltando aos olhos. Também redesenharam os personagens de forma muito mais atlética (diria até bombados), altos e com caras de maus. Tecnicamente é de fato tudo muito bem feito, pena que o roteiro seja tão sem novidades. Segue o estilo padrão dos chamados filmes de origens, onde tem que se explicar tudo de novo de onde as tartarugas surgiram, quem são seus inimigos e por aí vai. Esse aliás é um problema recorrente em tentar reviver antigas franquias pois a sensação é de se estar assistindo ao mesmo filme novamente.

Pablo Aluísio.

Saigon - Império da Violência

Título no Brasil: Saigon - Império da Violência
Título Original: Off Limits
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Christopher Crowe
Roteiro: Christopher Crowe, Jack Thibeau
Elenco: Willem Dafoe, Gregory Hines, Fred Ward

Sinopse:
Dois investigadores do exército americano começam a caçar um psicopata, serial killer de prostitutas vietnamitas em plena guerra do Vietnã! O que começa como uma investigação sem maiores desdobramentos logo se revela bem mais complexa do que se imaginava. Enredo baseado em fatos reais.

Comentários:
Na época de lançamento desse filme muitos reclamaram do absurdo moralismo do roteiro. Explica-se. Como justificar tanto empenho por parte de dois militares americanos em encontrar um serial killer americano que matava mulheres vietnamitas enquanto as próprias tropas americanas faziam picadinho dos inimigos nas selvas do Vietnã? Era ou não uma contradição absurda? Há uma certa dose de ironia na situação mas não acho que deponha contra o filme em si, já que eram duas situações diversas, embora na prática saibamos que nada é tão diferente assim. Em termos gerais é um bom filme policial (sim, policial, já que embora se passa na guerra se trata mesmo de uma investigação de natureza policial de fato). No final das contas quem segura as pontas e leva o filme literalmente nas costas é o talento maravilhoso do sempre subestimado Willem Dafoe que aqui interpreta o personagem Buck McGriff! Ele, assim como seu papel na trama, entrou de corpo e alma na produção. Grande atuação que merece ser redescoberta. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

No Olho do Tornado

Título no Brasil: No Olho do Tornado
Título Original: Into the Storm
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Steven Quale
Roteiro: John Swetnam
Elenco: Richard Armitage, Sarah Wayne Callies, Matt Walsh

Sinopse:
Numa pacata cidade do meio oeste americano um grupo de moradores acaba tendo que enfrentar o maior tornado da história, um encontro muito raro de tornados menores que se unem em uma tempestade de proporções gigantescas com consequências e efeitos totalmente imprevisíveis. Filme vencedor do prêmio Golden Trailer Awards na categoria Melhor Edição de Som.

Comentários:
"Into the Storm" é aquele tipo de produção que só existe mesmo para desfilar na tela o que há de melhor em termos de efeitos digitais. Os personagens são todos rasos, sem complexidade, e o enredo é mero pretexto para preparar o público para o que está por vir - o maior tornado da história, capaz de levantar vários Boeings do chão ao mesmo tempo. Como linguagem cinematográfica o filme é parcialmente rodado no estilo mockumentary, ou seja, o espectador é levado a crer que está assistindo a filmagens amadoras, feitas por pessoas que acabaram cruzando por acaso  com o terrível tornado gigantesco. Com apenas 70 minutos de duração e ação desenfreada, o filme é um típico representante do cinema chiclete dos dias atuais, uma produção ideal para ser exibida em salas comerciais de shopping centers pelo mundo afora. Roteiro fácil de seguir, elenco desconhecido, mas toneladas de efeitos especiais de última geração. O curioso é que no final de tudo você fica com a sensação de ter visto um enorme pastel de vento, mas que não consegue lhe deixar zangado ou aborrecido por ter perdido seu tempo. Vai entender uma coisa dessas...

Pablo Aluísio.

Curtindo a Liberdade

Título no Brasil: Curtindo a Liberdade
Título Original: Chasing Liberty
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros.
Direção: Andy Cadiff 
Roteiro: Derek Guiley, David Schneiderman
Elenco: Mandy Moore, Matthew Goode, Mark Harmon

Sinopse:
Tudo o que sonha Anna Foster (Mandy Moore) é ter uma vida normal. Como filha do presidente dos Estados Unidos porém isso é muito complicado. Cercada de segurança 24 horas por dia ela decide fugir ao lado de Ben Calder. O que ela não imagina é que ele é na verdade um agente secreto disfarçado para manter sua integridade física. Na viagem ela se apaixona por ele, sem saber seu grande segredo.

Comentários:
Bobeirinha romântica para o público teen (adolescente). No geral nada de muito significativo a não ser o carisma da estrelinha Mandy Moore de "Um Amor Para Recordar", "Era Tudo Que Eu Queria" e "Meu Novo Amor", todas fitinhas que seguem o mesmo caminho dessa aqui. Em termos de elenco o único nome que destacaria, fora ela, seria o ator Mark Harmon, que também começou a carreira em comédias bobinhas dos anos 80 como a inesquecível bobagem repetida mil vezes na Sessão da Tarde "Curso de Férias" (ou "Curso de Verão"), onde interpretava aquele professor de educação física chamado Freddy Shoop que tinha que lidar com um grupo de alunos completamente ineptos durante as férias. Então é isso, "Chasing Liberty" é um filminho para ver numa tarde entediada de sábado e depois esquecer completamente de sua existência - como aliás convém a esse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sob Fogo Cerrado

Título no Brasil: Sob Fogo Cerrado
Título Original: Under Fire
Ano de Produção: 1983
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Roger Spottiswoode
Roteiro: Clayton Frohman
Elenco: Nick Nolte, Ed Harris, Gene Hackman

Sinopse:
Três jornalistas americanos acabam se envolvendo em um perigoso jogo de vida e morte durante os últimos dias do corrupto regime de Anastasio Somoza, em uma Nicarágua prestes a passar por uma violenta revolução socialista no ano de 1979. Filme baseado em fatos históricos reais. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora (Jerry Goldsmith). Indicado também ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman) e Melhor Trilha Sonora.

Comentários:
Dentro da vasta e importante filmografia do ator Gene Hackman esse é sem dúvida uma participação menor. O curioso é que ele acabou aceitando um mero papel coadjuvante em uma fase particularmente bem sucedida de sua carreira. O filme soa apenas ok ao ser revisto hoje em dia. Apesar de se passar em um período politicamente muito conturbado, quando o poder na Nicarágua caiu em mãos de um regime mais radical, o filme prefere investir mais na consciência pessoal do personagem de Russel Price interpretado por Nick Nolte. Ele é um profissional, um jornalista que acaba registrando tudo o que acontece ao seu redor, mas sem tomar partido entre rebeldes e governo. Aos poucos porém ele começa a presenciar a brutalidade do conflito, entendendo finalmente que naquele momento histórico em especial não havia um lado certo ou errado, pois se inicialmente tinha simpatizado com a causa rebelde e revolucionária, logo entende que ambos os lados na verdade se apóiam em pura violência e terror. No final das contas "Under Fire" se sobressai por ter um bom roteiro, amparado por um elenco acima de média.

Pablo Aluísio.

Muito Mais Que um Crime

Título no Brasil: Muito Mais Que um Crime
Título Original: Music Box
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Carolco Pictures
Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Joe Eszterhas
Elenco: Jessica Lange, Armin Mueller-Stahl, Frederic Forrest

Sinopse:
Jovem e brilhante advogada (Jessica Lange) se sente ultrajada quando seu velho pai, um imigrante húngaro nos Estados Unidos, é acusado de terríveis crimes de guerra ocorridos em seu país natal, durante a Segunda Guerra Mundial. Convencida de que ele é um inocente, parte para sua defesa no tribunal, mas para seu espanto completo começa a perceber que todos os crimes que recaem sobre o passado de seu querido pai podem ser verdadeiros. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Atriz (Jessica Lange). Também indicado na mesma categoria ao Globo de Ouro. Vencedor do Urso de Ouro no Berlin International Film Festival.

Comentários:
Um dos mais brilhantes trabalhos do genial cineasta grego Costa-Gavras. Aqui ele disseca psicologicamente todos os seus personagens, mostrando com um talento extremo como todas as pessoas podem ser complexas do ponto de vista psicológico. Sua personagem principal, a advogada interpretada por Jessica Lange, acaba conhecendo em camadas uma faceta de seu pai que jamais pensaria existir. Costa-Gavras assim manipula a visão simplista que muitos cultivam da realidade, mostrando que sob uma fachada de aparente normalidade pode se esconder uma coleção de terríveis segredos e crimes do passado. Por sua percepção única da personalidade intrínseca de cada ser humano o diretor acabou sendo premiado no Festival de Berlim, um prêmio aliás completamente merecido pois sua técnica de revelação em sombras que vai se desenvolvendo no decorrer do filme é algo realmente sublime, de extremo bom gosto e talento. Uma dissecação como poucas vezes vista da alma humana em celulóide. Obra Prima do cinema, sem favor algum.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Elvis

Elvis Presley (Jonathan Rhys Meyers) é um jovem caminhoneiro do interior dos EUA que resolve gravar um pequeno acetato em uma minúscula gravadora de sua cidade. A gravação amadora acaba despertando o interesse de Sam Phillips (Tim Guinee) que resolve contratar o rapaz profissionalmente. Após se apresentar com grande sucesso em shows ele acaba caindo nas garras de um empresário astuto e de uma grande gravadora multinacional que resolve investir no talento do novo cantor. "Elvis" é uma minissérie produzida pelo canal CBS contando a história daquele que provavelmente foi o maior ídolo musical da história americana. Tanto já foi escrito sobre Elvis que qualquer novo produto é recebido com olhos de lince. Esse aqui não escapou nem da mira dos especialistas no assunto e nem de uma consíderável parcela de fãs que não gostaram do resultado final. Também não ajudou em nada algumas declarações infelizes ditas pelo protagonista Jonathan Rhys Meyers sobre Elvis. Falou bobagem e mexeu em um vespeiro.

A despeito de tudo isso porém "Elvis" não é tão mal. Claro que há omissões, falhas, erros históricos e tudo mais. Além disso é incompleto pois o roteiro só enfoca até o famoso programa de Presley na NBC. Nada é mostrado de seus anos finais, de sua volta em Las Vegas e de tudo o que aconteceu na década de 1970 (algo imperdoável para muitos fãs - ainda mais hoje em dia já que essa parece ser a década preferida de considerável parcela do fã clube atual do astro). A caracterização de Jonathan Rhys Meyers tem altos e baixos. Em certos momentos ele se sai bem para em outros cair na mais ridícula caricatura. Alguns personagens importantes não ganharam o devido destaque, assim como pessoas secundárias em sua vida receberam tratamento além do razoável. A verdade pura e simples é que essa série recebeu apoio especial da empresa que controla os direitos de Elvis hoje em dia e isso significa que muita coisa foi manipulada em termos de script e argumento. No fritar dos ovos vale como curiosidade apenas, principalmente para quem é mais envolvido com a música, a história e os produtos ligados ao Elvis real. Não foi dessa vez que o Rei do Rock ganhou sua biografia definitiva nas telas. Vamos aguardar que um dia isso aconteça.

Elvis (Elvis, Estados Unidos, 2005) Direção: James Steven Sadwith / Roteiro: Patrick Sheane Duncan / Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Randy Quaid, Rose McGowan, Tim Guinee, Antonia Bernath, Robert Patrick, Camryn Manheim / Sinopse: "Elvis" conta a história do famoso cantor norte-americano que revolucionou a música mundial na década de 1950. Considerado o Rei do Rock foi figura de ponta no surgimento da mais popular gênero musical do século XX.

Pablo Aluísio.