segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Elvis

Elvis Presley (Jonathan Rhys Meyers) é um jovem caminhoneiro do interior dos EUA que resolve gravar um pequeno acetato em uma minúscula gravadora de sua cidade. A gravação amadora acaba despertando o interesse de Sam Phillips (Tim Guinee) que resolve contratar o rapaz profissionalmente. Após se apresentar com grande sucesso em shows ele acaba caindo nas garras de um empresário astuto e de uma grande gravadora multinacional que resolve investir no talento do novo cantor. "Elvis" é uma minissérie produzida pelo canal CBS contando a história daquele que provavelmente foi o maior ídolo musical da história americana. Tanto já foi escrito sobre Elvis que qualquer novo produto é recebido com olhos de lince. Esse aqui não escapou nem da mira dos especialistas no assunto e nem de uma consíderável parcela de fãs que não gostaram do resultado final. Também não ajudou em nada algumas declarações infelizes ditas pelo protagonista Jonathan Rhys Meyers sobre Elvis. Falou bobagem e mexeu em um vespeiro.

A despeito de tudo isso porém "Elvis" não é tão mal. Claro que há omissões, falhas, erros históricos e tudo mais. Além disso é incompleto pois o roteiro só enfoca até o famoso programa de Presley na NBC. Nada é mostrado de seus anos finais, de sua volta em Las Vegas e de tudo o que aconteceu na década de 1970 (algo imperdoável para muitos fãs - ainda mais hoje em dia já que essa parece ser a década preferida de considerável parcela do fã clube atual do astro). A caracterização de Jonathan Rhys Meyers tem altos e baixos. Em certos momentos ele se sai bem para em outros cair na mais ridícula caricatura. Alguns personagens importantes não ganharam o devido destaque, assim como pessoas secundárias em sua vida receberam tratamento além do razoável. A verdade pura e simples é que essa série recebeu apoio especial da empresa que controla os direitos de Elvis hoje em dia e isso significa que muita coisa foi manipulada em termos de script e argumento. No fritar dos ovos vale como curiosidade apenas, principalmente para quem é mais envolvido com a música, a história e os produtos ligados ao Elvis real. Não foi dessa vez que o Rei do Rock ganhou sua biografia definitiva nas telas. Vamos aguardar que um dia isso aconteça.

Elvis (Elvis, Estados Unidos, 2005) Direção: James Steven Sadwith / Roteiro: Patrick Sheane Duncan / Elenco: Jonathan Rhys Meyers, Randy Quaid, Rose McGowan, Tim Guinee, Antonia Bernath, Robert Patrick, Camryn Manheim / Sinopse: "Elvis" conta a história do famoso cantor norte-americano que revolucionou a música mundial na década de 1950. Considerado o Rei do Rock foi figura de ponta no surgimento da mais popular gênero musical do século XX.

Pablo Aluísio.

Um comentário: